in

Instalado em São Joaquim a Wind Machine, a primeira máquina antigeada no Brasil

Os técnicos americanos da OrchardRite fizeram na manhã desta quarta-feira (15) a apresentação do sistema de funcionamento da primeira Wind Machine, também conhecida como Torre de ventilação antigeada estacionária, no pomar da Família Umemya na localidade de Morros Altos no município de São Joaquim.

Além da localidade de Morros Altos uma outra torre foi também instalada na localidade de Santo Antão / Caminhos da Neve no ponto onde mais ocorre geadas no Brasil. De acordo com os técnicos da OrchardRite o equipamento consiste na tecnologia do vento com uma hélice rotação vertical e que ainda gira 360º na horizontal cobrindo uma área de até 06 hectares, essa ação de forte ventilação impede a formação da geada na área de cobertura da torre.

Além do mais a máquina utiliza um motor caterpillar e uma sistema de ligamento automático que é predefinido por um aplicativo que funciona também através do celular. Entre as configurações disponíveis, informa que o aparelho e pode se ligar automaticamente quando a temperatura estiver em torno de 3º graus e se aproximando de 0ºC através de vários sensores espalhados pelo pomar , e ele pode se desligar após a temperatura voltar a subir a casa de 4ºC.

Vento de 21.3 milhas por hora que corresponde a uma velocidade de 34.2km/h

Eu tenho perdido com a geada já faz algum tempo, quando eu não perco na quantidade eu perco na qualidade, então eu fui buscar essa tecnologia no Estados Unidos, eu tive lá há 30 anos atrás e eles já usavam esse sistema. No ano passado, então, retornei ao Estados Unidos e fui conhecer melhor o sistema, visitei a fábrica, coletei todas as informações e agora finalmente estamos aqui instalando máquina no Brasil. Ainda temos algumas dúvidas, pois o clima pode se mostrar diferente, pode haver alguns fatores que se diferenciam, mas nos Estados Unidos ele á amplamente usado, então acredito que vá funcionar bem aqui” Respondeu o investidor Makoto Umemya.

Makoto Umemya

Esse é o primeiro equipamento Wind Machine instalado no Brasil que serve para proteger a safra da maçã para que ela não seja danificada pela geada e é usada em todas as partes do mundo. Essa máquina que foi instalada em São Joaquim é o nosso modelo mais efetivo e que tem a potencia para cobria até 6 hectares de pomar. Ela custa em torno de 35 mil dólares, mas tem um custo benefício ótimo se comparado ao que o produtor pode ter de prejuízo em uma safra,além disso ele protege contra a geada, além de manter as frutas fresca protegidas contra as bactéria e fungos.” respondeu Curtis Holden o representante internacional da  OrchardRite.


Curtis Holden em entrevista para o repórter Bebeto da Rádio Difusora

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2ª Edição do Costelaço da Agricultura Familiar em São Joaquim

PREVISÃO DO TEMPO NOS DIAS 16 A 19 DE AGOSTO DE 2018.