VERÃO/COMEÇO DE OUTONO DE 2013/2014

TENDÊNCIA DO CLIMA PARA OS MESES DE JANEIRO A ABRIL ( VERÃO 2013/2014 E COMEÇO DO OUTONO) DE 2014

 

TIVEMOS UMA PRIMAVERA COM CHUVA BEM IRREGULAR E ABAIXO DO NORMAL EM BOA PARTE DE SC, NA TEMPERATURA FOI DE NORMAL A FRIA. NO TOPO DA SERRA FORAM 13 DIAS COM GEADA, TIVEMOS TEMPORAIS FORTES, EM NOVEMBRO FORAM 2 DIAS COM TORNADO NO MUNICÍPIO DE S.JOAQUIM E NO COMEÇO DE DEZEMBRO MAIS UM EM BOM JARDIM E OUTRO EM CANOINHAS, TAMBÉM COM SUSPEITA DE OUTROS TORNADOS EM OUTRAS PARTES DE SC NO DIA 5 DE DEZ. FORAM MENOS DIAS DE TEMPO RUIM, MAS MUITO FORTES QUANDO OCORRERAM.

NESTE VERÃO/COMEÇO DE OUTONO, A TEMPERATURA TENDE A FICAR DE NORMAL A ABAIXO DA MÉDIA, PORÉM, COM EXTREMOS MAIS ACENTUADOS, TANTO PARA O CALOR COMO FRIO, MAIS DIAS AGRADÁVEIS QUE O NORMAL INTERCALADO COM PICOS DE CALOR FORTE POR POUCOS DIAS. AO LONGO DO VERÃO PODEREMOS TER A ENTRADA DE 1 OU 2 MASSAS FRIAS QUE CHAMARÃO ATENÇÃO PARA ÉPOCA, ATÉ COM RISCO DE GEADA NAS ÁREAS DO TOPO DA SERRA. O OUTONO TENDE A COMEÇAR MAIS CEDO E TAMBÉM DEVE MANTER O PADRÃO DE TEMPERATURA IRREGULAR E MAIS AMENA NA MAIOR PARTE, RISCO DE FRIO MAIS FORTE (GEADA ACIMA DOS 1000/1200 m) QUE O HABITUAL ENTRE MEADOS DE MARÇO/ABRIL.

EM TERMOS DE PRECIPITAÇÃO A TENDÊNCIA É MANTER A IRREGULARIDADE DURANTE TODO O VERÃO E OUTONO, ALTERNANDO CURTOS PERÍODOS DE CHUVA INTENSA E PERÍODOS MAIORES DE POUCA CHUVA. EVENTOS EXTREMOS SÃO POSSÍVEIS, SENDO NECESSÁRIO ACOMPANHAR A PREVISÃO DO TEMPO DIÁRIA NAS RÁDIOS/TV E NO SITE.

UM RESUMO; VERÃO/COMEÇO DE OUTONO DE NORMAL A FRESCO, CHUVA IRREGULAR NO TEMPO E ESPAÇO. EXTREMOS MAIS ACENTUADOS, TANTO PARA FRIO COMO PARA CALOR, POSSÍVEIS RECORDES OU PRÓXIMOS DE MÍNIMAS E MÁXIMAS ABSOLUTAS, DENTRO DESTE PERÍODO, ENTRE -1/3°C NAS BAIXADAS (REGIÃO DE S.JOAQUIM, URUPEMA. BOM JARDIM E URUBICÍ) E  MÁXIMAS ENTRE 39 A 42°C ( INTERIOR DO LITORAL E BAIXO VALE DO URUGUAI/ITAJAÍ. ENTRE DEZEMBRO A MARÇO).

MANTÉM O RISCO ALTO DE TEMPO SEVERO EM ALGUNS DIAS DURANTE O DECORRER DO VERÃO, MAIS INTENSO QUE O HABITUAL E EM MENOR NÚMERO. MONITORAR E ACOMPANHAR A PREVISÃO DO TEMPO PARA O CURTO PRAZO, ALGUNS DIAS A FRENTE, É A NORMA NESTE PERÍODO.  

EM RELAÇÃO ÀS VENDAS DE ARTIGOS DE VERÃO, O CLIMA SERÁ MAIS FAVORÁVEL NOS PRÓXIMOS MESES, NÃO O IDEAL. NA SERRA O TURÍSTA TERÁ QUE TER ROUPAS MAIS QUENTES PARA O PERÍODO NOTURNO E COMEÇO DO DIA EM VÁRIOS PERÍODOS. EM TERMOS DE TURISMO O VERÃO DEVE SEGUIR O COMPORTAMENTO NORMAL A BOM PARA O SETOR DE PRAIAS.

AGRICULTURA

NA SAFRA DE VERÃO O CLIMA SERÁ MAIS FAVORÁVEL AO MILHO E COM MAIOR RISCO (DOENÇAS E RISCO DE MENOR PRODUTIVIDADE) AO FEIJÃO E O SOJA NAS ÁREAS ACIMA DOS 800 m DEVIDO AS MADRUGADAS MAIS FRIAS EM VÁRIOS DIAS NESTE PERÍODO, ALÉM DO RISCO DE GEADA PRECOCE EM MARÇO OU ABRIL NAS ÁREAS  ALTAS E DE BAIXADAS (ACIMA DOS 800/1000 m). NA CULTURA DO ARROZ O FRIO ESPORÁDICO PODERÁ TRAZER RISCO NO PERÍODO DA FLORADA E ENCHIMENTO DOS GRÃOS, MAIS NO MÉDIO E ALTO VALE DO RIO ITAJAÍ. EM TERMOS DE CHUVA (FALTA) O RISCO DE ESTIAGEM PROLONGADA É MÉDIO, EM ALGUNS PONTOS LOCALIZADOS PODEREMOS TER ALGUMAS PERDAS, PORÉM PODE SER UM FATOR FAVORÁVEL A COLHEITA E CONTROLE DE DOENÇAS.

 

18 COMENTÁRIOS

  1. Prezado Coutinho. Quando São Pedro fechará as torneiras sobre Florianópolis? Está insuportável com tanta chuva ou dias com muito vento e ainda assim nublado. Qual a tendência nas próximas 3 semanas?

  2. Boa tarde Coutinho,

    Em meados de Janeiro pretendo sair de férias e ir para as praias do Litoral Norte. Existe alguma previsão sobre este período?
    Grata
    Carla

  3. Me animei com a sua previsão! rs
    Detesto calorão forte, aqueles dias abafados demais, me dá falta de ar, é um sufoco. Tomara que esse verão não seja tão forte como o de 2012/2013.
    Abraço!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.