in

Chuva de granizo atinge localidade do Luizinho em São Joaquim e provoca prejuízos para agricultores

Chuva de Granizo - Luizinho (1)

Nem mesmo as telas antigranizo suportaram o impacto e o peso…

Uma forte tempestade de granizo atingiu a região leste e sudeste do município de São Joaquim provocando um grande rastro de destruição nas lavouras e pomares de maçã.

telas antigranizo foram insuficientes... Não ficou nenhuma macieira intacta embaixo dessas telas macieira telas antigranizo foram insuficientes… Não ficou nenhuma macieira intacta embaixo dessas telas macieira

Eram por volta dás 16h30min quando uma avantajada linha de tempestade se formou a leste da cidade de S.Joaquim até a região de Ausentes/RS, a linha de chuva e trovoada permaneceu por horas com chuva e trovoada entre S.Joaquim/Bom Jardim e Ausentes, com granizo médio a forte em vários trechos, confirmando o temor dos agricultores ao verem as temerárias nuvens escurecidas com tons azuis chegando a região dos pomares das localidades de Despraiado e Luizinho em S.Joaquim.

A localidade do Luizinho é a maior produtora de maçã do município de São Joaquim, por isso a grande preocupação com as áreas afetadas.

Segundo os produtores a tempestade adentrou em forma de redemoinho e as telas de proteção antigranizo não suportaram o impacto e o peso das pedras de gelo fazendo com que a produção de mação para a safra 2015 fossem atingidas em cheio.

Segundo o produtor Valdinei da Silva Selane da localidade do Luizinho (próximo a sublocalidade da “Seis”) teve toda sua produção de 3ha afetada e até mesmo as que estavam embaixo da tela. Conforme mostram as imagens.

 

Maçã foi atingida em cheio pelo granizo mesmo embaixo das telas... Maçã foi atingida em cheio pelo granizo mesmo embaixo das telas…

-Eu estava no pomar na hora da chuva então corre para uma casinha (ainda dentro do pomar) achei que iria acabar o mundo, a chuva desceu por trás de um morro e impactou fortemente no pomar. Tentei abrir a porta mas o vento empurrou de volta, o próprio vento não deixava sair para fora. As telas começaram a arrebentar, outras a baixar. O elástico da tela trabalhou bastante, senão seriam arrancadas com postes e tudo Achei que iria acabar o mundo. Declarou Valdinei.

De acordo com o Climaterra a temperatura neste momento baixou de 28° para 18° em apenas uma hora. Além disso os modelos do radar do Morro da Igreja indicavam uma forte precipitação no local.  A previsão do tempo ainda indica novas ocorrências de granizo para esta semana.

Veja as imagens:Chuva de Granizo - Luizinho (2) Chuva de Granizo - Luizinho (3) Chuva de Granizo - Luizinho (5) Chuva de Granizo - Luizinho (7) Chuva de Granizo - Luizinho (8) Chuva de Granizo - Luizinho (9) Chuva de Granizo - Luizinho (10) Chuva de Granizo - Luizinho (11) Chuva de Granizo - Luizinho (12) Chuva de Granizo - Luizinho (13) Chuva de Granizo - Luizinho (14) Chuva de Granizo - Luizinho (15)

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Previsão do tempo para os dias 9 e 10 de dezembro de 2014

Previsão do tempo para os dias 10 e 11 de dezembro de 2014, verão/2015