in

Verão/outono de 2013

FIM DO VERÃO 2012/2013 E OUTONO EM SC.

O VERÃO 2012/2013 COMEÇOU MUITO FORTE, TIVEMOS O DEZEMBRO MAIS QUENTE REGISTRADO NA REGIÃO DE S.JOAQUIM (1955/2012) E NA CAPITAL/FLORIANÓPOLIS (1911/2012) E CREIO QUE NA MAIORIA DAS CIDADES DO CENTRO AO LITORAL DE SC FOI O DEZEMBRO MAIS QUENTE OU FICOU ENTRE OS três DEZEMBROS MAIS QUENTES EM MAIS DE 50 ANOS, PELO MENOS.

 QUEBROU O RECORDE DE MÁXIMA ABSOLUTA DE DEZEMBRO (102 ANOS) NA ESTAÇÃO DA CAPITAL (INMET/SÃO JOSÉ) NO DIA 7/12/2012 COM 38,6°C (SEGUNDA MÁXIMA MAIS ALTA JÁ REGISTRADA, PERDENDO APENAS PARA 38,8°C EM FEVEREIRO DE 1973). TAMBÉM QUEBROU O RECORDE DE MÁXIMA EM URUSSANGA COM 42,1°C. NO DIA 26/12/2012, PALHOÇA, REGISTROU 44,3°C (É UMA ESTAÇÃO DAVIS NO CENTRO DA CIDADE), MAIOR TEMPERATURA DESTE VERÃO ATÉ AGORA, ESTAÇÃO PARTICULAR. DIA 25 REGISTROU 43,8°C EM CRICIÚMA/EPAGRI, OUTRAS CIDADES DO ESTADO TAMBÉM TIVERAM VALORES ACIMA DOS 40,0°C, UM DEZEMBRO PARA FICAR NA HISTÓRIA CLIMÁTICA DVIDO AO CALOR.

EM JANEIRO TIVEMOS O OUTRO LADO DA MOEDA, FRIO, CHUVA MAIS CONCENTRADA NO COMEÇO DO MÊS, MAIS ABUNDANTE DO CENTRO AO OESTE E BEM SECO NA SEGUNDA METADE, MAS O QUE CHAMOU A ATENÇÃO FOI A AUSÊNCIA DO CALOR FORTE E CONSTANTE, NA MAIORIA DOS DIAS O CLIMA FOI AMENO A FRIO, ATÉ TIVEMOS DUAS GEADAS, 11 E 12, NA REGIÃO DE URUPEMA/S.JOAQUIM, 2,1°C FOI A MÍNIMA DESTE VERÃO NO DIA 11 EM URUPEMA E A MÁXIMADE JANEIRO FOI DE 38,8°C EM BLUMENAU/FURB DIA 25. NA CAPITAL, NA ESTAÇÃO DO INMET OSCILOU ENTRE 18,1°C A 33,0°C. NA ESTAÇÃO DE S.JOAQUIM FOI O JANEIRO MAIS FRIO DESDE 1982 E O QUARTO MAIS FRIO NA SÉRIE DE 1955/2013, COM MÉDIA DE 16,0°C (-1,2°C DE DESVIO), TAMBÉM FOI UM JANEIRO SECO NA MAIOR PARTE DE SC, AGRAVANDO O QUADRO DA ESTIAGEM.

ESTAMOS TENDO UM VERÃO DE EXTREMOS, NA PRIMEIRA METADE DO VERÃO, DEZEMBRO/JANEIRO, FECHOU UM POUCO ACIMA DA MÉDIA NA TEMPERATURA E CHUVA MUITO IRREGULAR E ABAIXO DA MÉDIA NA MAIORIA DAS ESTAÇÕES. TIVEMOS EVENTOS FORTES DE TEMPORAL COM GRANIZO, VENTANIA, TORNADOS E CHUVA INTENSA LOCALIZADA MAIS FORTE QUE O PADRÃO NORMAL, CONCENTRANDO MAIS EM DEZEMBRO E POUCOS EVENTOS EM JANEIRO, O MAIS FORTE FOI O TORNADO EM SÃO JOSÉ DIA 18 FIM DA TARDE.

A TENDÊNCIA É CONTINUAR COM CHUVA BEM IRREGULAR, OU SEJA, PERÍODOS CURTOS DE ALGUNS DIAS SEGUIDOS COM CHUVA MAIS INTENSA E BONS INTERVALOS COM POUCA A NENHUMA CHUVA, COM TENDÊNCIA A AVANÇAR ASSIM POR TODO O OUTONO (MAIOR PARTE DO ESTADO É ABRIL/MAIO, NA SERRA É ABRIL). A SOMA DA CHUVA NO PRIMEIRO SEMESTRE TENDE A FICAR ABAIXO DA MÉDIA. MANTÉM A CONDIÇÃO MAIS FAVORÁVEL A PERÍODOS DE ESTIAGEM NESTE PRIMEIRO SEMESTRE.

EM 2012 O VOLUME DE CHUVA FOI MAIS BAIXO QUE A MÉDIA CLIMATOLÓGICA E COMO CONTINUA COM TENDÊNCIA A FICAR ABAIXO NESTE PRIMEIRO SEMESTRE DE 2013, O RISCO DE TER PROBLEMAS COM ABASTECIMENTO NAS CIDADES E, PRINCIPALMENTE NA ÁREA RURAL, CONTINUARÁ.

