PREVISÃO RESUMIDA DO TEMPO, 7 A 10 DE JUNHO DE 2017.

PREVISÃO RESUMIDA DO TEMPO, 7 A 10 DE JUNHO DE 2017.

 

QUARTA-FEIRA; áreas de instabilidade continuam afetando SC ao longo do dia/noite. Predomina o céu nublado. Possíveis aberturas isoladas de sol. Chuva e trovoada isolada no decorrer do período com bons intervalos de melhoria. Ainda pode ter chuva moderada a forte pontualmente. Extrema atenção com encostas, áreas que normalmente ficam alagadas em chuva forte e com os grandes rios que já estão fora do leito (piora a situação).

 

Temperatura estável. Mínimas 12/16°C na maior parte do Estado, entre 14/19°C na maior parte do litoral e boa parte do vale do Itajaí e entre 9/12°C em pontos do topo da serra.  Máximas entre 16/20°C na maior parte de SC, 14/17°C no topo da serra/+ de 1300 m, 20/23°C no litoral centro norte, planalto norte/divisa com o PR e baixo vale do Itajaí.

 

Vento variável mais de sul/sudeste a leste/nordeste no litoral e áreas próximas, rajadas ocasionais acima dos 25/45 Km, períodos de fraco a calmo. Ondas com picos acima dos 0,5/1,0 m nas praias de mar grosso, acima ou em torno dos 2,5/3,0 m no alto mar. Atenção para navegação artesanal. Vento variável, sudeste/nordeste a noroeste/nordeste com rajadas ocasionais acima dos 25/45 Km. Nas atividades ao ar livre, lavouras e pomares, colheita e tratamento, condições; ruim.

 

Litoral Sul, Criciúma, Tubarão, Urussanga, Araranguá.

Nordeste, Mafra, Rio do Sul, Joinville, Itajaí.

Planalto sul, Lages, Curitibanos, Campos Novos, S.Joaquim.

Meio oeste/centro, Fraiburgo, Lebon Régis, Videira, Caçador, Joaçaba.

Oeste/extremo oeste, Chapecó, Concórdia, São Miguel do Oeste, Xanxerê, Itapiranga.

 

Temporal; chuva intensa, granizo e ventania de curta duração.

 

QUINTA-FEIRA; Frente fria avançando por SC empurrada por intensa massa polar com centro na Argentina. Predomina o céu nublado.  Aberturas de sol com nuvens antes da entrada da frente fria, mais do centro ao litoral. Chuva e trovoada isolada no decorrer do fim da madrugada/começo da manhã em diante começando pelo oeste, do meio/fim da manhã em diante do centro, serra e sul e mais da tarde em diante nas demais áreas. Risco de temporal isolado e chuva moderada a forte pontualmente, mais da serra, centro ao oeste. Extrema atenção com encostas, áreas que normalmente ficam alagadas em chuva forte e com os grandes rios que já estão fora do leito.

 

Temperatura em forte queda da tarde em diante começando pelo oeste, centro e serra e mais de noite nas demais áreas. Mínimas ocorrerão no fim da noite. Mínimas 8/13°C na maior parte do Estado, entre 12/16°C na maior parte do litoral e boa parte do vale do Itajaí e entre 4/7°C em pontos do topo da serra.  Máximas entre 19/25°C na maior parte de SC, 15/18°C no topo da serra/+ de 1300 m, 26/29°C no litoral centro norte e baixo vale do Itajaí.

 

Vento variável mais de nordeste a noroeste/sudoeste no litoral e áreas próximas, rajadas ocasionais acima dos 40/60 Km, períodos de fraco. Ondas com picos acima dos 0,5/1,0 m nas praias de mar grosso, acima ou em torno dos 3,0/3,5 m no alto mar. Ruim para navegação, mais barcos pequenos e médios. Vento variável, norte/noroeste a oeste/sudoeste com rajadas ocasionais acima dos 40/60 Km. Nas atividades ao ar livre, lavouras e pomares, colheita e tratamento, condições; ruim. De manhã/começo da tarde, melhor no leste e nordeste de SC.

 

SEXTA-FEIRA; Intensa massa polar sobre SC. Nublado com garoa/chuva fraca do oeste ao centro e serra, no topo da serra condições favoráveis a neve do fim da madrugada ao começo da noite nas áreas acima dos 1200/13000 m, pode ter ocorrência de chuva congelada isolada e rápida acima dos 900/1000 m do oeste ao planalto  centro sul. Melhora com sol no decorrer da tarde e limpa de noite. Demais áreas tempo bom com predomínio do sol. Extrema atenção com encostas.

 

Temperatura muito baixa, especialmente do oeste a serra. Mínimas -2/4°C na maior parte do Estado, entre 5/9°C na maior parte do litoral e boa parte do vale do Itajaí e entre -5/-2°C em pontos do topo da serra.  Máximas entre 5/11°C na maior parte de SC, 1/4°C no topo da serra/+ de 1300 m, 16/19°C no litoral centro norte e baixo vale do Itajaí.

 

Vento variável mais de oeste a sudoeste no litoral e áreas próximas, rajadas ocasionais acima dos 50/70 Km, períodos de fraco, vento bem frio. Ondas com picos acima dos 1,0 m nas praias de mar grosso/ressaca, acima ou em torno dos 3,5/4,0 m no alto mar. Ruim para navegação. Vento, oeste a sudoeste com rajadas ocasionais acima dos 50/70 Km. Extremamente gelado, sensação térmica média entre 0/-7°C, no topo da serra passa dos -10°C. Nas atividades ao ar livre, lavouras e pomares, colheita e tratamento, condições; ruim.  Boa no leste de SC.

 

SÁBADO; Intensa massa polar sobre SC. Predomina o céu claro em SC, pode ainda começar com nuvens no topo da serra.

 

Temperatura muito baixa do oeste a serra o dia todo e muito frio de noite no litoral e norte de SC. Mínimas -3/3°C na maior parte do Estado, entre 1/7°C na maior parte do litoral e boa parte do vale do Itajaí e entre -5/-2°C em pontos do topo da serra.  Máximas entre 10/15°C na maior parte de SC, 8/11°C no topo da serra/+ de 1300 m, 17/20°C no litoral e baixo vale do Itajaí. Geada ampla em SC, isolada no litoral e vale do Itajaí

 

Vento variável mais de oeste/sudoeste a sul no litoral e áreas próximas, rajadas ocasionais acima dos 20/40 Km, períodos de fraco a calmo. Ondas com picos acima dos 1,5 m nas praias de mar grosso/ressaca, acima ou em torno dos 3,5/4,0 m no alto mar. Ruim para navegação. Vento, noroeste a sudoeste com rajadas ocasionais acima dos 25/45 Km. Gelado no topo da serra. Nas atividades ao ar livre, lavouras e pomares, colheita e tratamento, condições; boa. O frio incomoda de manhã do oeste aos planaltos.

 

Última atualização do campo de neve para sexta-feira. Mantém o alerta para as telas antigranizo do topo da serra acima dos 1300/1400 m.

 

 

Semana que vem volta ao normal a previsão

 

Bruno Maon Fernandes/Meteorologista.

Ronaldo Coutinho/Agrônomo

4 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.