PREVISÃO DO TEMPO PARA O DIA 15 DE JULHO DE 2021
https://www.meteorologistapiterscheuer.com/previsao-do-tempo
https://www.youtube.com/channel/UCGXu6BQZDlJhj99-wFroUEA/featured (AGROMETEORLOGIA). INFORMAÇÕES BEM DETALHADAS E SEM CUSTO, APENAS A INSCRIÇÃO NO CANAL.
https://www.youtube.com/channel/UCGEnQh_FXX9Qny0BqmUbZ2g (METEOROLOGIA)
ABAIXO A PREVISÃO AGROMETEOROLÓGICA.
QUINTA FEIRA
Áreas de instabilidades reforçadas pelo ingresso de uma frente fria favorecem pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas………..https://www.meteorologistapiterscheuer.com/previsao-do-tempo
Temperatura ainda alta no Nordeste de SC e em declínio do Oeste ao Sul de SC, cai nas outras regiões com a passagem da frente fria. Mínima entre 6/9°C no fim da noite (maior parte de SC entre 10/15°C) em alguns pontos de baixadas no Topo da Serra (região de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici, Painel e Urupema). Entre 9/12°C em alguns pontos (baixadas e vales) na região dos Campos de Palmas em direção a região de Fraiburgo/Curitibanos/Lages. Máximas oscilando entre 26/29°C (maior parte de SC entre 16/21°C) em pontos do Litoral, mais o Norte e Baixo Vale do Itajaí.
►Condições favoráveis às atividades ao ar livre: regular a ruim do Oeste ao Centro, Serra e Sul no decorrer do período. Decorrer da tarde em diante nas demais áreas. Fazer um pente fino no terreno e retirar qualquer objeto que possa acumular água, combatendo o mosquito da dengue.
► Junho; abaixo da média na temperatura e com extremos bem acentuados, tendo recorde de mínima na estação do Morro da Igreja/Inmet no dia 26 com -7,5°C em B. Jardim da Serra (2008/2021). As geadas foram mais amplas e fortes e ficaram acima da média (18 dias em junho no Topo da Serra), sendo que o frio ficou acentuado do dia 11/12 em diante, o começo do mês foi quente. Outro destaque foi a sequência de 3 dias seguidos de neve, algo que a mais de 23/25 anos ou mais que não acontecia em junho. Também foi a maior camada de neve em S.Joaquim/Urupema desde 1996. Chuva com valores perto e acima da média na maioria das estações, irregular, tendo dois eventos bem fortes no Litoral. A estiagem deu uma trégua e volta em julho. Acompanhar bem a previsão do tempo nas rádios (Coutinho/Piter) e no Canal do Tempo (https://www.youtube.com/channel/UCGXu6BQZDlJhj99-wFroUEA)
►Nas fruteiras de clima temperado como uva e maçã; o frio segue com muita qualidade para as fruteiras de clima temperado e cereais e pastagens de inverno em julho. Até o momento o inverno segue muito bom para as fruteiras de clima temperado. Mantém a atenção com as doenças em hortas comerciais em relação a doenças de clima frio, muita umidade e temperatura ideal para as doenças (ferrugem e antracnose, especialmente nas culturas como tomate/batata a requeima entre outras). Para mexer no solo a umidade está favorável no Vale do Itajaí e Leste de SC, desaconselhável na maioria das localidades, muito seco. Deve melhorar após a passagem da frente fria. Pode ficar um pouco melhora para o transplante de mudas de fumo na passagem da frente fria. Porém o risco de geada danosa é alto na semana que vem em vários pontos fumageiros (19 a 23). Risco de danos em fruteiras bem precoces temperadas (fruta de caroço) em pontos do Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Centro de SC, do dia 18 a 23. Atenção com tanques de peixes de clima mais quente, o frio pode prejudicar do dia 18/23.
► Adubação de cobertura no trigo poderá ser favorável no tem previsão de chuva no dia 15, 16 e 17 ainda pode ter alguma chuva fraca e isolada no Nordeste de SC. Na safrinha e safra de inverno e mais detalhes; condições para o trigo e outras culturas no Cone Sul…. https://www.youtube.com/channel/UCGXu6BQZDlJhj99-wFroUEA.
► Muita atenção com o aquecimento de suínos e aves (filhotes de poucos dias) próximos dias. Atenção com cultivos comerciais de plantas tropicais com atenção ao frio (risco de danos). Mais detalhes no https://www.youtube.com/channel/UCGXu6BQZDlJhj99-wFroUEA. Cone Sul.
► A La Nina estará atuando no segundo semestre de 2021. Detalhes no canal do tempo; https://www.youtube.com/channel/UCGXu6BQZDlJhj99-wFroUEA
► Mais informações acompanhe no canal do tempo; https://www.youtube.com/channel/UCGXu6BQZDlJhj99-wFroUEA E https://www.youtube.com/user/Piter9508
Litoral Sul: Criciúma, Tubarão, Urussanga, Araranguá.
