in

Tendência para primavera/verão em SC.

TENDÊNCIA DO CLIMA PARA A PRIMAVERA/VERÃO EM SC.

ESTAMOS COM CONDIÇÕES FAVORÁVEIS AO RETORNO A LA-NINA, QUE PODERÁ SE ESTABELECER DE VEZ NO TRIMESTRE OUTUBRO/NOVEMBRO/DEZEMBRO DE 2011 EM DIANTE NO PACÍFICO EQUATORIAL, COM TENDÊNCIA A PREDOMINAR POR TODO O ANO DE 2012, OU PELO MENOS, PRIMEIRO SEMESTRE. AS PROJEÇÕES TAMBÉM INDICAM UM PREDOMÍNIO MAIOR DE ÁGUAS MAIS FRIAS NO LITORAL DA REGIÃO SUL DO BRASIL NA PRIMAVERA/VERÃO, COM OSCILAÇÃO MAIOR NESTE PERÍODO.  

O INVERNO, CLIMÁTICO, QUE COMEÇOU MAIS CEDO, ESTÁ TERMINANDO MAIS TARDE, JÁ AVANÇANDO DENTRO DA PRIMAVERA CLIMÁTICA (PERÍODO DE SETEMBRO A COMEÇO DE NOVEMBRO NA MAIOR PARTE DE SC) COM FRIO TARDIO E FORTE E MUITA CHUVA. ESTA PRIMEIRA METADE DA PRIMAVERA, SETEMBRO/PRIMEIRA QUINZENA DE OUTUBRO, AINDA TERÁ O PREDOMÍNIO MAIOR DO CLIMA BEM AMENO A FRIO E ALGUNS INTERVALOS CURTOS DE CALOR MAIS ACENTUADO. MANTÉM O RISCO DE ENTRAR 1 OU 2 ONDAS DE FRIO, MAIS FORTE QUE O HABITUAL, PARA ESTA ÉPOCA, COM RISCO DE GEADA COM POTENCIAL DE DANOS ATÉ A PRIMEIRA METADE DE OUTUBRO, NAS ÁREAS ACIMA DOS 500/700 m EM SETEMBRO E ACIMA DOS 1000 m EM OUTUBRO. NA SEGUNDA PARTE, SEGUNDA QUINZENA DE OUTUBRO E NOVEMBRO, AINDA TERÁ RISCO DE ENTRADAS DE FRIO MAIS ACENTUADO QUE O NORMAL E ALGUNS PERÍODOS DE CALOR MAIS INTENSO E PROLONGADO, A CHANCE DE GEADA DANOSA AINDA ESTARÁ PRESENTE NAS ÁREAS ACIMA DOS 900/1000 m. ASSIM COMO O INVERNO ENTROU NA PRIMAVERA CLIMÁTICA, ESTA PODERÁ ENTRAR NO VERÃO CLIMÁTICO (QUE NORMALMENTE É DE MEADOS DE NOVEMBRO A COMEÇO DE ABRIL NA MAIOR PARTE DE SC) QUE TENDERÁ A COMEÇAR MAIS TARDE, DECORRER DE DEZEMBRO. O VERÃO TENDERÁ A SER MAIS CURTO, JÁ QUE O OUTONO CLIMÁTICO PODERÁ ENTRAR EM MEADOS DE MARÇO. O VERÃO SERÁ MARCADO POR PERÍODOS MAIORES DE DIAS NÃO TÃO QUENTES E ATÉ ALGUNS PERÍODOS CURTOS DE FRIO MAIS ACENTUADO QUE O NORMAL ONDE ATÉ PODEREMOS TER O REGISTRO DE GEADA ISOLADA EM LOCAIS ACIMA DOS 1300 m, BAIXADAS, MAIS EM DEZEMBRO E MARÇO E NOITES BEM MAIS AGRADÁVEIS NO LITORAL E MÉDIO E BAIXO VALE DO RIO ITAJAÍ, ONDE NORMALMENTE É MUITO ABAFADO. NO GERAL A TENDÊNCIA É DE UM VERÃO MAIS CURTO QUE O NORMAL E COM BOA CHANCE DE 1 A 3 PERÍODOS DE VÁRIOS DIAS (MAIS DE 5/8) SEGUIDOS DE FORTE CALOR, MAIS EM JANEIRO/FEVEREIRO.

