PREVISÃO DO TEMPO, 9 A 12 DE MARÇO DE 2016 E VERÃO 2015/2016.
QUARTA-FEIRA; Frente fria no RS e áreas de instabilidade em SC. Muitas nuvens a nublado, pode ter aberturas maiores de sol no leste e nordeste de SC Chuva e trovoada isolada no decorrer da tarde/noite, já com alguma chance de manhã no oeste. Algum risco de temporal isolado (chuva forte, granizo e ventania) bem isolado e chance de chuva forte localizada. Algumas cidades devem passar sem chuva.
Temperatura alta. Mínimas 17/23°C na maior parte do Estado, entre 18/24°C maior parte do litoral e boa parte do vale do Itajaí e entre 12/15°C em pontos do topo da serra, máximas entre 24/29°C na maior parte SC, 21/24°C/no topo da serra/+ de 1300 m, 25/28°C nas praias (faixa de areia) e 31/34°C algumas cidades no baixo vale do Itajaí e litoral.
Vento de noroeste/sudoeste a nordeste/sudeste no litoral e áreas próximas, rajadas ocasionais acima dos 20/40 Km. Ondas com picos acima dos 0,5/1,0 m nas praias de mar grosso. Vento mais de noroeste/oeste a sudoeste/nordeste no interior com rajadas ocasionais acima dos 15/35 Km. Nas atividades ao ar livre, lavouras e pomares, colheita e tratamento, condições; ruim no decorrer da tarde/noite, algum risco de manhã no oeste.
Temperatura em algumas cidades/SC.
*Chapecó; 19/21°C a 27/29°C.
Itapiranga; 21/23°C a 27/29°C.
Fraibugo; 16/18°C a 24/26°C.
*S.Joaquim; 13/15°C a 21/23°C.
Urupema; 13/15°C a 21/23°C.
Bom Jardim; 13/15°C a 21/23°C.
*Lages; 16/18°C a 23/25°C
*Campo Novos; 17/19°C a 26/28°C .
Mafra; 16/18°C a 27/29°C.
Itaiópolis; 16/18°C a 26/28°C.
Ituporanga; 18/20°C a 29/31°C.
Rio do Sul; 19/21°C a 30/32°C.
Blumenau; 21/23°C a 32/34°C.
Joinville; 21/23 a 32/34°C.
Itajaí; 21/23°C a 30/32°C.
Jaraguá do Sul; 20/22°C a 31/33°C.
Florianópolis; 20/22°C a 29/31°C.
*Rancho Queimado; 16/18°C a 26/28°C .
Criciúma; 19/21°C a 31/33°C.
Araranguá; 20/22°C a 29/31°C.
Jacinto Machado; 19/21°C a 29/31°C.
G; Geada.
*Na maioria das cidades a mínima (maior partes das vezes) ficará nas baixadas e fundo de vales, em geral nos topos será de 3 a 7°C mais quente, somente em noites de céu limpo com pouco ou nenhum vento.
QUINTA-FEIRA; Frente fria passando por SC. Nublado. Pode ter aberturas de sol por entre as nuvens em pontos isolados. Chuva e trovoada no decorrer do período com intervalos de melhoria, melhorando mais de noite. Risco de temporal isolado (chuva forte, granizo e ventania). Algumas cidades podem passar sem chuva ou com pouca chuva.
Temperatura em declínio de noite. Mínimas 15/21°C na maior parte do Estado, entre 18/22°C maior parte do litoral e boa parte do vale do Itajaí e entre 10/13°C, no fim da noite, máximas entre 20/26°C na maior parte SC, 17/20°C/no topo da serra/+ de 1300 m, 25/28°C nas praias (faixa de areia) e 29/32°C algumas cidades no baixo vale do Itajaí e litoral.
Vento de norte/oeste a sudoeste/sul no litoral e áreas próximas, rajadas ocasionais acima dos 30/50 Km, acima dos 40/60 km em pontos do litoral sul. Ondas com picos acima dos 1,0 m nas praias de mar grosso no fim da noite, mais no centro sul. Ruim para navegação no mar aberto com barcos pequenos e médios, grande de noite. Vento mais de norte/oeste a sudoeste/sul no interior com rajadas ocasionais acima dos 40/60 Km. Nas atividades ao ar livre, lavouras e pomares, colheita e tratamento, condições; ruim a regular.
