in

OUTONO E INVERNO (MAIO A SETEMBRO) DE 2013 EM SC

 18:20:30   01-05-2013

TENDÊNCIA DO CLIMA PARA O FIM DO OUTONO E INVERNO (MAIO A SETEMBRO) DE 2013 EM SC

O OUTONO COMEÇOU CEDO NESTE ANO, APENAS NO TOPO DA SERRA É QUE COMEÇOU DENTRO DO NORMAL, MEADOS DE MARÇO, NA MAIORIA DAS REGIÕES DE SC COMEÇOU ENTRE 2/4 SEMANAS MAIS CEDO, VEIO DE FORMA BRUSCA A MUDANÇA, UM DOS MOTIVOS DAS ANOMALIAS NEGATIVAS DE MARÇO (EM S.JOAQUIM FOI O SEGUNDO MARÇO MAIS FRIO NA SÉRIE 1955/2012) FOI A FREQUENTE ENTRADA DE MASSAS FRIAS. O OUTONO É A ESTAÇÃO, CLIMATICAMENTE FALANDO, MAIS CURTA DAS QUATRO EM SC, EM GERAL DURA 2 MESES, ABRIL/MAIO NA MAIOR PARTE DO ESTADO E ABRIL/COMEÇO DE MAIO NAS ÁREAS ACIMA DOS 1200/1300 m. ESTÁ SEGUINDO A TENDÊNCIA DE TERMINAR UM POUCO MAIS CEDO, AGORA EM MAIO JÁ TEREMOS A TRANSIÇÃO PARA O INVERNO EM SC.

EM ABRIL TIVEMOS UM PERÍODO DE FRIO MAIS ACENTUADO, MADRUGADA/AMANHECER, NA SEGUNDA QUINZENA, PODERÁ REPETIR DENTRO DA PRIMEIRA QUINZENA DE MAIO, MARCANDO DE VEZ A ENTRADA DO INVERNO CLIMÁTICO. EM ABRIL O QUE CHAMOU A ATENÇÃO FOI A MUDANÇA BRUSCA DE UM PADRÃO ÚMIDO, ATÉ COM CHUVA MUITO FORTE NA REGIÃO DA CAPITAL AO BAIXO VALE DO RIO ITAJAÍ, POR SINAL UMA DAS POUCAS ÁREAS ACIMA DA MÉDIA EM SC, PARA SECO DE MANEIRA BEM BRUSCA, QUASE NDA DE CHUVA DO DIA 13/14 EM DIANTE EM SC, E DE AMENO A FRIO TAMBÉM DE FORMA BRUSCA, FORAM 8 DIAS COM MÍNIMAS NEGATIVAS NA SERRA DE SC, ALGO MUITO RARO DE ACONTECER EM ABRIL, INCLUSIVE A MÉDIA DA SEGUNDA QUINZENA EM MUITAS CIDADES DO PLANALTO E OESTE, ÁREAS ALTAS, TIVERAM MÉDIAS TÍPICAS DE INVERNO. AS MÉDIAS EM ABRIL FICARAM PRÓXIMAS DO NORMAL NO LITORAL E BAIXO VALE DO ITAJAÍ E ABAIXO DA MÉDIA E ATÉ BEM ABAIXO NAS ÁREAS MAIS ALTAS, ESPECIALMENTE NAS BAIXADAS E VALES.

NO DECORRER DO FIM DO OUTONO E INVERNO A TENDÊNCIA É MANTER CERTA IRREGULARIDADE NA CHUVA COM POUCA CHANCE DE ESTIAGEM SEVERA (25 DIAS OU MAIS SEM CHUVA), MAIS CHANCES DE PERÍODOS CURTOS, ATÉ 15/20 DIAS SEM CHUVA E UM RISCO UM POUCO MAIS ALTO DE PERÍODOS DE CHUVA MAIS INTENSA AO LONGO DESTES MESES (EXIGE UM POUCO MAIS ATENÇÃO NAS ÁREAS SUJEITAS A DANOS POR EXCESSO DE CHUVA), TENDENDO MAIS PARA O FIM DA ESTAÇÃO, NA SOMA DA PRECIPITAÇÃO, 5 MESES, TENDE A FICAR EM TORNO OU ACIMA DO NORMAL. NESTE PERÍODO O RISCO DE EVENTOS EXTREMOS (TEMPORAIS, VENTANIAS E CHUVA INTENSA) É UM POUCO MAIOR QUE O HABITUAL, ACOMPANHAR A PREVISÃO DIÁRIA É FUNDAMENTAL.

