Com um investimento de R$ 13 milhões – Praça João Costa é reinaugurada em Lages

O povo lageano recebeu um grande presente na comemoração de 253 anos de fundação do município, no dia 23 de novembro, um ato solene marcou a reinauguração da praça João Costa. Foi o desfecho de uma história iniciada ainda em 2012, logo após o colégio Aristiliano Ramos ter sido interditado. A população compareceu em peso para conferir a novidade, assim como lideranças políticas e empresariais de Lages, região e do estado. Os presentes puderam acompanhar apresentações dos alunos da Escola de Artes Elionir Camargo Martins, do Coral Vozes da Liberdade e dos músicos Éder Goulart, Oswaldir e Quinteto Nativo.

A reinauguração da praça João Costa faz parte de uma das primeiras etapas de revitalização da área central de Lages, assim como a adição da rede subterrânea de energia elétrica e a substituição dos postes de concretos por metálicos, sem fiação aérea. Os próximos passos são a revitalização do calçadão Túlio Fiúza de Carvalho e da praça João Ribeiro (da Catedral), cuja ordem de serviço foi assinada neste sábado pelo prefeito Antonio Ceron e pelo vice Juliano Polese. A revitalização completa do Centro tem um investimento total de R$ 13 milhões, com recursos oriundos do Governo do Estado.

Uma praça voltada às famílias, à cultura, às artes e ao encontro de pessoas

 

O novo espaço é amplo. Conta com um palco fixo com 13 metros de comprimento por oito de profundidade destinado para apresentações e shows. Atrás dele, em homenagem ao antigo colégio, está o Espaço Cultural Aristiliano Ramos, cujo propósito é fomentar iniciativas culturais como a realização de feiras e lançamento de livros, exposição de artes, etc. O local é ladeado com murais com fotografias que contam parte da história e da tradição de Lages. Na lateral da praça existem o Armazém das Artes (de comercialização do artesanato local), a Central de Informações Turísticas, um Posto Avançado da Polícia Militar e mais uma sala, que pode acolher uma cafeteria/revistaria/lanchonete (será definida por processo licitatório).

O antigo chafariz está mais moderno, com uma fonte interativa musical, a qual muitas crianças aproveitaram para brincar e se banhar sob o forte sol da manhã de sábado. Também ganhou iluminação noturna e a água é reaproveitada com um bombeamento eletrônico localizado no reservatório abaixo do solo. A praça se tornou mais viva com a adição de um parque infantil e de uma academia da terceira idade. A população reclamou da falta de árvores para se protegerem do sol, mas espécies nativas como pau-ferro, aroeira, ingá-feijão, ipê, entre outras, foram plantadas no local e devem saciar esta demanda ao longo dos anos.

Após os discursos das autoridades, houve o enterro de uma “cápsula do tempo” com cartas de 30 crianças da rede municipal de ensino, do prefeito Ceron e do vice Juliano sobre o que esperam de Lages para quando o município completar 300 anos, no dia 22 de novembro de 2066. Junto das cartas, estão publicações da imprensa local da última semana. O ato faz alusão a capsula do tempo encontrada durante as obras de demolição do Colégio Aristiliano Ramos, a qual guardava lembranças dos anos de 1930, quando da inauguração do educandário. Por fim, os presentes puderam saborear um bolo de 253 quilos, preparado pela equipe da Padaria Municipal e Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional de Lages.

 

Quem foi João Costa?

 

Invariavelmente, todo lageano passa pelo calçadão da praça João Costa, localizado no Centro da cidade, ainda mais nesse momento de modernização do espaço. No entanto, poucos devem saber quem é o ilustre dono do nome que batiza o local. João José Teodoro da Costa foi um dos maiores proprietários de terras em Santa Catarina, além de ter sido uma importante figura política e da difusão cultural na sua época.