SEXTA-FEIRA; Sai a frente fria associada a baixa pressão em frente ao litoral do RS, áreas de instabilidade associada a baixa entre a tarde/noite do centro ao litoral. Alterna céu claro a sol e nuvens a intervalos de nublado. Chance de chuva isolada no decorrer da tarde/noite, possível trovoada isolada no leste de SC. Muitas cidades podem passar sem chuva.
Temperatura em declínio. Mínimas 12/17°C na maior parte do Estado, entre 15/20°C maior parte do litoral e boa parte do vale do Itajaí e entre 9/12°C em pontos do topo da serra, máximas entre 20/25°C na maior parte SC, 17/20°C/no topo da serra/+ de 1300 m, 24/27°C nas praias (faixa de areia) e 28/31°C algumas cidades no vale do Itajaí e litoral (mais o norte).
Vento de sudoeste a sul/sudeste no litoral e áreas próximas, rajadas ocasionais acima dos 20/40 Km. Ruim para navegação, mais para barcos pequenos e médios. Ondas com picos acima dos 1,5 m nas praias de mar grosso (ressaca) e acima dos 3 m no alto mar. Vento mais de oeste/sudoeste a sudeste no interior com rajadas ocasionais acima dos 15/35 Km. Nas atividades ao ar livre, lavouras e pomares, colheita e tratamento, condições; risco no decorrer da tarde/noite.
SÁBADO; Ar mais frio sobre SC. Alterna céu claro a sol e nuvens (maiores do centro ao oeste) a intervalos de muitas nuvens a nublado (mais do centro ao litoral). Chance de chuva isolada no decorrer da tarde/noite no leste de SC.
Temperatura amena, frio ao amanhecer. Mínimas 11/16°C na maior parte do Estado, entre 14/19°C maior parte do litoral e boa parte do vale do Itajaí e entre 7/10°C em pontos do topo da serra, máximas entre 20/25°C na maior parte SC, 18/21°C/no topo da serra/+ de 1300 m, 24/27°C nas praias (faixa de areia) e 27/30°C algumas cidades no vale do Itajaí e litoral norte.
Vento de sudoeste a sul/sudeste no litoral e áreas próximas, rajadas ocasionais acima dos 40/60 Km. Ruim para navegação, mais para barcos pequenos e médios. Ondas com picos acima dos 1,5/2,0 m nas praias de mar grosso (ressaca) e acima dos 3 m no alto mar. Vento mais de sudoeste a sul/sudeste no interior com rajadas ocasionais acima dos 20/40 Km. Nas atividades ao ar livre, lavouras e pomares, colheita e tratamento, condições; risco no decorrer da tarde/noite, mais no leste de SC.
OBS: Dentro do possível vamos atualizando a projeção de chuva e temperatura para os próximos 45 dias (8 de março a 22 de abril) para SC;
Precipitação; frequente, porém já com chance de alguns dias seguidos sem chuva, raramente passando de mais de 6/8 dias seguidos completamente seco. Começa a transição da chuva de verão (pancadas de tarde/noite) para chuva oriunda de frente fria ou áreas de instabilidade. A chuva de verão ainda aparece em março, sumindo em abril.
Neste período (45 dias) o sol aparece na maioria dos dias, desde alguns instantes até várias horas seguidas. Predomínio maior do céu nublado a sol e nuvens, passando a alternar intervalos de ensolarado a outros de nublado de meados de março/abril em diante. Neste período, 8 de março a 22 de abril, acumulados entre 300/350 mm no Estado como um todo (alguns pontos bem acima ou bem abaixo deste valor), chuva em torno ou acima da média. Parte desta chuva já virá de frentes frias e áreas de instabilidade e parte ainda ocorrendo mais da tarde/noite (chuva de verão não tão frequente). Risco de temporais, alguns bem fortes, com frequência um pouco maior que o normal.
Em março/começo de abril atenção as águas do oceano Atlântico, por estarem bem quentes, terão risco de poder desenvolver sistemas tropicais (chuva e vento mais intensos que o normal) na costa do sul e sudeste do Brasil.
