PRÓXIMA ATUALIZAÇÃO NA SEGUNDA-FEIRA.
PREVISÃO DO TEMPO PARA OS DIAS 29 e 30 DE MAIO DE 2021
https://www.meteorologistapiterscheuer.com/previsao-do-tempo
https://www.youtube.com/channel/UCGXu6BQZDlJhj99-wFroUEA/featured (AGROMETEORLOGIA). INFORMAÇÕES BEM DETALHADAS E SEM CUSTO, APENAS A INSCRIÇÃO NO CANAL.
https://www.youtube.com/channel/UCGEnQh_FXX9Qny0BqmUbZ2g (METEOROLOGIA)
ABAIXO A PREVISÃO AGROMETEOROLÓGICA.
SÁBADO
Madrugada e início da manhã com chuva e trovoada por conta do deslocamento de uma frente fria. Risco de temporais durante a madrugada. O tempo melhora gradualmente………..https://www.meteorologistapiterscheuer.com/previsao-do-tempo
Temperatura em queda de noite, mais forte na Serra. Mínima entre 0/3°C no fim da noite (maior parte de SC entre 8/13°C) em alguns pontos de baixadas e vales do Topo da Serra (região de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici, Painel e Urupema geada nas baixadas no fim da noite) e 4/7°C em alguns pontos (baixadas e vales) entre os Campos de Palmas a região de Fraiburgo/Curitibanos no fim da noite. Máximas oscilando entre 29/32°C (maior parte de SC entre 18/23°C) em pontos do Litoral Norte, região de Joinville. ALERTA; https://www.youtube.com/watch?v=LvNSWJlwZyM
►Condições favoráveis às atividades ao ar livre: maior risco para as de média e longa duração, maior parte de SC melhor de tarde com algum risco. Fazer um pente fino no terreno e retirar qualquer objeto que possa acumular água, combatendo o mosquito da dengue.
► Abril; foi um pouco abaixo da média na maior parte de SC, algumas estações ficaram perto ou acima da média e com extremos bem acentuados, tendo recorde de mínima no dia 28 com -6,4°C em S.Joaquim e -5,4°C em Urupema. As geadas ocorreram dentro do padrão com mais força no fim do mês. Outro destaque foi a chuva com valores muito baixos, algumas estações ficaram abaixo dos 3 mm e até 0,0 mm (Indaial), foi o pior abril desde 1978 em grande parte de SC. Tivemos perda de produtividade nas áreas de grãos. A estiagem se manteve forte em boa parte de SC, apenas no litoral é que foi mais suave. Acompanhar bem a previsão do tempo nas rádios (Coutinho/Piter).
►Nas fruteiras de clima temperado como uva e maçã, instabilidade em parte do sábado. Frio forte de domingo em diante com boa soma de horas de frio, bom para a dormência. Mantém a atenção com as doenças em hortas comerciais em relação a doenças de clima frio ao longo de toda a semana (ferrugem e antracnose, especialmente nas culturas como tomate/batata a requeima entre outras) além do risco de novas ocorrências de geada em várias áreas (mais nas áreas mais altas) na semana que vai entrar.
► Na safrinha e safra de inverno e mais detalhes; https://www.youtube.com/channel/UCGXu6BQZDlJhj99-wFroUEA.
► Semana que vai entrar é recomendável um cuidado maior com os produtores de plantas ornamentais tropicais, o frio será intenso com risco de algum dano. Muita atenção com o aquecimento de suínos e aves (filhotes de poucos dias). O frio volta a ficar mais forte de domingo em diante.
