in

Primavera 2012/SC.

17:13:38  23-09-2012

CLIMA PARA A PRIMAVERA 2012 EM SC.

O INVERNO FICOU DENTRO DA VARIAÇÃO NORMAL DE MAIO A JULHO, SENDO MAIS FRIO EM JUNHO E JULHO, JÁ O MÊS DE AGOSTO FOI MUITO QUENTE, FICOU ENTRE OS cinco MAIS QUENTES NA MAIORIA DAS CIDADES DAS ÚLTIMAS DÉCADAS. EM RELAÇÃO À CHUVA FOI UM INVERNO MAIS PARA SECO, SÓ JULHO É QUE CHOVEU ACIMA DA MÉDIA OU NA MÉDIA EM SC.  A MENOR TEMPERATURA CONTINUA FOI  NO DIA 8 DE JUNHO COM -9,2°C EM BOM JARDIM DA SERRA/EPAGRI.

EM SC JÁ FORAM MUITOS DIAS COM MÍNIMAS NEGATIVAS NA REGIÃO DE S.JOAQUIM DE JANEIRO ATÉ O DIA 23 DE SETEMBRO, SENDO quatro DIAS COM  MÍNIMAS NEGATIVAS FORA DO INVERNO (MAIO A SETEMBRO), EM MARÇO E ABRIL. AS DUAS CIDADES COM MAIOR NÚMERO DE DIAS COM MÍNIMAS NEGATIVAS FORAM; URUPEMA/EPAGRI (29 DIAS) E BOM JARDIM DA SERRA (23 DIAS) E APENAS sete DIAS NO INMET/S.JOAQUIM, FICA NO TOPO, NA CLIMATERRA FORAM 14 DIAS (FICA NUMA ENCOSTA DENTRO DE UMA GRANDE BAIXADA, COMO PARTE DA CIDADE) ATÉ O DIA 23 DE SETEMBRO.

EM TERMOS DE GEADA, REGIÃO DE S.JOAQUIM/URUPEMA/BOM JARDIM JÁ FORAM REGISTRADOS 82 DIAS COM GEADA ATÉ O DIA 23 DE SETEMBRO (A MÉDIA DO ANO É 70/80 DIAS NESTA REGIÃO) E APENAS DOIS DIAS COM NEVE, BEM FRACA E ISOLADA, DIAS 7 E 8 DE JULHO. NO GERAL FOI  UM INVERNO COM FRIO TÍPICO ATÉ O COMEÇO DE AGOSTO, DEPOIS ENTROU A PRIMAVERA, CLIMÁTICA, DE MANEIRA BRUSCA, SENDO UM DOS INVERNOS MAIS CURTOS NA SERRA E EM SC, NO GERAL SECO.

PARA AS FRUTEIRAS DE CLIMA TEMPERADO FOI BOM ATÉ O COMEÇO DE AGOSTO, NA REGIÃO DE S.JOAQUIM JÁ ACUMULOU ENTRE 600 A 1000 HORAS DE FRIO ABAIXO DE 7,3°C, VALOR MUITO BOM PARA DORMÊNCIA DA MAÇÃ E OUTRAS FRUTEIRAS DE CLIMA TEMPERADO. COMO AGOSTO FOI QUENTE E COM CLIMA DE PRIMAVERA A BROTAÇÃO ADIANTOU E AGORA, EM  SETEMBRO, JÁ ESTÃO EM PLENO ANDAMENTO, JÁ NÃO HÁ MAIS FRUTAS EM DORMÊNCIA E QUALQUER FRIO FORTE PODERÁ TRAZER PREJUÍZOS.

A PRIMAVERA, 2012, COMEÇOU, CLIMATICAMENTE FALANDO, DE 30 A 40 DIAS MAIS CEDO, MUITO QUENTE, DO FINAL DE SETEMBRO, BOA PARTE DE OUTUBRO TEREMOS PERÍODOS DE FRIO MAIS INTENSO QUE O HABITUAL, O MIOLO DA PRIMAVERA TENDERÁ A SER DE NORMAL A FRIO. EM NOVEMBRO, NORMALMENTE, MARCA A TRANSIÇÃO PARA O VERÃO DA SEGUNDA METADE EM DIANTE, NESTE ANO PODERÁ AVANÇAR UM POUCO DENTRO DO VERÃO CLIMÁTICO (DEZEMBRO A MARÇO). AINDA PODEREMOS TER FRIO SIGNIFICATIVO EM NOVEMBRO E, MENOR RISCO , DEZEMBRO, ESPECIALMENTE NAS ÁREAS ACIMA DOS 800/1000 m, ATÉ COM CHANCE DE GEADA ISOLADA (MAIORESCHANCES ACIMA DOS 1200 m).

