‘Desafio Euphoria’ preocupa pais e professores, conheça os riscos

Zendaya em Euphoria Imagem: HBO Max

Um desafio que tem viralizado no TikTok entre adolescentes tem preocupado bastante pais, médicos e profissionais da educação. Chamado de “Desafio Euphoria”, em referência à série da HBO, a “trend” consiste em raspar pó de corretivo e inalar, simulando o uso de cocaína.

Vídeos de alunos fazendo o desafio Euphoria são facilmente encontrados em diferentes redes, mas são mais comuns no TikTok. A maior parte dos vídeos são gravados durante intervalos ou nos banheiros das escolas, porém, existem até vídeos gravados dentro de salas de aula.

Risco de intoxicação

De acordo com médicos ouvidos pelo portal G1, a inalação de corretivo pode causar danos às mucosas e agravar casos de doenças inflamatórias das vias aéreas, como rinite e sinusite. Além disso, existe o risco de algum tipo de intoxicação pelo produto.

O desafio Euphoria tem sido bastante reprimido por autoridades da educação, levando a suspensões, expulsões e até a solicitação da presença de policiais nas escolas. Até o momento, foram registrados casos de punições nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Escolas em alerta

Alguns desses casos foram descritos nas redes sociais por alunos que presenciaram seus colegas sendo suspensos ou expulsos. Algumas escolas também emitiram comunicados informando sobre o desafio e pedindo aos pais para observarem os celulares de seus filhos e o que eles publicam nas redes sociais.

“Fiquem atentos aos celulares e conteúdos que os filhos têm acesso na internet. Estamos de olho em nossos alunos, caso ocorra dentro de nossa unidade os pais ou responsáveis serão chamados na escola”, escreveu a direção da escola Comendador Guilherme Giorgi, na Zona Leste de São Paulo.

Apesar da classificação etária 18+ e da transmissão em um canal a la carte da TV fechada, a série Euphoria, que inspirou o desafio, tem feito muito sucesso entre os adolescentes em idade escolar. Contudo, existem críticas de uma certa “glamourização” do uso de drogas dentro da série.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.