PRÓXIMA ATUALIZAÇÃO NA SEGUNDA-FEIRA.
PREVISÃO DO TEMPO, 20 A 23 DE FEVEREIRO DE 2016 E VERÃO 2015/2016.
SÁBADO; Ar bem quente em SC, de tarde/noite pode ter alguma instabilidade bem isolada. Céu claro a sol e nuvens a intervalos de quase nublado a nublado. Alguma chance de chuva e trovoada bem isolada de tarde/noite. Maior parte das cidades tende a não ter chuva.
Temperatura bem alta. Forte abafamento. Mínimas 18/24°C na maior parte do Estado, entre 19/25°C maior parte do litoral e boa parte do vale do Itajaí e entre 11/14°C em pontos do topo da serra, máximas entre 29/34°C na maior parte SC, 26/29°C/no topo da serra/+ de 1300 m, 27/30°C nas praias (faixa de areia) e 35/38°C algumas cidades no vale do Itajaí e extremo oeste.
Vento de noroeste/sudoeste a sudeste/leste, no litoral e áreas próximas, rajadas ocasionais acima dos 20/40 Km, pode ter períodos de vento bem fraco e bem variável. Vento mais de noroeste/sudoeste a sul/nordeste no interior com rajadas ocasionais acima dos 20/40 Km. Nas atividades ao ar livre, lavouras e pomares, colheita e tratamento, condições; Boa. Risco bem isolado de tarde/noite. O calor incomoda.
Temperatura em algumas cidades/SC.
*Chapecó; 20/22°C a 32/34°C.
Itapiranga; 22/24°C a 36/38°C.
Fraibugo; 17/19°C a 30/32°C.
*S.Joaquim; 11/13°C a 26/28°C.
Urupema; 11/13°C a 26/28°C
Bom Jardim; 11/13°C a 27/29°C
*Lages; 16/18°C a 31/33
*Campo Novos; 17/19°C a 31/33°C .
Mafra; 17/19°C a 30/32°C.
Itaiópolis; 16/18°C a 29/31°C.
Ituporanga; 18/20°C a 32/34°C.
Rio do Sul; 19/21°C a 33/35°C.
Blumenau; 21/23°C a 35/37°C.
Joinville; 22/24°C a 33/35°C.
Itajaí; 23/25°C a 32/34°C.
Jaraguá do Sul; 22/24°C a 33/35°C.
Florianópolis; 22/24°C a 29/31°C.
*Rancho Queimado; 17/19°C a 27/29°C .
Criciúma; 20/22°C a 30/32°C.
Araranguá; 20/22°C a 28/30°C.
Jacinto Machado; 18/20°C a 28/30°C.
G; Geada.
*Na maioria das cidades a mínima (maior partes das vezes) ficará nas baixadas e fundo de vales, em geral nos topos será de 3 a 7°C mais quente, somente em noites de céu limpo com pouco ou nenhum vento.
DOMINGO; Ar bem quente em SC, de tarde/noite pode ter alguma instabilidade bem isolada. Céu claro a sol e nuvens a intervalos de quase nublado a nublado. Alguma chance de chuva e trovoada bem isolada de tarde/noite, mais chances em várias cidades do oeste. Maior parte das cidades tende a não ter chuva.
Temperatura bem alta. Forte abafamento. Mínimas 17/24°C na maior parte do Estado, entre 17/25°C maior parte do litoral e boa parte do vale do Itajaí e entre 10/13°C em pontos do topo da serra, máximas entre 28/32°C na maior parte SC, 25/28°C/no topo da serra/+ de 1300 m, 27/30°C nas praias (faixa de areia) e 33/36°C algumas cidades no vale do Itajaí, litoral e oeste.
Vento de noroeste/sudoeste a sudeste/leste, no litoral e áreas próximas, rajadas ocasionais acima dos 25/45 Km, pode ter períodos de vento bem fraco e bem variável. Vento mais de nordeste/nordeste a sudoeste/nordeste no interior com rajadas ocasionais acima dos 20/40 Km. Nas atividades ao ar livre, lavouras e pomares, colheita e tratamento, condições; Boa. Risco isolado de tarde/noite, especialmente no oeste. O calor incomoda.
SEGUNDA-FEIRA; Ar úmido e quente em SC, tem instabilidade ao longo do dia, mais ampla de tarde/noite. Possível céu claro a sol e nuvens a bons intervalos de quase nublado a nublado. Chuva e trovoada isolada no decorrer da tarde/noite em todo o Estado, já pode ter de manhã em alguns pontos do oeste, centro e nordeste de SC. Risco de temporal (granizo, chuva intensa e ventania) bem isolado. Algumas cidades de SC passam sem chuva.