 A CHUVA CONTINUARÁ FREQUENTE EM SETEMBRO, OUTUBRO E COMEÇARÁ A AUMENTAR OS DIAS SEM CHUVA EM NOVEMBRO OU DEZEMBRO EM DIANTE, PODENDO DAR SINAIS DE RISCO DE ESTIAGEM AO LONGO DO VERÃO. NA PRIMAVERA, NO GERAL A TENDÊNCIA É DE CHUVA DE NORMAL A ACIMA, MAS O FATOR MARCANTE SERÁ O ALTO RISCO DE EVENTOS EXTREMOS DE CHUVA, TEMPORAIS, GRANIZADAS E VENTANIAS MAIS FORTES QUE O HABITUAL, TRAZENDO TRANSTORNOS E MUITOS PREJUÍZOS AO ESTADO. EM SETEMBRO E OUTUBRO PERSISTE O RISCO ALTO DE ALAGAMENTOS, DESLIZAMENTOS E ENCHENTE. EM NOVEMBRO E DEZEMBRO REDUZ ESTAS CONDIÇÕES, FICANDO MAIS O RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS (GRANIZO E VENTANIA).

AS CULTURAS DE INVERNO (FRUTEIRAS, CEREAIS DE INVERNO, ESPECIALMENTE O TRIGO, E CULTIVOS ANUAIS COMO ALHO) PODERÃO TER PREJUÍZO COM O FRIO TARDIO E A PRIMAVERA CHUVOSA E FRIA ( TANTO NA POLINIZAÇÃO /MAÇÃ, COMO NA OCORRÊNCIA DE GEADA NAS ÁREAS ACIMA DOS 500/700 m EM SETEMBRO E ACIMA DOS 900/1000 m EM OUTUBRO). O TRIGO PODERÁ SOFRER COM RISCO DE GEADA E CHUVA EXCESSIVA/DOENÇAS, ASSIM COMO O ALHO TAMBÉM PODERÁ TER PROBLEMAS COM FRIO FORA DE ÉPOCA (INDUZ O PERFILHAMENTO E PREJUDICA A QUALIDADE DO BULBO). TAMBÉM IRÁ PREJUDICAR O PLANTIO E DESENVOLVIMENTO INICIAL DA SAFRA DE VERÃO (MILHO, SOJA, FEIJÃO, ARROZ) DEVIDO AO SOLO FRIO, BAIXA TEMPERATURA EM PARTE DO PERÍODO (SETEMBRO/OUTUBRO), MUITA UMIDADE NO SOLO, POUCO SOL E RISCO DE GEADA TARDIA. EM NOVEMBRO COMEÇA A MELHORAR A SITUAÇÃO E NAS ÁREAS MAIS TARDIAS DE PLANTIO DO TRIGO PODERÁ TER CONDIÇÕES BEM MELHORES PARA COLHEITA EM FINS DE NOVEMBRO/DEZEMBRO. JÁ AS CULTURAS DE VERÃO PODERÃO TER ALGUM RISCO DE SOFRER COM POSSÍVEIS PERÍODOS DE POUCA CHUVA NO DECORRER DO VERÃO OU DEVIDO A CHUVA IRREGULAR.

EM RELAÇÃO ÀS VENDAS DE ARTIGOS DE PRIMAVERA/VERÃO, O CLIMA NÃO ESTARÁ MUITO FAVORÁVEL ATÉ MEADOS DE NOVEMBRO, POIS O FRIO IRÁ AVANÇAR PELA PRIMAVERA E ESTA NO VERÃO, ATRASANDO AS COMPRAS DE ARTIGOS DE VERÃO, MELHORANDO BEM DE FINS DE NOVEMBRO EM DIANTE. SERÁ ÓTIMO PARA OS ARTIGOS DE MEIA ESTAÇÃO, ESPECIALMENTE NAS ÁREAS FRIAS DE SC. MESMO EM DEZEMBRO PODEREMOS TER ALGUNS PERÍODOS CURTOS DE FRIO MAIS FORTE QUE O HABITUAL. ALÉM DA TRADICIONAL FALTA DE DINHEIRO. NO TURÍSMO A SERRA PODE SER BENEFICIADA COM MAIOR OCUPAÇÃO (HOTEIS E POUSADAS) NOS FINS DE SEMANA PARA CURTIR O FRIO DA SERRA NAS ONDAS DE FRIO TARDIAS, ESPECIALMENTE NA OCORRÊNCIA DA GEADA NOS CAMPOS. NO LITORAL ESTÁ INDICANDO UMA BOA TEMPORADA.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Comments

Leave a Reply
  1. Coutinho, sei que é cedo para uma resposta, digamos concreta, mas pelo seu vasto conhecimento, experiência e sabedoria do clima catarinense, dá pra adiantar se a tendência para o ano de 2012 em relação ao frio e as chuvas será parecido ou igual ao de 2011?