NA TEMPERATURA A TENDÊNCIA É DE FIM DE OUTONO/INVERNO COM PREDOMÍNIO MAIOR DO FRIO, O INVERNO TENDE A COMEÇAR MAIS CEDO EM SC, INÍCIO DE MAIO EM DIANTE (O INVERNO NORMAL VAI DE MEADOS DE MAIO/COMEÇO DE JUNHO A FINS DE AGOSTO/COMEÇO DE SETEMBRO NA MAIOR PARTE DO ESTADO, NO TOPO DA SERRA ENTRE MAIO A SETEMBRO), ALGUNS PERÍODOS CURTOS DE CALOR, POR VEZES ATÉ FORTE, AO LONGO DESTE PERÍODO (MAIO A SETEMBRO). O VERANICO PROPRIAMENTE DITO, É MAIS COMUM EM AGOSTO, POSSIVELMENTE TEREMOS POUCA CHANCE DE UM VERANICO CLÁSSICO (CERCA DE 7/12 DIAS OU MAIS DE CALOR FORTE, DIA/NOITE). AS ONDAS DE FRIO TENDEM A SER MAIS INTENSAS QUE O NORMAL NESTE ANO COM CHANCE DE TER DUAS OU TRÊS ONDAS DE FRIO BEM MAIS FORTE QUE O HABITUAL (RECORDES DE FRIO OU VALORES PRÓXIMOS). A GEADA COMEÇARÁ A SER FREQUENTE E MAIS AMPLA EM SC DE MAIO EM DIANTE, NO LITORAL JÁ COMEÇA A TER RISCO DE GEADA, MAIS NO LITORAL CENTRO-SUL, TAMBÉM JÁ COMEÇARÁ A TER RISCO NAS ÁREAS BAIXAS DO VALE DO RIO ITAJAÍ AGORA EM MAIO/COMEÇO DE JUNHO E EM TODO O ESTADO DE JUNHO EM DIANTE. HÁ MÉDIO A ALTO RISCO DO CLIMA FRIO A MUITO FRIO, PULSOS, AVANÇAR NA PRIMAVERA (FINS DE AGOSTO/SETEMBRO NAS ÁREAS QUENTES E FINS DE SETEMBRO/COMEÇO DE OUTUBRO NAS ÁREAS MAIS FRIAS DE SC) TRAZENDO RISCO ALTO DE GEADA COM POTENCIAL DE DANOS ENTRE FINAL DE AGOSTO A OUTUBRO EM SC.

EM TERMOS DE NEVE, EM MÉDIA, É MAIS COMUM DE JUNHO A COMEÇO DE SETEMBRO, NESTE ANO, A JANELA PARA NEVE, JÁ PODERÁ APARECER EM MEADOS DE MAIO EM DIANTE, COM MAIS CHANCES NOTOPO DO PLANALTO SUL, NAS OUTRAS ÁREAS É MAIS COMUM, QUANDO OCORRE, EM JULHO/AGOSTO, ESTATÍSTICAMENTE ESTAMOS NUM PERÍODO DE RETORNO A NEVADAS MAIS INTENSAS NO TOPO DA SERRA, NESTE ANO O QUADRO DOS OCEANOS ESTÁ UM POUCO MAIS FAVORÁVEL. MÍNIMAS NEGATIVAS JÁ COMEÇARÃO A SER ROTINA NAS ÁREAS MAIS FRIAS DE SC DE AGORA EM DIANTE E EVENTUAL NAS ÁREAS ACIMA DOS 600/800 M E MAIS COMUM DE JUNHO EM DIANTE, INCLUSIVE É COMUM 1 A 3 DIAS COM MÍNIMAS NEGATIVAS NO INTERIOR DO LITORAL LONG DO MAR, MAIS NO SUL E VALE DO RIO ITAJAÍ, MAIS COMUM NA PARTE MÉDIA E ALTA DO VALE.