►Neste ano o risco para safrinha de milho (PR ao norte) será grande em virtude do atraso no seu plantio. Risco alto de estiagem nos primeiros meses (PR, MS, Triângulo Mineiro e SP) e redução mais rápida da chuva de maio em diante no MT e GO. Outro fator de peso poderá ser a geada entre maio a julho no Oeste do PR e meados de junho em diante no PR, MS e Sul e Oeste de SP. A La Nina estará atuando em 2021. Em SC acompanhe no canal do tempo; https://www.youtube.com/channel/UCGXu6BQZDlJhj99-wFroUEA
DOMINGO
Uma massa de ar seco e frio (sistema de alta pressão) mantém o tempo firme com sol e poucas nuvens do Oeste ao Sul do estado. Céu nublado ………..https://www.meteorologistapiterscheuer.com/previsao-do-tempo
Temperatura muito baixa ao amanhecer e noite, amena a baixa de tarde. Mínima entre -6/-3°C (maior parte de SC entre 2/7°C) em alguns pontos de baixadas e vales do Topo da Serra (região de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici, Painel e Urupema geada severa nas baixadas) e -3/0°C em alguns pontos (baixadas e vales) entre os Campos de Palmas a região de Fraiburgo/Curitibanos. Máximas oscilando entre 18/21°C (maior parte de SC entre 13/18°C) em pontos do Litoral e Extremo Oeste. Geada em vários pontos do Oeste ao Centro e Planalto Sul, risco no oeste do Planalto Norte.
►Condições favoráveis às atividades ao ar livre: maior parte de SC é boa. risco em Pontos do Nordeste do Estado, (mais ao norte). Fazer um pente fino no terreno e retirar qualquer objeto que possa acumular água, combatendo o mosquito da dengue.
► Abril; foi um pouco abaixo da média na maior parte de SC, algumas estações ficaram perto ou acima da média e com extremos bem acentuados, tendo recorde de mínima no dia 28 com -6,4°C em S.Joaquim e -5,4°C em Urupema. As geadas ocorreram dentro do padrão com mais força no fim do mês. Outro destaque foi a chuva com valores muito baixos, algumas estações ficaram abaixo dos 3 mm e até 0,0 mm (Indaial), foi o pior abril desde 1978 em grande parte de SC. Tivemos perda de produtividade nas áreas de grãos. A estiagem se manteve forte em boa parte de SC, apenas no litoral é que foi mais suave. Acompanhar bem a previsão do tempo nas rádios (Coutinho/Piter).
►Nas fruteiras de clima temperado como uva e maçã, instabilidade em parte do sábado. Frio forte de domingo em diante com boa soma de horas de frio, bom para a dormência. Mantém a atenção com as doenças em hortas comerciais em relação a doenças de clima frio ao longo de toda a semana (ferrugem e antracnose, especialmente nas culturas como tomate/batata a requeima entre outras) além do risco de novas ocorrências de geada em várias áreas (mais do Oeste a Serra) na semana que vai entrar.
► Na safrinha e safra de inverno e mais detalhes; https://www.youtube.com/channel/UCGXu6BQZDlJhj99-wFroUEA.
► Semana que vai entrar é recomendável um cuidado maior com os produtores de plantas ornamentais tropicais, o frio será intenso com risco de algum dano. Muita atenção com o aquecimento de suínos e aves (filhotes de poucos dias). O frio volta a ficar mais forte de domingo em diante. Atenção com o maquinário agrícola nas áreas mais altas e baixadas, especialmente no Topo da Serra com o frio intenso ao amanhecer (congelamento).
►Neste ano o risco para safrinha de milho (PR ao norte) será grande em virtude do atraso no seu plantio. Risco alto de estiagem nos primeiros meses (PR, MS, Triângulo Mineiro e SP) e redução mais rápida da chuva de maio em diante no MT e GO. Outro fator de peso poderá ser a geada entre maio a julho no Oeste do PR e meados de junho em diante no PR, MS e Sul e Oeste de SP. A La Nina estará atuando em 2021. Em SC acompanhe no canal do tempo; https://www.youtube.com/channel/UCGXu6BQZDlJhj99-wFroUEA
Litoral Sul: Criciúma, Tubarão, Urussanga, Araranguá.
*Nordeste: (Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte): Mafra, Rio do Sul, Joinville, Itajaí.
Litoral Central ou Grande Fpolis; Florianópolis.
**Faixa Leste; Leste do Planalto Norte, Médio e Baixo Vale do Itajaí, Grande Fpolis, Borda da Serra Geral e Litoral; Blumenau, Rio Negrinho, Joinville, Itajaí, Floripa, Criciúma.