  2. Segundo um estudo publicado pelo professor Osmar Pinto Junior (Impe), as tempestades se concentram em períodos de La Nina com o Atlântico aquecido no sudeste do Brasil. Coutinho esse estudo se aplicaria tb aqui no Sul do Brasil?
    Abraço, parabéns.
    Fabrício Espíndola.
    Brusque-SC

  3. Olá….nas suas previsões para primavera/verão menciona-se….estaremos sob efeito da La-Niña ou poderá voltar El-Niño. Poderia, por favor, explicar o que cada um deles causa? Obrigada!

    • JULIANA, AGORA RETORNA A LA-NINA, MAIS PARA CHUVA BEM IRREGULAR (AS VEZES ATÉ BEM FORTE E POUCOS DIAS) E PERÍODOS DE ESTIAGEM COM ENTRAS DE FRIO. EL-NINO É CHUVA MAIS FREQUENTE.

  4. Bom dia Coutinho,

    Sou morador de Blumenau, e estou preocupado pela quantidade de chuva que já recebemos e estamos somente na metade de setenbro.

    Pelo que entendi, teremos ainda 1 mes e meio de apreensão correto? Pois a tendencia é que a chuva continue e assim poderá haver mais enchente.

    Observo que o Rio leva um certo tempo para baixar, e conforme vamos tendo 2 ou 3 dias de chuva contra 1 dia sem chuva o rio não dá conta de baixar o suficiente e quando a chuva chega mais intensa o rio já tem um nivel acima do normal que contribui para a cheia. Pois a 2 semanas o rio chegou a 8m aqui em Blumenau e na semana seguinte tivemos a enchente.

    Obrigado,

  5. Coutinho moro em Blumenau, no bairro Fortaleza que foi muito atingido com a enchente. Tenho comércio e estou organizando para voltar a trabalhar, mas tenho medo de por tudo no lugar neste momento, porque dizem que vem outra logo. É verdade?

  6. Bom dia,
    Estou indo com minha familia e um grupo de amigos para Piratuba no proximo dia 22/09 e gostaria se vai chover naquela região e aqui na região de Brusque e Guabiruba, Parabens pelo seu trabalho .

  7. coutinho aqui na regiao sul onde moro em ararangua tivemos bastante problemas com o eventos extremos de mal tempo. Esses meses teremos muitos eventos climaticos extremos? devemos ficar preocupados com a situacao???

  8. Bom dia Coutinho!!!

    Moro em rio do sul , e estamos com medo de voltar para ksa , pois ha boatos que teremos outra enchente em meados de outubro e novembro..a minha ksa é de dois pisos , mais mesmo assim chegou agua aki em cima . Voce poderia me informar se realmente teremos outra enchente grande destas???
    Estou com muito medo eu e minha familia.

    Desde ja grato..osmar

  9. Bom dia coutinho,
    gostaria de saber a previsão do tempo para Piratuba para este final de semana, estamos indo com um grupo de amigos na quinta-feira dia 22/09.
    Admiro muito o seu trabalho e confio na previsão que voce faz, Parabens!!!!!

    Obrigado,

  10. Acompanho sua previsão pela Vang Xaxin. Tenho visto algo luminoso passar próximo ao sol neste dia 28/09, às 14:50. Forma esférica, tamanho de uma bola de futbol, direção N a O, velocidade metade de um jato. Ao se distanciar tomou fora de uma estrela. Éra um satélite? Ou?????? Um abraço e parabéns pelo teu trabalho.

  11. Coutinho, percebo que tens um alto índice de acerto nas previsões feitas aqui para Florianópolis. Gosto do calor mas prefiro dias frios, são mais confortáveis. Dessa forma, poderia dizer se o verão 2011/2012 terá a mesma quantidade de dias abafados que o verão 2010/2011? Li na aba Imprensa que o verão será mais curto, mas qual vai ser a intensidade do calor? É possível prever?

  12. TSM – NOAA TSM – NOAA LA NIÑA. a atualização de 02 de outubro da simulação do NCEP-NOAA mantém o declínio da temperatura para os próximos meses, com ápice entre dezembro e de 2011 e fevereiro de 2012. O desvio varia entre -1°C e -1,5°C, configurando um fenômeno La Niña intenso. . Este repique do fenômeno La Niña nos remete ao biênio 2008-2009. Naquela época, depois de um fenômeno La Niña intenso, o meio do ano de 2008 mostrou-se neutro, porém entre o fim de 2008 e 2009, a temperatura da água do Pacífico voltou a cair. A diferença é que este novo La Niña promete ser mais intenso que o de 2008-2009.