Temperatura alta, caindo a máxima. Forte abafamento. Mínimas 17/24°C na maior parte do Estado, entre 19/24°C maior parte do litoral e boa parte do vale do Itajaí e entre 11/14°C em pontos do topo da serra, máximas entre 24/29°C na maior parte SC, 22/25°C/no topo da serra/+ de 1300 m, 25/28°C nas praias (faixa de areia) e 30/33°C algumas cidades no litoral sul.
Vento de nordeste a nordeste/leste, no litoral e áreas próximas, rajadas ocasionais acima dos 30/50 Km, ruim para barcos pequenos no mar aberto. Vento mais de nordeste/noroeste a sudeste/nordeste no interior com rajadas ocasionais acima dos 20/40 Km. Nas atividades ao ar livre, lavouras e pomares, colheita e tratamento, condições; maior risco de tarde/noite, isolado de manhã.
TERÇA-FEIRA; Ar bem úmido e instável no decorrer do período. Céu nublado com eventuais aberturas de sol e em pontos isolados, mais de manhã. Chuva e trovoada isolada no decorrer do período com bons intervalos de melhoria. Risco de temporal (granizo, chuva intensa e ventania) ou chuva forte em pontos isolados. Algumas cidades de SC passam sem chuva ou com pouca chuva.
Temperatura não tão alta, ainda abafado. Mínimas 17/24°C na maior parte do Estado, entre 18/24°C maior parte do litoral e boa parte do vale do Itajaí e entre 14/17°C em pontos do topo da serra, máximas entre 23/28°C na maior parte SC, 19/22°C/no topo da serra/+ de 1300 m, 24/27°C nas praias (faixa de areia) e 29/32°C algumas cidades no litoral sul.
Vento de nordeste a nordeste/leste, no litoral e áreas próximas, rajadas ocasionais acima dos 30/50 Km, ruim para barcos pequenos no mar aberto. Vento mais de nordeste/noroeste a nordeste no interior com rajadas ocasionais acima dos 20/40 Km. Nas atividades ao ar livre, lavouras e pomares, colheita e tratamento, condições; regular a ruim.
OBS: Dentro do possível vamos atualizando a projeção de chuva e temperatura para os próximos 45 dias (19 de fevereiro a 4 de abril) para SC;
Precipitação; frequente, porém na maior parte do período com característica típica de verão, ou seja, sol, nuvens e chuva/trovoada de tarde ou noite na forma de pancadas irregulares (algumas bem intensas), os dias completamente secos serão poucos, raramente passando de 5/7 dias seguidos de maneira ampla ou 7/10 dias em pontos isolados de fevereiro a março, mais chances em março. Encerramos o período mais seco e aproveitável (turismo) do verão, 15 a 26 de janeiro onde o sol predominou com muita intensidade.
Neste período (45 dias) o sol aparece na maioria dos dias, desde alguns instantes a várias horas seguidas (verão com predomínio bem maior do céu nublado a sol e nuvens), tendo a chuva de verão presente na maioria dos dias, por vezes de forte intensidade. Neste período, 19 de fevereiro a 4 de abril, acumulados entre 340/390 mm no Estado como um todo (alguns pontos bem acima ou bem abaixo deste valor), chuva acima da média. Maior parte dos dias com a chuva ocorrendo mais da tarde/noite (chuva de verão) com períodos com sol e nuvens. Risco de temporais, alguns bem fortes, com frequência maior que o normal. Boa parte dos próximos 45 dias até serão aproveitáveis para atividades de curta à média duração (aproveitar mais o período da manhã), pois apesar de ter chuva com certa frequência será mais concentrada entre a tarde e noite.
Em fevereiro e março atenção as águas do oceano Atlântico, por estarem bem quentes, terão risco de poder desenvolver sistemas tropicais (chuva e vento mais intensos que o normal) na costa do sul e sudeste do Brasil.
Aos veranistas o ideal é aproveitar o período da manhã/começo da tarde.
Na agricultura os tratamentos ficarão acima do normal, mais frequentes e com ótimas condições para as doenças de verão na maior parte do período, o sol ficará num nível mais baixo (horas de sol), afetará a produtividade nas lavouras e a qualidade nos frutos. A colheita também terá maior dificuldade em virtude da umidade mais constante, especialmente nos grãos.