Planalto Sul: Lages, Campos Novos, S.Joaquim, B.Retiro.
Meio Oeste/Centro: Fraiburgo, Curitibanos, Lebon Régis, Videira, Caçador, Joaçaba.
Oeste: Chapecó, Concórdia, Xanxerê, Ponte Serrada, Irani.
Extremo Oeste: São Miguel do Oeste, Itapiranga, Maravilha.
Geadas (dias) em 2021/Topo da Serra/SC
1 Janeiro
2 Fevereiro
1 março
13 abril
22 maio
0 junho
0 julho
0 agosto
0 setembro
0 outubro
0 novembro
0 dezembro
2021; 39 dias/geada e 19 dias com marcas negativas em SC.
0 DIAS COM NEVE E 0 DIA COM SINCELO
Curiosidade; dias com geada.
135 dias /2016
124 dias/2020
123 dias/2010
120 dias/2017
106 dias/2018 (todos os meses com geada).
DADOS DE SC, 28/5/2021
5 MENORES E MAIORES DE SC
MÍNIMA (28/5/21)
-2,0 PAINEL/G.HUGEN
-0,8 BOM JARDIM/F.KEISER
-0,8 SÃO JOAQUIM/F.KEISER
0,6 URUPEMA/EPAGRI
2,0 URUBICI/EPAGRI
MÁXIMA (28/5/21)
29,7 CAIBÍ/EPAGRI
29,7 ÁGUAS FRIAS/EPAGRI
28,7 ITAPIRANGA /EPAGRI
27,7 MARAVILHA/EPAGRI
27,6 OURO/EPAGRI
(28/5/21)
MÍNIMA/SC; -2,0°C/ 17,9°C PAINEL/G.HUGEN
MÁXIMA/SC; 29,7°C/ 10,8C CAIBÍ/EPAGRI
28/5/2021
CAPITAL/INMET HOJE; 11,3°C/ 22,2°C
CAPITAL/EPAGRI HOJE; 9,7°C/ 21,8°C
CAPITAL/NORTE DA ILHA/EPAGRI; 7,6°C/ 21,1°C
SANTO ANTÔNIO/CACHOEIRA/PARTICULAR; 10,4°C/ 21,4°C
RATONES/CHEIRO VERDE; –°C/ –°C
FLORIANÓPOLIS/SERTÃO DO RIBEIRÃO/TOMÁS W. RUAS; 7,7°C/ 20,9°C
MAFRA/EPAGRI; 9,5°C/ 23,1°C
CHAPECÓ/INMET; 17,3°C/ 25,7°C
S.JOAQUIM/CLIMATERRA; 10,9°C/ 17,6°C
S.JOAQUIM/A MÍN. MAIS BAIXA; -0,8°C/ 17,8°C/PERICÓ/F.KEISER
OBS;
EM 2016; 135 DIAS (RECORDE) COM GEADA NO TOPO DA SERRA (85 DIAS SÓ NO PÁTIO DA CLIMATERRA), 8 DIAS COM NEVE E 7 COM SINCELO. TEVE 68 DIAS COM MÍNIMAS NEGATIVAS NO TOPO DA SERRA E 70 DIAS EM SC. NA CLIMATERRA TIVEMOS 25 DIAS COM MÍNIMA NEGATIVA, RECORDE ERA EM 2013/2000 COM 22 DIAS.
2020 COM 78 DIAS COM MIN. NEGATIVAS.
2021 COM 19 DIAS COM MIN. NEGATIVAS.
SÃO JOAQUIM;
NO SÁBADO
NASCER DO SOL; 07h:02
PÔR DO SOL; 17h: 32
http://estacoes.forcontrol.com.br/ (temperatura em diversas cidades do Brasil)
https://www.facebook.com/pages/Climaterra-Meteorologia-e-Agronomia/619930311412125
► Piter Scheuer – Meteorologista – CREA/SC 154169-9
► Ronaldo Coutinho – Engenheiro Agrônomo – CREA/SC nº 26.681-3
►CLIMATERRA