*Nordeste: (Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte): Mafra, Rio do Sul, Joinville, Itajaí.
Litoral Central ou Grande Fpolis; Florianópolis.
**Faixa Leste; Leste do Planalto Norte, Médio e Baixo Vale do Itajaí, Grande Fpolis, Borda da Serra Geral e Litoral; Blumenau, Rio Negrinho, Joinville, Itajaí, Floripa, Criciúma.
Planalto Sul: Lages, Campos Novos, S.Joaquim, B.Retiro.
Meio Oeste/Centro: Fraiburgo, Curitibanos, Lebon Régis, Videira, Caçador, Joaçaba.
Oeste: Chapecó, Concórdia, Xanxerê, Ponte Serrada, Irani.
Extremo Oeste: São Miguel do Oeste, Itapiranga, Maravilha.
Geadas (dias) em 2021/Topo da Serra/SC
1 Janeiro
2 Fevereiro
1 março
13 abril
24 maio
18 junho
13 julho
0 agosto
0 setembro
0 outubro
0 novembro
0 dezembro
2021; 72 dias/geada e 46 dias com marcas negativas em SC.
3 DIAS COM NEVE E 3 DIA COM SINCELO
Curiosidade; dias com geada.
135 dias /2016
124 dias/2020
123 dias/2010
120 dias/2017
106 dias/2018 (todos os meses com geada).
DADOS DE SC, 14/7/2021
5 MENORES E MAIORES DE SC
MÍNIMA (14/7/21)
1,9 VARGEM BONITA/F.KEISER
2,4 ÁGUA DOCE/F.K
4,0 B.JARDIM/F.K
4,2 S.JOAQUIM/F.K
4,3 CAMPO ALEGRE/DSOARES
OBS; AS 5 MENORES DE SC E BRASIL EM 2021
-12,0 PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA/RJ/PWX EM 1/7/2021
-9,9 PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA/RJ/INMET EM 1/7/2021
-9,0 BOM JARDIM/F.KEISER EM 26/5/2021
-8,9 PAINEL/G.HUGEN EM 26/5/2021
-8,1 VARGEM BONITA/F.K EM 25/5/2021
MÁXIMA (14/7/21)
28,5 PRAIA GRANDE/EPAGRI
28,4 GARUVA/EPAGRI
28,2 ÁGUAS MORNAS/EPAGRI
27,9 CORUPÁ/EPAGRI
27,8 PRAIA GRANDE/EPAGRI
(14/7/21)
MÍNIMA/SC; 1,9°C/ 23,4°C VARGEM BONITA/F.KEISER
MÁXIMA/SC; 28,5°C/ 14,1°C JARAGUÁ DO SUL/EPAGRI
14/7/2021
CAPITAL/INMET HOJE; 15,8°C/ 25,8°C
CAPITAL/EPAGRI HOJE; 15,0°C/ 27,5°C
CAPITAL/NORTE DA ILHA/EPAGRI; 14,1°C/ 26,6°C
SANTO ANTÔNIO/CACHOEIRA/PARTICULAR; 15,8°C/ 27,5°C
FLORIANÓPOLIS/SERTÃO DO RIBEIRÃO/TOMÁS W. RUAS; 15,5°C/ 23,7°C
MAFRA/EPAGRI; 6,8°C/ 24,0°C
CHAPECÓ/INMET; 15,8°C/ 24,5°C
S.JOAQUIM/CLIMATERRA; 9,9°C/ 19,6°C
S.JOAQUIM/A MÍN. MAIS BAIXA; 4,2°C/ 20,8°C/PERICÓ/F.K
OBS;
EM 2016; 135 DIAS (RECORDE) COM GEADA NO TOPO DA SERRA (85 DIAS SÓ NO PÁTIO DA CLIMATERRA), 8 DIAS COM NEVE E 7 COM SINCELO. TEVE 68 DIAS COM MÍNIMAS NEGATIVAS NO TOPO DA SERRA E 70 DIAS EM SC. NA CLIMATERRA TIVEMOS 25 DIAS COM MÍNIMA NEGATIVA, RECORDE ERA EM 2013/2000 COM 22 DIAS.
2020 COM 78 DIAS COM MIN. NEGATIVAS.
2021 COM 46 DIAS COM MIN. NEGATIVAS.
SÃO JOAQUIM;
NA QUINTA FEIRA
NASCER DO SOL; 07h:10
PÔR DO SOL; 17h: 40
http://estacoes.forcontrol.com.br/ (temperatura em diversas cidades do Brasil)
https://www.facebook.com/pages/Climaterra-Meteorologia-e-Agronomia/619930311412125
► Piter Scheuer – Meteorologista – CREA/SC 154169-9
► Ronaldo Coutinho – Engenheiro Agrônomo – CREA/SC nº 26.681-3
►CLIMATERRA