Aos veranistas o ideal é aproveitar o período da manhã/começo da tarde. Melhor época para aproveitar as praias, águas mornas e mais dias com sol.
Na agricultura a colheita poderá ter mais dificuldade devido à frequência da chuva. Em ralação as doenças de verão, reduz a pressão pela temperatura mais amena em março/abril na maior parte do período.
Temperatura; em torno da média e com risco maior de máximas e mínimas mais extremadas. Ficou bem acima em fevereiro e bem mais fresco a frio em vários dias de março/abri (mais na madrugada/noite). Risco de geada fraca e isolada no topo da serra em março marcando a antecipação do outono clima em SC. Na maioria destes 45 dias, normal a fresco e alguns dias frios para época (risco de 2 ou massas frias mais intensas no período), outros poucos dias de calor intenso (mais chances entre a segunda quinzena de março e primeira de abril em alguns dias) e vários dias agradáveis, especialmente nas cidades altas, em abril o risco de geada amplia para outras áreas do Estado acima dos 800/1000 m, em geral fraca e isolada.
Dados de hoje.
Aviso aos agricultores!
Aos agricultores do oeste de SC que querem fazer uma segunda safra de milho/soja, evitem o plantio da encosta para baixada e as faces sul e oeste. Mesmo as áreas de encosta para o topo o risco de ter formação das primeiras geadas com potencial de danos entre 10/15 de maio até 5 de junho é alto. O inverno deve começar no período normal, ou seja, no oeste de SC em meados de maio em diante nas áreas abaixo dos 800 m, até mais cedo acima dos 800/1000 m. Indica um inverno bem mais frio que 2014/2015 e de normal a frio em relação à média, maior número de geadas moderadas a fortes e poderá terminar mais tarde.
Extremas de SC registrados ontem. 7/3/2016 e mínimas de hoje, 8/3/2016.
MÁXIMA, ONTEM; 23,0°C/ 35,0°C EM BLUMENAU/FURB.
MÁXIMA, HOJE; 16,4°C/ 32,9°C EM CAIBÍ/EPAGRI.
MÍNIMA ONTEM; 4,8°C/ 24,2°C EM URUPEMA/EPAGRI.
HOJE; 11,0°C/ 17,8°C EM URUPEMA/M.TORRES/EPAGRI.
CAPITAL/INMET ONTEM; 21,0°C/ 28,6°C /INMET.
CAPITAL HOJE; 21,3°C/ 28,6°C /INMET.
CAPITAL HOJE; 21,2°C/ 28,4°C /EPAGRI/ITACORUBÍ.
CAPITAL HOJE; 20,0°C/ 28,8°C /EPAGRI/NORTE DA ILHA.
CLIMATERRA/SÃO JOAQUIM ONTEM; 9,4°C/ 24,6°C.
SÃO JOAQUIM/INMET/ONTEM; 12,0°C/ 22,3°C.
CLIMATERRA/SÃO JOAQUIM HOJE; 12,7°C/ 23,8°C.
SÃO JOAQUIM/INMET; 12,9°C/ 22,4°C.
.
* GEADA FORA DA ESTAÇÃO.
OBS; EM 2013 FORAM 123 DIAS COM GEADA NA REGIÃO DE S.JOAQUIM, NOVO RECORDE (103 DIAS EM 1999 O ANTERIOR) E 40 DIAS ACIMA DA MÉDIA (83 DIAS/ANO).
EM 2016; 2 DIAS COM GEADA NO TOPO DA SERRA.
SÃO JOAQUIM;
NA QUARTA-FEIRA;
NASCER DO SOL; 06h: 17.
PÔR DO SOL; 18h: 44
FIM DA PRIMAVERA E VERÃO 2015/2016.
Continuará com chuva acima a bem acima da média, raramente teremos mais de 7/10 dias seguidos de tempo seco (especialmente no leste do Estado), em geral a chuva será frequente e já começando na característica de verão, trovoadas de meio/fim de tarde/noite (que começa em meados de novembro em diante), especialmente em dezembro em diante, mais de tarde/noite, mantém o risco de períodos de chuva intensa em alguns dias. Os temporais (granizo, ventania e chuva intensa) são comuns nesta época e tendem a ser em maior número que o normal. Em muitos dias a chuva será mais no fim do dia e noite o que permitirá o aproveitamento de parte do dia para o lazer e trabalho em geral. Atividades que necessitem de vários dias seguidos sem chuva alguma é que terão maior dificuldade (novamente mais no leste do Estado).