 EM TERMOS DE CHUVA, COMEÇOU MUITO SECA E COMEÇARÁ A VOLTAR AO NORMAL OU ATÉ ACIMA, DE MEADOS DE SETEMBRO, OUTUBRO E PODERÁ VOLTAR A FICAR MAIS IRREGULAR ENTRE NOVEMBRO OU DEZEMBRO. O RISCO DE ESTIAGEM COM POTENCIAL DE DANOS (DE MAIS DE DEZ  A QUINZE DIAS SEGUIDOS SEM CHUVA) É PEQUENO, MAIS PARA O VERÃO. ATÉ O FIM DO ANO HÁ CHANCE DE 3 A 6 EVENTOS MODERADO A FORTE DE CHUVA EM SC, EXIGE ATENÇÃO.

NESTE ANO TENDE A TER ALTERNÂNCIA DE PERÍODOS DE FRIO E INTERVALOS DE CALOR MAIS ACENTUADOS, COM O CALOR COMEÇANDO A TER MAIS FORÇA DE NOVEMBRO EM DIANTE, EM OUTURBO PODE TER PICOS BEM CURTOS, 1 A 3 DIAS. O FRIO AINDA PODERÁ SER MODERADO A FORTE EM OUTUBRO E, POSSIVELEMENTE UM MODERADO A FORTE EM NOVEMBRO. MARCAS EXPRESSIVAS DE MÍNIMAS E MÁXIMAS AO LONGO DA ESTAÇÃO PODERÃO SER REGISTRADAS (EXTREMOS MAIS ACENTUADOS NESTE ANO). HÁ ALTO RISCO DE GEADA COM POTENCIAL DE DANOS ENTRE FINS DE SETEMBRO/OUTUBRO E MÉDIOA RISCO EM MEADOS DE NOVEMBRO NAS ÁREAS ACIMA DOS 700/900 m E EM FINS DE NOVEMBRO/DEZEMBRO ACIMA DOS 1200 m.

RISCO MAIOR DE TEMPESTADES MAIS SEVERAS QUE O COSTUME EM VIRTUDE DE MUDANÇAS MAIS BRUSCAS DO TEMPO NESTA PRIMAVERA DE 2012, GRANIZO, VENTANIA E CHUVA FORTE LOCALIZADA, QUE  COMEÇAM A AUMENTAR DE FREQUÊNCIA E INTENSIDADE ( O QUE É NORMAL NA PRIMAVERA), ESPECIALMENTE DE FINS DE SETEMBRO EM DIANTE, MUITA ATENÇÃO NOS BOLETINS DIÁRIOS DA PREVISÃO DO TEMPO.

EM RELAÇÃO ÀS VENDAS DE ARTIGOS DE VERÃO, O TEMPO BEM INDEFINIDO, COM PERÍODOS DE FRIOMAIS FORTE QUE O USUAL, EM OUTUBRO E NOVEMBRO, PODERÁ ATRAPALHAR AS VENDAS DE ARTIGOS DE VERÃO, DEVE MELHORAR BEM DE DEZEMBRO EM DIANTE.

AGRICULTURA

PODEREMOS TER PERÍODOS MAIORES DE FRIO, MAIS SIGNIFICATIVO, ENTRE MEADOS DE SETEMBRO E OUTUBRO QUE O HABITUAL, PODERÁ OCASIONAR UM PERFILHAMENTO /FLORECIMENTO MAIOR EM CULTURAS COMO ALHO/CEBOLA.  RISCO DE ALTO DE GEADA TARDIA COM POTENCIAL DE DANOS  TANTO PARA O FIM DO CÍCLO DAS CULTURAS DE INVERNO, FRUTEIRAS E PLANTIO MAIS PRECOCE DAS CULTURAS DE VERÃO. A CHUVA MAIS FREQUENTE TAMBÉM AUMENTARÁ OS CUSTOS NOS POMARES DE MAÇÃ COM O TRATAMENTO CONTRA AS DOENÇAS FÚNGICAS, MAIS A SARNA, EM OUTUBRO/COMEÇO DE NOVEMBRO.

NO TRIGO A GEADA TARDIA (SETEMBRO E OUTRUBRO NA REGIÃO DE CAMPOS NOVOS/FRAIBURGO) E A FREQUÊNCIA MAIOR DA CHUVA PODERÃO TRAZER PERDAS GRANDES E A  REDUÇÃO DA PRODUTIVIDADE, AUMENTANDO TAMBÉM OS CUSTOS COM TRATAMENTOS PARA DOENÇAS. PORÉM NA COLHEITA HÁ BOA CHANCE DO CLIMA SER MAIS FAVORÁVEL. RECOMENDA-SE ESCALONAR O PLANTIO DO MILHO/SOJA, TAMBÉM COM USO DE VARIEDADES DE CICLOS DIFERENTES PARA EVITAR PERDAS NA FRENTE.

6 Comentários

Leave a Reply
    • INDIARA, EM GERAL NÃO PASSA MUITO DOS 27/30°C, AINDA CORRE O RISCO DE TER ENTRADA DE FRIO. NO GERAL É UMA ÉPOCA BOA, A ÁGUA AINDA ESTÁ MAIS PARA FRIA.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Previsão do tempo para os dias 22,23 e 24 de setembro de 2012

Previsão do tempo para os dias 25 e 26 de setembro de 2012