in

Tendência do clima para o fim do verão/outono em SC.

 FIM DO VERÃO 2012/2013 E OUTONO EM SC.

O VERÃO 2012/2013 COMEÇOU MUITO FORTE, TIVEMOS O DEZEMBRO MAIS QUENTE REGISTRADO NA REGIÃO DE S.JOAQUIM (1955/2012) E NA CAPITAL/FLORIANÓPOLIS (1911/2012) E CREIO QUE NA MAIORIA DAS CIDADES DO CENTRO AO LITORAL DE SC FOI O DEZEMBRO MAIS QUENTE OU FICOU ENTRE OS três DEZEMBROS MAIS QUENTES EM MAIS DE 50 ANOS, PELO MENOS.

 QUEBROU O RECORDE DE MÁXIMA ABSOLUTA DE DEZEMBRO (102 ANOS) NA ESTAÇÃO DA CAPITAL (INMET/SÃO JOSÉ) NO DIA 7/12/2012 COM 38,6°C (SEGUNDA MÁXIMA MAIS ALTA JÁ REGISTRADA, PERDENDO APENAS PARA 38,8°C EM FEVEREIRO DE 1973). TAMBÉM QUEBROU O RECORDE DE MÁXIMA EM URUSSANGA COM 42,1°C. NO DIA 26/12/2012, PALHOÇA, REGISTROU 44,3°C (É UMA ESTAÇÃO DAVIS NO CENTRO DA CIDADE), MAIOR TEMPERATURA DESTE VERÃO ATÉ AGORA, ESTAÇÃO PARTICULAR. DIA 25 REGISTROU 43,8°C EM CRICIÚMA/EPAGRI, OUTRAS CIDADES DO ESTADO TAMBÉM TIVERAM VALORES ACIMA DOS 40,0°C, UM DEZEMBRO PARA FICAR NA HISTÓRIA CLIMÁTICA DVIDO AO CALOR.

EM JANEIRO TIVEMOS O OUTRO LADO DA MOEDA, FRIO, CHUVA MAIS CONCENTRADA NO COMEÇO DO MÊS, MAIS ABUNDANTE DO CENTRO AO OESTE E BEM SECO NA SEGUNDA METADE, MAS O QUE CHAMOU A ATENÇÃO FOI A AUSÊNCIA DO CALOR FORTE E CONSTANTE, NA MAIORIA DOS DIAS O CLIMA FOI AMENO A FRIO, ATÉ TIVEMOS DUAS GEADAS, 11 E 12, NA REGIÃO DE URUPEMA/S.JOAQUIM, 2,1°C FOI A MÍNIMA DESTE VERÃO NO DIA 11 EM URUPEMA E A MÁXIMADE JANEIRO FOI DE 38,8°C EM BLUMENAU/FURB DIA 25. NA CAPITAL, NA ESTAÇÃO DO INMET OSCILOU ENTRE 18,1°C A 33,0°C. NA ESTAÇÃO DE S.JOAQUIM FOI O JANEIRO MAIS FRIO DESDE 1982 E O QUARTO MAIS FRIO NA SÉRIE DE 1955/2013, COM MÉDIA DE 16,0°C (-1,2°C DE DESVIO), TAMBÉM FOI UM JANEIRO SECO NA MAIOR PARTE DE SC, AGRAVANDO O QUADRO DA ESTIAGEM.

ESTAMOS TENDO UM VERÃO DE EXTREMOS, NA PRIMEIRA METADE DO VERÃO, DEZEMBRO/JANEIRO, FECHOU UM POUCO ACIMA DA MÉDIA NA TEMPERATURA E CHUVA MUITO IRREGULAR E ABAIXO DA MÉDIA NA MAIORIA DAS ESTAÇÕES. TIVEMOS EVENTOS FORTES DE TEMPORAL COM GRANIZO, VENTANIA, TORNADOS E CHUVA INTENSA LOCALIZADA MAIS FORTE QUE O PADRÃO NORMAL, CONCENTRANDO MAIS EM DEZEMBRO E POUCOS EVENTOS EM JANEIRO, O MAIS FORTE FOI O TORNADO EM SÃO JOSÉ DIA 18 FIM DA TARDE.

A TENDÊNCIA É CONTINUAR COM CHUVA BEM IRREGULAR, OU SEJA, PERÍODOS CURTOS DE ALGUNS DIAS SEGUIDOS COM CHUVA MAIS INTENSA E BONS INTERVALOS COM POUCA A NENHUMA CHUVA, COM TENDÊNCIA A AVANÇAR ASSIM POR TODO O OUTONO (MAIOR PARTE DO ESTADO É ABRIL/MAIO, NA SERRA É ABRIL). A SOMA DA CHUVA NO PRIMEIRO SEMESTRE TENDE A FICAR ABAIXO DA MÉDIA. MANTÉM A CONDIÇÃO MAIS FAVORÁVEL A PERÍODOS DE ESTIAGEM NESTE PRIMEIRO SEMESTRE.

EM 2012 O VOLUME DE CHUVA FOI MAIS BAIXO QUE A MÉDIA CLIMATOLÓGICA E COMO CONTINUA COM TENDÊNCIA A FICAR ABAIXO NESTE PRIMEIRO SEMESTRE DE 2013, O RISCO DE TER PROBLEMAS COM ABASTECIMENTO NAS CIDADES E, PRINCIPALMENTE NA ÁREA RURAL, CONTINUARÁ.