NUM RESUMO; INVERNO NORMAL A FRIO, COM ALGUM RISCO DE SER BEM FRIO NA MAIOR PARTE. CHUVA NORMAL PARA ACIMA DA MÉDIA E AINDA IRREGULAR. EXTREMOS MAIS ACENTUADOS, TANTO PARA FRIO COMO PARA CALOR, A MÍNIMA ABSOLUTA DO INVERNO/SC PODERÁ OSCILAR ENTRE -5/-8°C NAS ÁREAS DE TOPO E -9/-12°C NAS BAIXADAS (REGIÃO DE S.JOAQUIM, URUPEMA. BOM JARDIM E URUBICÍ) E AS MÁXIMAS ENTRE 34 A 37°C (MAIS NO INTERIOR DO LITORAL E BAIXO VALE DO URUGUAI/ITAJAÍ.).

MANTÉM O RISCO ALTO DE TEMPO SEVERO EM ALGUNS DIAS DURANTE O DECORRER DO FIM DO OUTONO/ INVERNO, MAIS INTENSO QUE O HABITUAL. MONITORAR E ACOMPANHAR A PREVISÃO DO TEMPO PARA O CURTO PRAZO, ALGUNS DIAS A FRENTE, É A NORMA NESTE PERÍODO.  

EM RELAÇÃO ÀS VENDAS DE ARTIGOS DE INVERNO, O CLIMA ESTARÁ BEM FAVORÁVEL, ASSIM COMO O TURÍSMO DO FRIO DE MEADOS DE ABRIL/MAIO EM DIANTE.

AGRICULTURA

NO GERAL O CLIMA FAVORECERÁ AS CULTURAS DE INVERNO, ESPECIALMENTE NO QUESITO DORMÊNCIA, ATÉ TEM QUE TER CAUTELA COM A PODA NAS FRUTEIRAS DE CAROÇO (PÊSSEGO/AMEIXA), POIS O FRIO MAIS CEDO IRÁ FAVORECER UMA BROTAÇÃO MAIS CEDO, MEADOS DE JULHO EM DIANTE, SE POSSÍVEL EVITAR A PODA ANTES DA FLORADA. NAS DEMAIS CULTURAS DE CLIMA FRIO O INVERNO TENDE A SER BOM ATÉ AGOSTO, DE FINS DE AGOSTO/FINS DE SETEMBRO HAVERÁ RISCO, ALTO, DE FRIO MODERADO A FORTE TARDIO, MAIS ARRISCADO, EM TERMOS DE GEADA MODERADA A FORTE FORA DE ÉPOCA, NAS ÁREAS ACIMA DOS 900/1100 m E ACIMA DOS 1200/1300 m EM OUTUBRO. NO PLANTIO DO TRIGO, RISCO ALTO DE GEADA FORTE A BEM FORTE EM FINS DE AGOSTO/SETEMBRO, NA REGIÃO DE CAMPOS NOVOS E ALHURES ATÉ FINAL DE SETEMBRO/COMEÇO DE OUTUBRO. O IDEAL, SE POSSÍVEL, ESCALONAR EM DUAS ÉPOCAS OU, NAS ÁREAS MAIS FRIAS, ACIMA DOS 800/900 m ATRASAR O MÁXIMO POSSÍVEL O PLANTIO DO TRIGO DEVIDO AO RISCO DE GEADA COM POTENCIAL DE DANOS ENTRE AGOSTO E SETEMBRO, MENOR CHANCE COMEÇO DE OUTUBRO. EVITAR AS BAIXADAS. TAMBÉM EVITAR O PLANTIO MUITO CEDO DA SAFRA DE VERÃO NO OESTE DE SC.(VAMOS CONFIRMANDO OU NÃO ESTA TENDÊNCIA EM BOLETINS FUTUROS). TAMBÉM EVITAR O PLANTIO MUITO CEDO DA SAFRA DE VERÃO NO OESTE DE SC.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Comments

Leave a Reply
  1. Coutinho,
    Por favor, dá pra encarar passeio de Moto à Gramado no sábado de manhã retornando domingo pela BR 101.
    Grato

  2. coutinho como vai ficar os ventos do sudoeste e sul e o tempo para o plantio de fumo no litoral sul o q vc aconselha obrigada!!!

    • ADRIANO, O VENTO AJUDARÁ A SECAR MAIS UM POUCO ATÉ ANTES DA CHUVA ENTRE SÁBADO P/DOMINGO. TEM UMA CHANCE DE BOA CHUVA NESTE FINDI, ESPERE PARA DEPOIS PLANTAR.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comments

0 comments

Previsão do tempo para os dias 1 e 2 de maio de 2013

OUTONO E INVERNO (MAIO A SETEMBRO) DE 2013 EM SC