A breve história da lenda “Tio Cride Palma” o maior tradicionalista que São Joaquim já conheceu

César Palma mostra orgulhoso a foto do pai Tio Cride

Neste especial dia 20 de Setembro se comemora o dia do Gaúcho, a data é considerada como feriado estadual no estado do Rio Grande do sul. Esta é uma data que serve de homenagem a um dos episódios mais importantes para a comunidade dos gaúchos, que é a Revolução Farroupilha que ocorreu em 20 de setembro de 1835. Porém, mais do que isso, é dia de relembrar os tradicionalistas que marcaram a história de São Joaquim, assim como fez o também tradicionalista César Palma que relembrou a história do seu pai o Euclides Palma, Tio Cride que foi um dos maiores ícones gaúchos da Cidade da Neve.

Chapéu, lenço, pala, esporas no ombro, bombacha, bota, laço, viola e gaita… Tio Cride sentado em cima de uma taipa na mais icônica das imagens feitas desta lenda joaquinense do tradicionalismo…

Nascido em São Joaquim, na Fazenda dasPalmas, em 28 de Agosto de 1918, foi um dos fundadores do CTG Minuano Catarinense, um exímio laçador, um poeta que escrevia poesias chucras e que serviu como garoto propaganda para o centenário de fundação de São Joaquim. Tio Cride foi ainda destaque em diversos jornais e revistas de todo o Brasil demonstrando o tradicionalismo presente de coração e alma num homem fervoroso e perseverante.

Várias publicações com a lenda do tradicionalismo

Na década de 60, juntamente com Saulo Araújo, Eno palma, Vidal Oliveira, Gentil Camargo, Hilário Camargo, Ninica Goulart, Brasiliano Camargo entre outros iniciou os primeiros torneios de laço na Associação Rural de São Joaquim juntamente com o Potreiro da Querência do Tio brasa.

Tio Cride faleceu em 1993 ao 75 anos (agora, em 2018, faria 100 anos). Ele foi um excelente orelhador de cavalos chucros , amadrinhou centenas e mais centenas de cavalos chucros, sequencia que foi seguida à risca pelo seu filho César Palma como a continuação do trabalho deixado pelo pai.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.