    • RAFAEL, ESTAMOS TENDO LA-NINA COM MUITA FREQUÊNCIA NOS ÚLTIMOS ANOS, BEM AO CONTRÁRIO QUE PREGAVA O FILME”MENTIRA INCONVENIENTE” DO AL GORE…..

  13. COUTINHO BOM DIA

    ESTOU INDO PARA SÃO FRANCISCO DO SUL E FLORIANOPOLIS, SERÁ QUE CONSIGO PEGAR UMA PRAIA
    OU VAI TER CHUVA E FRIO?

    VOU ESTAR AI DO DIA 20 AO 26 DE OUTUBRO2011

  14. Registro em 17/10/2011 – variação em relação a semana anterior

    Niño 4 -0.5º – (+0,2ºC)
    Niño 3.4 -0.8º – (+0,1ºC)
    Niño 3 -0.8ºC – (+0,0ºC)
    Niño 1+2 -1.2º – (-0,2ºC) Águas bem frias junto a Costa da América do Sul…

    Niño 1+2 com as maiores anomalidas da região!!! E agora, será que vai afetar a chuva no RS

  15. Grande resfriamento em Nino 1+2 nesta semana. Impactos no nosso clima de maneira imediata ou mais a frente? No geral acho que colabora para o andar da caruagem como está…

    La Nina bem configurada e com chances de atingir patamar moderado no próximo informe numérico.

  16. No Nordeste o verão tem um significado diferente. Normalmente só na Bahia, no Maranhão e no Piauí chove de forma
    regular em janeiro. Os outros estados ainda têm características secas em janeiro. Mas para janeiro de 2012 há previsão de
    mais chuva que o normal, e os volumes podem ser significativos até nas áreas se sertão. O responsável por esta chuva é a La
    Niña. Em fevereiro ainda chove bem, mas em março o tempo volta a secar em todas as áreas.

  17. La Niña volta a se configurar sobre o Pacífico Equatorial. Os modelos climáticos continuam indicando condições de resfriamento das águas do Pacífico Equatorial pelo menos até o início de 2012. Essa tendência vem sendo notada nas condições oceânicas do Pacífico Equatorial dos dois últimos meses, em associação ao retorno do fenômeno La Niña. Este fenômeno deverá entrar em sua fase madura durante o verão 2011/2012, afetando, principalmente, a distribuição espacial das chuvas nos setores norte e sudeste da América do Sul, que inclui parte da Região Sul do Brasil.

  18. TSM – NOAA LA NIÑA INFLUENCIA PRIMAVERA DE 2011 E VERÃO E OUTONO DE 2012: os efeitos deste fenômeno começaram a ser percebidos apenas neste momento, em meados da primavera. No momento (registro feito na última semana de outubro), a temperatura está -1°C abaixo do normal, com tendência de rápido declínio ao longo do trimestre novembro-dezembro-janeiro. Estima-se que entre o fim da primavera e início do verão, o desvio alcance -1,5°C, sendo muito semelhante ao último, ocorrido na primavera verão 10-11. A previsão indica influência deste fenômeno La Niña até pelo menos o trimestre março-abril-maio. Depois disso, algumas simulações indicam elevação da temperatura e posterior novo declínio. coutinho, que dizer que a grandes chançe de um el nino?

  19. as chuvas em maceió, serao irregular no mes de fevereiro, como vc mesmo disse, mais chove mais do que o normal, ou chove menos? e janeiro quando as chuvas ou pancadas chega na segunda quizena do mes o antes?

  20. estao dizendo que o fenomeno la nina vai se intensifica ao longo do primeiro trimestre. e disse que e um desenvolvimento de um novo episódio de La Niña ao longo da estação. e verdade mesmo outra la nina?

  21. oi tudo bem gostaria de saber a previsão para inicio de fevereiro em santos, do dia 01 até dia 10 será que vai ter dias bons sem chuva.

    aguardo o quanto antes a resposta obrigada

  22. oi, gostaria de saber se você já tem uma previsão outono/inverno, será rigorozo igual 2011 ou mais ameno? porque trabalho com produção de roupas de lã.

    obrigado

  23. Boa Tarde!!
    Coutinho,
    Gostaria se possível de uma prévia para os meses(abril/maio/junho/julho.
    Vais esfriar muito?
    Quando?
    Abraços!!
    Rogério

  24. Ola Coutinho, existem possibilidades de uma nova enchente para Rio do Sul e região no próximo semestre?
    Pois é o q se comenta pela cidade…
    Grata.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comments

0 comments

Previsão do tempo para terça, quarta e quinta-feira, dias 06,07 e 08/09/2011

Previsão do tempo para quarta, quinta e sexta-feira, dias 07,08 e 09/09/2011