in ,

São Joaquim têm o primeiro casamento da história com intérprete de libras

Para o amor não existem barreiras, qualquer dificuldade deve ser encarada como um desafio, e com ele a superação é fundamental nos dias de hoje. São Joaquim teve o registro da primeira celebração de um casamento com intérprete em libras em sua história, devido a noiva ter deficiência auditiva,além dela uma das madrinhas também é surda.

 

A celebração do casamento religioso do casal Luíz César Oliveira Farias e Bruna Marafigo Borges Cardoso foi realizada na igreja Martriz em São Joaquim no sábado (03), às 19h. O celebrante foi o Padre Victor José Grassi com o auxílio da intérprete Fabiane Ventura de Jesus. Para a a felicidade estar completa foram convidados para ser padrinhos do casal, Mário Nunes Flores e Ilzete Maria Vieira Flores e Jailton Duarte Fortunato e Franciele Martins de Farias Fortunato.

 

O noivo estava muito nervoso, mas tem certeza que será muito feliz com a esposa. “Ele me ama muito. Sabe que vai ter que ter responsabilidade dobrada, estamos a espera da  nossa filha Luiza”, afirma Bruna.

 

A ideia de ter uma interprete foi fundamental para a comunicação entre todos os presentes. Bruna nasceu com uma deficiência auditiva mas seu esposo é ouvinte, eles se conheceram há oito anos atrás enquanto estudavam no colégio São José. Apesar da dificuldade os dois conseguem se comunicar muito bem.

 

 

 

Luíz César está aprendendo um pouquinho em libras, sua esposa está ensinando a ele. “Nossa dificuldade é aprender falar português e escrever, porque a língua de sinais é diferente e também não ouço a conversa para escrever certo”, explica Bruna.

 

O padre Victor disse que a celebração é a mesma, o que muda é apenas a presença da intérprete. Ele também afirma que será um exemplo para outros deficientes que não se casam por receio das dificuldades.

 

“Muitos ficam tímidos com casamentos assim e vendo que alguém já quebrou essa barreira, facilita que outros criem coragem. Eles dão exemplo para os outros de superação e nos ensinam a tratá-los igualmente. Há dificuldade, mas atualmente há mais facilidades pelo envolvimento da comunidade”,disse padre Victor.

 

Fotos: Darci Matos e Rosiani Matos | Foto Darci

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Polícia Militar prende dois homens por mandado ativo por homicídio

PREVISÃO DO TEMPO PARA OS DIAS 9 E 10 DE AGOSTO DE 2019.