O melhor período para o campo foi de entre 15 a 26 de Janeiro período de pouca a nenhuma chuva em SC.
Temperatura; em torno a acima da média, ficará bem acima em fevereiro e mais fresco em março. Chance de extremos de frio ou calor (período curto e mais intenso) com alguns intervalos mais frescos (frio na serra ao amanhecer). Período de temperatura bem mais alta na segunda quinzena de fevereiro e começo de março e período mais frio na segunda quinzena de março. Na maioria dos dias destes 45 dias, normal (ou seja, calor sem exagero) e alguns dias bem quentes, vários dias abafados (tirando o topo da serra onde quase não tem verão) e desconfortáveis. Março poderá ter dias mais agradáveis e alguns até com frio na madrugada/amanhecer, especialmente nas cidades altas.
Dados de hoje.
OBS; Aos agricultores do oeste de SC que querem fazer uma segunda safra de milho/soja, evitem o plantio da encosta para baixada e as faces sul e oeste. Mesmo as áreas de encosta para o topo o risco de ter formação de geada com potencial de danos entre 20/25 de maio até 15 de junho é alto. O inverno deve começar no período normal, ou seja, no oeste de SC em meados/fins de maio em diante nas áreas abaixo dos 800 m, até mais cedo acima dos 800/1000 m.
Extremas de SC registrados ontem. 18/2/2016 e mínimas de hoje, 19/2/2016.
MÁXIMA, ONTEM; 21,6°C/ 38,9°C EM CORUPÁ/EPAGRI.
MÁXIMA, HOJE; –°C/ –°C EM –/–.
MÍNIMA ONTEM; 11,1°C/ 28,0°C EM URUPEMA/EPAGRI.
HOJE; 8,8°C/ –°C EM BOM JARDIM DA SERRA/EPAGRI.
CAPITAL/INMET ONTEM; 25,9°C/ 31,1°C /INMET.
CAPITAL HOJE; 22,7°C/ –°C /INMET.
CAPITAL HOJE; 21,2°C/ –°C /EPAGRI/ITACORUBÍ.
CAPITAL HOJE; 21,1°C/ –°C /EPAGRI/NORTE DA ILHA.
CLIMATERRA/SÃO JOAQUIM ONTEM; 14,3°C/ 28,7°C.
SÃO JOAQUIM/INMET/ONTEM; 15,6°C/ 27,0°C
CLIMATERRA/SÃO JOAQUIM HOJE; 12,7°C/ –°C.
SÃO JOAQUIM/INMET; 14,3°C/ –°C.
.
* GEADA FORA DA ESTAÇÃO.
OBS; EM 2013 FORAM 123 DIAS COM GEADA NA REGIÃO DE S.JOAQUIM, NOVO RECORDE (103 DIAS EM 1999 O ANTERIOR) E 40 DIAS ACIMA DA MÉDIA (83 DIAS/ANO).
EM 2015; 74 DIAS COM GEADA NO TOPO DA SERRA.
SÃO JOAQUIM;
NO SÁBADO. (HORÁRIO DE VERÃO);
NASCER DO SOL; 07h: 05.
PÔR DO SOL; 20h: 01
FIM DA PRIMAVERA E VERÃO 2015/2016.
Continuará com chuva acima a bem acima da média, raramente teremos mais de 7/10 dias seguidos de tempo seco (especialmente no leste do Estado), em geral a chuva será frequente e já começando na característica de verão, trovoadas de meio/fim de tarde/noite (que começa em meados de novembro em diante), especialmente em dezembro em diante, mais de tarde/noite, mantém o risco de períodos de chuva intensa em alguns dias. Os temporais (granizo, ventania e chuva intensa) são comuns nesta época e tendem a ser em maior número que o normal. Em muitos dias a chuva será mais no fim do dia e noite o que permitirá o aproveitamento de parte do dia para o lazer e trabalho em geral. Atividades que necessitem de vários dias seguidos sem chuva alguma é que terão maior dificuldade (novamente mais no leste do Estado).
As águas do Atlântico, em frente à região Sul e Sudeste do Brasil, tendem a ser mais altas que o normal até o fim do verão. Teremos risco de formação de ciclones de características tropicais na costa sul/sudeste do Brasil no fim da estação, além de maior influência na chuva e temperatura em SC (mais do centro ao litoral).
