in

VERÃO 2012/2013

 

18:35:22  30-11-2012

VERÃO 2012/2013 EM SC

 

A PRIMAVERA FOI MAIS SECA QUE O NORMAL EM SC, EM TERMOS DE TEMPERATURA FOI DE NORMAL A QUENTE E COMEÇOU BEM CEDO NESTE ANO, ESTÁ TERMINANDO DENTRO DO NORMAL, FINS DE NOVEMBRO/COMEÇO DE DEZEMBRO.

O VERÃO COMEÇA A DAR SINAIS DE SUA “ENTRADA” DO FINAL DE NOVEMBRO EM DIANTE,QUANDO TEMOS PERÍODOS MAIORES DE CALOR TAMBÉM DE MADRUGADA, COM TENDÊNCIA A ENTRAR DEFINITIVAMENTE NO DECORRER DE DEZEMBRO EM DIANTE. EM SC O VERÃO, CLIMATICAMENTE FALANDO COMEÇA NO DECORRER DA SEGUNDA QUINZENA DE NOVEMBRO NA MAIOR PARTE DO ESTADO E MEADOS DE DEZEMBRO NAS ÁREAS MAIS ALTAS.

ATÉ O MOMENTO A TENDÊNCIA É DE UM VERÃO, NA SOMA DOS 4 MESES, DEZEMBRO A MARÇO, DE NORMAL A QUENTE, UM POUCO MAIS CURTO, MARCADO POR PERÍODOS (VÁRIOS DIAS SEGUIDOS, 5/10 DIAS) DE INTENSO CALOR (MÍNIMAS E MÁXIMAS BEM ELEVADAS,PODENDO CHEGAR BEM PERTO OU TER QUEBRA DE RECORDES DE MÁXIMA ) E  PERÍODOS CURTOS (1/3 DIAS) DE FRIO MAIS FORTE QUE O HABITUAL, ESPECIALMENTE NAS ÁREAS ALTAS COM PEQUENA CHANCE DE GEADA ISOLADA ACIMA DOS 1300 m DURANTE O VERÃO CLIMÁTICO, VERÃO MARCADO POR EXTREMOS, ESPECIALMENTE DE CALOR. TEM RISCO DE FRIO MAIS ACENTUADO NO DECORRER DE MARÇO, MAIS NAS ÁREAS ALTAS.

 A PRECIPITAÇÃO TENDE A FICAR ABAIXO DO NORMAL NA SOMA DOS QUATRO MESES E COM DISTRIBUIÇÃO BEM IRREGULAR, MANTÉM A ESTIAGEM VINDA DA PRIMAVERA DURANTE BOA PARTE DO VERÃO COM POUCOS PERÍODOS DE CHUVA INTENSA.

SINAL DE ALERTA PARA A SAFRA DE VERÃO EM SC (RISCO DE PERDA DE PRODUTIVIDADE OU MESMO PERDAS  SIGNIFICATIVAS EM DIVERSOS PONTOS DO ESTADO). O RISCO DE DANOS GENERALIZADOS NÃO PODE SER DESCARTADO NESTA SAFRA, INCLUSIVE POR CHUVA SIGNIFICATIVA NA HORA ERRADA (COLHEITA).ALÉM DE PICOS EXTREMOS DE CALOR QUE TAMBÉM PODE AFETAR (DANOS) NAS CULTURAS ANUAIS E FRUTAS.

EM 2012 O VOLUME DE CHUVA FICARÁ BEM ABAIXO DA MÉDIA EM MUITAS ÁREAS DE SC, ESPECIALMENTE NO SUL DO ESTADO E JÁ COMEÇA A PREOCUPAR NA PARTE DO ABASTECIMENTO EM DIVERSAS CIDADES. O QUADRO É PREOCUPANTE AO LONGO DO VERÃO, PODENDO PIORAR.

MANTÉM O RISCO ALTO DE TEMPO SEVERO (GRANIZO, VENTANIA E CHUVA FORTE EM PONTOS LOCALIZADOS) EM ALGUNS DIAS DURANTE O DECORRER DO VERÃO, MAIOR QUE O HABITUAL. MONITORAR É A NORMA NESTE PERÍODO.  MUITA ATENÇÃO NOS BOLETINS DIÁRIOS DA PREVISÃO DO TEMPO.

EM RELAÇÃO ÀS VENDAS DE ARTIGOS DE VERÃO, O CLIMA ESTARÁ BEM FAVORÁVEL, ASSIM COMO O TURÍSMO DE VERÃO.

AGRICULTURA

RISCO ALTO DE TER PROBLEMAS GRAVES COM QUEDA DE PRODUTIVIDADE OU MESMO QUEBRA DE SAFRA EM DIVERSAS ÁREAS DO ESTADO, TANTO PELA FALTA DE CHUVA COMO POR EVENTOS DE GRANIZO, FATO QUE JÁ VEM OCORRENDO DESDE NOVEMBRO. ATÉ MESMO A CHUVA NA HORA ERRADA PODERÁ TRAZER ALGUM PROBLEMA NA COLHEITA DA SAFRA DE VERÃO. NA FRUTICULTURA O TAMANHO DAS FRUTAS PODERÁ SER AFETADO PELA FALTA DE CHUVA E CORRE O RISCO DE TER QUEIMADURAS PELO SOL/CALOR, APENAS A UVA PODERÁ TER BENEFÍCIOS COM UM VERÃO MAIS SECO.

3 Comentários

Leave a Reply
  1. Olá Coutinho, farei a festa do aniversário do meu filho no horto florestal de florianópolis no dia 15 de dezembro, já existe uma previsão do tempo para o dia? obrigado…

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Previsão do tempo para os dias 1 e 2 de dezembro de 2012

TENDÊNCIA DO VERÃO 2012/2013 EM SC.