As águas do Atlântico, em frente à região Sul e Sudeste do Brasil, tendem a ser mais altas que o normal até o fim do verão. Teremos risco de formação de ciclones de características tropicais na costa sul/sudeste do Brasil no fim da estação, além de maior influência na chuva e temperatura em SC (mais do centro ao litoral).
Temperatura acima da média. Verão abafado e bem úmido. Não se descarta que seja bem quente (até entre os mais quentes) na faixa leste de SC. Poderemos ter extremos significativos de calor ao longo da estação e curtos períodos de queda de temperatura, que poderão ser mais acentuados e longos na primeira quinzena de novembro (fim da primavera).
Extremos normais do verão (dez a mar) podem ficar entre;
Máxima esperada do verão; 40/43°C em alguns pontos do litoral, vale do Itajaí e vale do rio Uruguai. Na maioria das cidades os valores máximos esperados devem oscilar entre 35 a 40°C, nas cidades acima dos 900/1000 m entre 32/36°C e no topo da serra (dos 1300 m para mais) entre 28/32°C.
Mínima esperada do verão; 2/5°C em alguns pontos do topo da serra (até com risco de geada bem isolada, baixadas, no começo ou fim do verão). Na maioria das cidades os valores mínimos esperados devem oscilar entre 9/14°C, nas cidades do litoral e boa parte do vale do Itajaí entre 14/19°C e nas praias entre 15/20°C.
Valores extremos já registrados durante o verão climático, dez a março.
Máxima; 44,6°C Orleans/Inmet em 1963 (46,5°C em 1958, Itapiranga/Sr.Wolfgang, não oficial).
Mínima; -1,8°C Urupema/Epagri em 2012.
Agricultura
Continuará atrapalhando os tratos culturais e favorecendo muito nas doenças de verão nas principais culturas em SC devido a frequência da chuva, na fruticultura, em especial a maçã, maior custo de produção nesta safra. Também atrapalhará a colheita da safra de inverno como trigo, cebola e alho, além do plantio da safra de verão nas áreas altas de SC. Não indica a ocorrência de estiagem nesta safra 2015/2016, pode ter períodos curtos de pouca chuva sem afetar a agricultura, o excesso de umidade será o maior problema. Na cultura do arroz, uma chance pequena de temperatura mais baixa no fim do ciclo (maior risco no médio/alto vale do Itajaí) e elevadas na maior parte do ciclo, poderá acarretar algum dano.
Turismo
Períodos maiores de sol e nuvens a nublado na orla e muitos dias com chuva, em geral do meio da tarde/noite, mas períodos de chuva mais constante podem acontecer com mais frequência que o normal, ou seja uma temporada com mais dias de chuva que a média, tende a ser regular a boa no geral. O calor será forte em muitos períodos com intenso abafamento, atenção ao consumo de energia elétrica e água. No topo da serra o verão será extremamente agradável e aproveitável, para os turistas será frio de madrugada e muito confortável de tarde o calor forte será quase inexistente.
Nas vendas de produtos relacionados ao verão como roupas, eletrodomésticos e alimentos, o clima estará muito favorável, maior empecilho será o custo da energia (valores altos da conta de luz) e a crise em si.
https://www.facebook.com/pages/Climaterra-Meteorologia-e-Agronomia/619930311412125
Bruno Maon Fernandes/Meteorologista.
Ronaldo Coutinho/Agrônomo



Coutinho,sei que você é muito ocupado e admiro seu trabalho,mas se puder me responder fico grato,eu tive um sonho doido em que tinha uma massa polar de 1044 hpa no RS kkkk,e gostaria de saber quanto de frio faria ai na região de são joaquim?
abraço
FELIPE, NÃO APENAS O VALOR DA PRESSÃO, TEM OUTROS FATORES, NESTE CASO POSSIVELMENTE ABAIXO DOS -8.
Coutinho, é verdadeira a previsão de formar um ciclone em frente ao litoral do SC entre quarta e quinta com risco aqui no Estado?
KARINA, NADA D+