NA TEMPERATURA, NO DECORRER DO VERÃO/OUTONO, TENDE A FICAR DENTRO DO NORMAL A MAIS BAIXA AO LONGO DO PERÍODO, TAMBÉM MARCADO POR EXTREMOS MAIS ACENTUADOS QUE O NORMAL (CALOR/FRIO), PERÍODOS CURTOS DE FORTE CALOR E MAIORES PERÍODOS DE TEMPERATURA MAIS AMENA E ALGUNS INTERVALOS DE FRIO MAIS FORTE QUE O HABITUAL. NO GERAL O VERÃO PODERÁ TERMINAR ENTRE A MÉDIA OU LIGEIRAMENTE ABAIXO E MAIS CEDO.

ENTRE MEADOS DE MARÇO A MEADOS DE ABRIL JÁ TEREMOS RISCO DE UMA OU DUAS ONDAS DE FRIO MAIS INTENSO QUE O NORMAL (MÍNIMAS PRÓXIMAS OU INFERIORES A 0°C) COM AS PRIMEIRAS GEADAS MAIS AMPLAS, ACIMA DOS 700/900 m, ESPECIALMENTE ACIMA DOS 1100 m, E AO LONGO DO OUTONO AS ONDAS DE FRIO PODERÃO SER MAIS ACENTUADAS, INTERCALADO COM PERÍODOS CURTOS, ALGUNS DIAS SEGUIDOS, DE CALOR MAIS ACENTUADO. FINS DE ABRIL/MAIO EM DIANTE AS ONDAS DE FRIO JÁ PODERÃO TRAZER AS GEADAS MAIS AMPLAS PELO ESTADO COM MÍNIMAS NEGATIVAS EM VÁRIOS PONTOS, EM GERAL, ACIMA DOS 700/900 m. EM TERMOS DE NEVE, MAIS NO PLANALTO SUL NAS PARTES MAIS ALTAS, JÁ COMEÇA A TER CHANCE DE MAIO EM DIANTE, QUANDO COMEÇA O INVERNO CLIMÁTICO NA SERRA.

MANTÉM O RISCO ALTO DE TEMPO SEVERO EM ALGUNS DIAS DURANTE O DECORRER DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2013, MAIS INTENSO QUE O HABITUAL. MONITORAR É A NORMA NESTE PERÍODO.  MUITA ATENÇÃO NOS BOLETINS DIÁRIOS DA PREVISÃO DO TEMPO.

EM RELAÇÃO ÀS VENDAS DE ARTIGOS DE INVERNO, O CLIMA ESTARÁ FAVORÁVEL, ASSIM COMO O TURÍSMO DO FRIO DE MEADOS DE ABRIL EM DIANTE.

AGRICULTURA

NO GERAL O CLIMA FAVORECERÁ A COLHEITA DA SAFRA DE VERÃO E PODE ATRAPALHAR O PLANTIO DA SAFRA DE INVERNO E IMPLANTAÇÃO DAS PASTAGENS DE INVERNO. OS POSSÍVEIS INTERVALOS DE ALGUNS DIAS SEGUIDOS DE CHUVA MAIS SIGNIFICATIVA E CONSTANTE PODEM TRAZER DANOS NA HORA DA COLHEITA EM ALGUMAS ÁREAS DE SC. NO GERAL O CLIMA ESTARÁ MAIS FAVORÁVEL PARA COLHEITA. NA FRUTICULTURA O TAMANHO DAS FRUTAS FICOU PREJUDICADO PELA CHUVA IRREGULAR E POUCA, AINDA PODERÁ PREJUDICAR AS VARIEDADES MAIS TARDIAS, TAMBÉM ESTÁ ESTIMULANDO AS ÁRVORES A ENTRAREM EM DORMÊNCIA MAIS CEDO QUE O NORMAL COM RISCO DE TER PROBLEMAS PARA A PRÓXIMA SAFRA. RISCO MAIOR DE TER QUEIMADAS NOS CAMPOS E MATAS NESTE PRIMEIRO SEMESTRE.

UMA DAS POUCAS FRUTEIRAS QUE ESTÃO SENDO BENEFICIADAS POR ESTE VERÃO E OUTONO MAIS SECO SERÃO AS VIDEIRAS, ESPECIALMENTE PARA VINHO.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Comments

Leave a Reply
  1. Ola Coutinho,antes de tudo parabens pelo trabalho muito bem executado!Gostaria de saber onde conseguiria ver os dados de temperatura do morro da igreja?Interesse apenas. Agradeço desde já.

  2. olá coutinho!!! parabens pelo seu trabalho.
    gostaria de saber se possivel, qual foi a temperatura minina registrada em brusque/blumenau.
    sendo que no ano de 2000 foi bem rigoroso aqui com geada ampla. att. obrigado.

    • EDNA, NA MAIOR PARTE FICA ENTRE NUBLADO A ABERTURAS POR ENTRE MUITAS NUVENS, PODERÁ CHUVA EM TODOS OS DIAS, MAIS CHANCES DE MADRUGADA/AMANHECER E MEIO DA TARDE EM DIANTE.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comments

0 comments

Tendência do clima para o fim do verão/outono em SC.

Previsão do tempo para os dias 7 e 8 de fevereiro de 2013