Temperatura acima da média. Verão abafado e bem úmido. Não se descarta que seja bem quente (até entre os mais quentes) na faixa leste de SC. Poderemos ter extremos significativos de calor ao longo da estação e curtos períodos de queda de temperatura, que poderão ser mais acentuados e longos na primeira quinzena de novembro (fim da primavera).
Extremos normais do verão (dez a mar) podem ficar entre;
Máxima esperada do verão; 40/43°C em alguns pontos do litoral, vale do Itajaí e vale do rio Uruguai. Na maioria das cidades os valores máximos esperados devem oscilar entre 35 a 40°C, nas cidades acima dos 900/1000 m entre 32/36°C e no topo da serra (dos 1300 m para mais) entre 28/32°C.
Mínima esperada do verão; 2/5°C em alguns pontos do topo da serra (até com risco de geada bem isolada, baixadas, no começo ou fim do verão). Na maioria das cidades os valores mínimos esperados devem oscilar entre 9/14°C, nas cidades do litoral e boa parte do vale do Itajaí entre 14/19°C e nas praias entre 15/20°C.
Valores extremos já registrados durante o verão climático, dez a março.
Máxima; 44,6°C Orleans/Inmet em 1963 (46,5°C em 1958, Itapiranga/Sr.Wolfgang, não oficial).
Mínima; -1,8°C Urupema/Epagri em 2012.
Agricultura
Continuará atrapalhando os tratos culturais e favorecendo muito nas doenças de verão nas principais culturas em SC devido a frequência da chuva, na fruticultura, em especial a maçã, maior custo de produção nesta safra. Também atrapalhará a colheita da safra de inverno como trigo, cebola e alho, além do plantio da safra de verão nas áreas altas de SC. Não indica a ocorrência de estiagem nesta safra 2015/2016, pode ter períodos curtos de pouca chuva sem afetar a agricultura, o excesso de umidade será o maior problema. Na cultura do arroz, uma chance pequena de temperatura mais baixa no fim do ciclo (maior risco no médio/alto vale do Itajaí) e elevadas na maior parte do ciclo, poderá acarretar algum dano.
Turismo
Períodos maiores de sol e nuvens a nublado na orla e muitos dias com chuva, em geral do meio da tarde/noite, mas períodos de chuva mais constante podem acontecer com mais frequência que o normal, ou seja uma temporada com mais dias de chuva que a média, tende a ser regular a boa no geral. O calor será forte em muitos períodos com intenso abafamento, atenção ao consumo de energia elétrica e água. No topo da serra o verão será extremamente agradável e aproveitável, para os turistas será frio de madrugada e muito confortável de tarde o calor forte será quase inexistente.
Nas vendas de produtos relacionados ao verão como roupas, eletrodomésticos e alimentos, o clima estará muito favorável, maior empecilho será o custo da energia (valores altos da conta de luz) e a crise em si.
https://www.facebook.com/pages/Climaterra-Meteorologia-e-Agronomia/619930311412125
Bruno Maon Fernandes/Meteorologista.
Ronaldo Coutinho/Agrônomo



Coutinho, nos esclareça algo.. Agora meio dia o site epagri/criam credita a estação B.J da serra com +12graus enquanto que S.J +23C ou seja o dobro isto está certo? Aliás a estação da epagri/criam de B.j da serra é do morro da igreja? Antigamente era mas era Urubici daí depois no site jornal do tempo Urubici era a estação do morro da igreja neste ano…porém acho que o site está reportando os dados da nova estação urubici mundo novo…. Que confusão Ronaldo poderia me esclarecer? Eu agradeço…
ALYSSON, EM B.JARDIM TEM 2, A DO M.IGREJA E UMA A +- 1,5 KM DA CIDADE. O M.IGREJA ESTÁ COM PROBLEMAS A UNS 4/5 DIAS, COM VALORES MUITOS BAIXO. QUEM CONHECE O NORMAL DO LOCAL JÁ PERCEBEU QUE ESTÁ ERRADO. OUTROS QUE NÃO TEM MUITA PRÁTICA COM O CLIMA DE SC AINDA VÃO DEMORAR UM POUCO….
AS 12 H EM B.JARDIM/CIDADE COM 22,4°C, 24,5°C CLIMATERRA/CIDADE/S.J E 24,0 INMET/S.JOAQUIM, ESTA É A COMPARAÇÃO VERDADEIRA, NÃO DÁ PARA COMPARAR BANANA COM MELANCIA!