Editorias

NotíciasClimaterraSanta CatarinaSaúdeAgriculturaSerra Catarinense

Contato

WhatsApp: +55 49 9 9157-6299Fale com o São Joaquim Online
Agência São Joaquim Online
Redimensionador de fonteAa
Agência São Joaquim OnlineAgência São Joaquim Online
Pesquisar
  • Notícias
  • Climaterra
  • Santa Catarina
  • Saúde
  • Agricultura
  • Serra Catarinense
Siga-nos
Contato
WhatsApp: +55 49 9 9157-6299
Fale com o São Joaquim Online
- PUBLICIDADE -

Início » Destaque » Tornado confirmado em três municípios do Rio Grande do Sul;  “Coisa de filme” diz Agricultor

Destaque

Tornado confirmado em três municípios do Rio Grande do Sul;  “Coisa de filme” diz Agricultor

Radar
Última atualização: 29 de julho de 2026 10:31
Radar
4 min de leitura
Compartilhar

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou a ocorrência de um tornado na tarde desta terça-feira (28) no interior dos municípios de Giruá, Sete de Setembro e Senador Salgado Filho. Conforme o órgão, o fenômeno foi registrado por volta das 18h25 e esteve associado a uma supercélula, tipo de tempestade caracterizada pela presença de uma corrente ascendente giratória. A Defesa Civil informou que esse tipo de sistema costuma provocar granizo de grande tamanho, rajadas intensas de vento e, em situações como a registrada, tornados.

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a principal característica de um tornado é o desenvolvimento vertical, que pode ultrapassar 15 mil metros de altura.

Os tornados são definidos como grandes redemoinhos de vento e colunas de ar que giram de forma violenta até tocar o solo.

A Defesa Civil do Estado informou que emitiu um Alerta Laranja para a região às 17h14, alertando para o risco de tempestade severa com queda de granizo e rajadas intensas de vento, com validade até as 20h10. Conforme o Centro de Monitoramento, o aviso foi elaborado com base nas informações do radar meteorológico de Chapecó (SC). No entanto, o equipamento estava localizado a cerca de 200 quilômetros da tempestade, e o feixe mais baixo do radar atingia uma altitude superior a 4,5 quilômetros na área onde ocorreu o tornado, o que impossibilitou a identificação de uma rotação próxima da superfície que pudesse indicar a formação do fenômeno.

A Defesa Civil do Estado, por meio da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Santo Ângelo (Crepdec 5), permanece na região realizando o levantamento das informações para definir o envio de materiais e itens de ajuda humanitária aos municípios que necessitarem de apoio.

A Defesa Civil do Estado informou que a população pode acompanhar os alertas e avisos vigentes, além de informações sobre eventos adversos, por meio do portal prepara.rs.gov.br/elnino. O sistema também reúne dados em tempo real sobre o nível dos rios, imagens de radar meteorológico, informações da rede de monitoramento hidrometeorológico e outros serviços de utilidade pública.

O agricultor Renan Bayer filmou a formação de um tornado no interior de Giruá, no Noroeste do Rio Grande do Sul, no fim da tarde de terça-feira (28). As imagens foram gravadas na estrada que divide o município e Senador Salgado Filho. “Parecia coisa de filme, que a gente nunca ia ver na vida”, relatou o morador.

Bayer acompanhou o avanço do fenômeno até deixar o local às pressas. “Fiz umas quantas gravações, até que tive que fugir”, disse. Ele não sofreu danos, mas contou que os ventos destruíram galpões de uma propriedade vizinha: “Pegou em um vizinho meu, nos galpões dele lá, que arrancou tudo”.

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil apontou que o tornado ocorreu por volta das 18h25 e se associou a uma supercélula, tempestade com corrente ascendente giratória. Giruá, Sete de Setembro e Senador Salgado Filho registraram danos em casas, queda de árvores e problemas na rede elétrica. Ao menos sete pessoas ficaram feridas nas três cidades, segundo os levantamentos divulgados até a noite de terça-feira.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
MARCADO:GiruáMancheteNotíciasRio Grande do SulTemporalTornado
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp E-mail Copiar link Imprimir
Artigo anterior Rodovia na Serra do Rio do Rastro é interditada após Deslizamentos de rochas
Próximo artigo Como funciona, na prática, a classificação para a Copa Libertadores
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Tempo
14°C
São Joaquim
chuva fraca
14° _ 14°
94%
3 m/s
sáb
14 °C
dom
12 °C
seg
17 °C
ter
18 °C
qua
19 °C
Nos encontre nas Redes Sociais
- Publicidade -
Ad image

VEJA TAMBÉM

Bom Jardim da SerraDestaque

Doze famílias estão mais perto da casa própria em Bom Jardim da Serra

5 meses atrás
AcontecimentosBombeiros

Criança de 6 anos é picada em SC por cobra mais venenosa do país

5 anos atrás
Destaque

Pizzaria “La Pasta” – A mais nova e saborosa pizza de São Joaquim

4 anos atrás
Vinho

Festa das Bruxas com Vinho Premiado na Villa Francioni

7 anos atrás

Editorias

  • Notícias
  • Climaterra
  • Santa Catarina
  • Saúde
  • Agricultura
  • Serra Catarinense

Siga o São Joaquim Online

Facebook Youtube Instagram Tiktok

WhatsApp:
+55 49 9 9157-6299

Institucional

  • Sobre o São Joaquim Online
  • Anuncie no SJO
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Expediente
  • Correções
  • Política Editorial

© 2026 São Joaquim Online — Todos os direitos reservados.

Carregando comentários...
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?