Nasceu em uma fazenda na divisa entre Lages e São Joaquim, no dia 11 de setembro de 1849, filho de Laurentino José da Costa e Prudência Muniz de Saldanha Costa. Foi casado com Ana Domingues Vieira da Costa e tiveram cinco filhos: Celestina, Juventina, Julieta, Honorina e Otacílio Vieira da Costa (quatro vezes deputado estadual e que dá nome à rua onde fica localizada a Câmara de Vereadores de Lages). Faleceu em Lages no dia 21 de março de 1931, sendo que seus restos mortais encontram-se no Cemitério Cruz das Almas.

João Costa estudou em Lages e aos 17 anos ensinava as primeiras letras aos familiares e filhos de fazendeiros da região. Mecenas das artes, participou da criação do Clube Literário e Recreativo 1º de Julho em 1896, construiu o Teatro São João, sendo co-fundador das sociedades teatrais Perseverança Phoenix Lageana.

 

Foi responsável por financiar o primeiro jornal de Lages, “O Lageano”, fundado em 14 de abril de 1883. Escreveu artigos para jornais e o manuscrito de 198 páginas Reminiscências, sobre a política lageana do final do século XIX. Tais atos inspiraram seu neto, Licurgo Costa, a relatar a história da cidade no famoso Continente das Lajens.

A partir de 1880 tornou-se escrivão de órfãos, função ligada ao Juizado de Órfãos, que tinha como atribuição zelar pelos órfãos de sua jurisdição e de seus bens, quando oriundos de famílias abastadas, e de zelar e proceder à guarda às instituições filantrópicas dos órfãos sem bens. Foi eleito vereador de Lages em 1890, sendo presidente da Câmara Municipal, cargo que ocupou até tomar posse como deputado constituinte em 1891, na primeira legislatura do Congresso Representativo de Santa Catarina. Foi deputado em mais duas legislaturas (1901 a 1906), sendo que antes disso voltou a ser vereador em Lages.

 

Abaixo, confira alguns depoimentos sobre o novo espaço do lageano. Você também pode assistir a matéria da TV Câmara sobre a inauguração.

 

“Está de parabéns a administração, ficou muito bonita mesmo, então Lages ganha com isso. Poderia ter muitas mais obras se nós tivéssemos mais deputados federais representando Lages, ao exemplo do Oeste, que desenvolve muito porque tem quatro, cinco deputados em Brasília. O povo lageano tem que olhar com consciência, votar nas pessoas que venham ajudar Lages”.

Presidente da Câmara de Lages, vereador Vone Scheuermann (MDB).

 

“Isso aqui não é do Salto, não é dos Índios, Penha, Novo Milênio, Guarujá, Frei Rogério, é das pessoas de Lages. Só tem sentido todo o esforço feito para que Lages tenha orgulho – como sempre teve – desta praça e que aqui volte a ser o lugar do bate-papo fraterno, do embate, da cornetagem, das grandes discussões políticas lideradas por Aristiliano e Nereu Ramos”.

Prefeito de Lages, Antonio Ceron.

 

“A memória coletiva de uma cidade é uma praça, é o ponto de encontro da sociedade como um todo. E aqui tem uma história extraordinária, que com que ela está nova, bonita, é um presente para a cidade no dia de seu aniversário. E a gente está muito feliz de ajudar nesta parceria”.

Ex-prefeito e ex-governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo.

 

“A Praça João Costa é o símbolo do coração da cidade de Lages, é um espaço democrático, dos debates, agora toda revitalizada é um orgulho para todos nós, lageanos e serranos. (… ) Meu reconhecimento e meu agradecimento a todos que lutaram nestes oito anos para que isso pudesse ser uma realidade”.

Deputada federal Carmen Zanotto.

 

“Nos sentimos felizes de entregar uma obra dessa magnitude, que vem engrandecer ainda mais a nossa cidade e resgatar alguns valores, família, relacionamento e um lugar de lazer para que todos possam transitar”.

Presidente da Junta Comercial do Estado, Juliano Chiodelli, representando o Governo de Santa Catarina

Fotos: Nilton Wolff (Câmara de Lages) e Marcela Ramos (Correio Lageano – CLmais)

Texto: Everton Gregório – Jornalista

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.