NA TEMPERATURA, NO DECORRER DO VERÃO/OUTONO, TENDE A FICAR DENTRO DO NORMAL A MAIS BAIXA AO LONGO DO PERÍODO, TAMBÉM MARCADO POR EXTREMOS MAIS ACENTUADOS QUE O NORMAL (CALOR/FRIO), PERÍODOS CURTOS DE FORTE CALOR E MAIORES PERÍODOS DE TEMPERATURA MAIS AMENA E ALGUNS INTERVALOS DE FRIO MAIS FORTE QUE O HABITUAL. NO GERAL O VERÃO PODERÁ TERMINAR ENTRE A MÉDIA OU LIGEIRAMENTE ABAIXO E MAIS CEDO.

ENTRE MEADOS DE MARÇO A MEADOS DE ABRIL JÁ TEREMOS RISCO DE UMA OU DUAS ONDAS DE FRIO MAIS INTENSO QUE O NORMAL (MÍNIMAS PRÓXIMAS OU INFERIORES A 0°C) COM AS PRIMEIRAS GEADAS MAIS AMPLAS, ACIMA DOS 700/900 m, ESPECIALMENTE ACIMA DOS 1100 m, E AO LONGO DO OUTONO AS ONDAS DE FRIO PODERÃO SER MAIS ACENTUADAS, INTERCALADO COM PERÍODOS CURTOS, ALGUNS DIAS SEGUIDOS, DE CALOR MAIS ACENTUADO. FINS DE ABRIL/MAIO EM DIANTE AS ONDAS DE FRIO JÁ PODERÃO TRAZER AS GEADAS MAIS AMPLAS PELO ESTADO COM MÍNIMAS NEGATIVAS EM VÁRIOS PONTOS, EM GERAL, ACIMA DOS 700/900 m. EM TERMOS DE NEVE, MAIS NO PLANALTO SUL NAS PARTES MAIS ALTAS, JÁ COMEÇA A TER CHANCE DE MAIO EM DIANTE, QUANDO COMEÇA O INVERNO CLIMÁTICO NA SERRA.

MANTÉM O RISCO ALTO DE TEMPO SEVERO EM ALGUNS DIAS DURANTE O DECORRER DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2013, MAIS INTENSO QUE O HABITUAL. MONITORAR É A NORMA NESTE PERÍODO.  MUITA ATENÇÃO NOS BOLETINS DIÁRIOS DA PREVISÃO DO TEMPO.

EM RELAÇÃO ÀS VENDAS DE ARTIGOS DE INVERNO, O CLIMA ESTARÁ FAVORÁVEL, ASSIM COMO O TURÍSMO DO FRIO DE MEADOS DE ABRIL EM DIANTE.

AGRICULTURA

NO GERAL O CLIMA FAVORECERÁ A COLHEITA DA SAFRA DE VERÃO E PODE ATRAPALHAR O PLANTIO DA SAFRA DE INVERNO E IMPLANTAÇÃO DAS PASTAGENS DE INVERNO. OS POSSÍVEIS INTERVALOS DE ALGUNS DIAS SEGUIDOS DE CHUVA MAIS SIGNIFICATIVA E CONSTANTE PODEM TRAZER DANOS NA HORA DA COLHEITA EM ALGUMAS ÁREAS DE SC. NO GERAL O CLIMA ESTARÁ MAIS FAVORÁVEL PARA COLHEITA. NA FRUTICULTURA O TAMANHO DAS FRUTAS FICOU PREJUDICADO PELA CHUVA IRREGULAR E POUCA, AINDA PODERÁ PREJUDICAR AS VARIEDADES MAIS TARDIAS, TAMBÉM ESTÁ ESTIMULANDO AS ÁRVORES A ENTRAREM EM DORMÊNCIA MAIS CEDO QUE O NORMAL COM RISCO DE TER PROBLEMAS PARA A PRÓXIMA SAFRA. RISCO MAIOR DE TER QUEIMADAS NOS CAMPOS E MATAS NESTE PRIMEIRO SEMESTRE.

UMA DAS POUCAS FRUTEIRAS QUE ESTÃO SENDO BENEFICIADAS POR ESTE VERÃO E OUTONO MAIS SECO SERÃO AS VIDEIRAS, ESPECIALMENTE PARA VINHO.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Comments

Leave a Reply
    • ENIO, NÃO ESPERAVA FRIO TÃO PROLONGADO, ATÉ O DIA 31 DE JANEIRO O VERÃO ESTAVA ACIMA DA MÉDIA, AGORA JÁ DEVE ESTAR UM POUCO ABAIXO DA MÉDIA E A CHUVA TAMBÉM, SENDO BEM IRREGULAR. ESTÁ O OPOSTO DO ANO PASSADO, TEMPERATURA, EM 2011/12, DEZEMBRO E JANEIRO FORAM “FRIOS” E FEVEREIRO FOI QUENTE, NA MÉDIA O VERÃO FICOU NORMAL, UM POUCO ACIMA E ABAIXO DEPENDENDO DO LOCAL, NA SERRA FOI UM POUCO MAIS FRIO E NA CAPITAL UM POUCO MAIS QUENTE. VERÃO= DEZ A MAR.

  1. Coutinho tenho um loja de roupa e confecçoes vc acha que este inverno vai ser igual ao do ano passado ou teremos mais frio esse ano, por que no inverno passado tivemos poucos dias de muito frio.

      • coltinho, queremos trocar a cobertura de casa,mas temos medo de um tempo chuvoso, pois demora uns cinco dias.gostria de saber qual o mes mais seco.
        se poder me responder ,te agadeço,vai me ajudar muito.
        aguardo resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comments

0 comments

Previsão do tempo para os dias 6 e 7 de fevereiro de 2013

Verão/outono de 2013