in

Renovação da Carteira Nacional de Habilitação já pode ser feita pela internet em Santa Catarina

O Portal Digital do Detran/SC passou a oferecer uma nova funcionalidade aos catarinenses, a renovação da Carteira Nacional de Habilitação – CNH. Com esse serviço, cerca de 600 mil pessoas por ano serão beneficiadas e não precisarão mais se deslocar até as Ciretrans do Estado para dar início ao processo de renovação da habilitação.

Simples, intuitivo e acessível, o Portal Digital desenvolvido pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina S.A. (Ciasc) garante agilidade e facilidades no atendimento. As funcionalidades são autoexplicativas.

Renovação pode ser realizada através do Portal Digital do Detran/SC  – Reprodução/Detran/SC

Para acessar os serviços basta clicar no ícone DETRAN DIGITAL, no site do Detran, fazer um cadastro e o login, escolher a solicitação desejada e confirmar o pedido. O sistema registrará automaticamente a solicitação, informará o valor e emitirá a guia de pagamento.

O usuário terá que sair de casa somente para fazer a coleta biométrica e os exames exigidos por lei. Concluídos esses procedimentos o Portal vai avisar o interessado que a CNH está pronta e já pode ser retirada no órgão de trânsito.

RENOVAÇÃO

A Carteira Nacional de Habilitação tem sua validade coincidente com a validade do exame médico. Para os condutores com menos de 65 anos de idade, a validade é de 5 anos; a partir desse limite, o prazo é reduzido para 3 anos. Há casos excepcionais em que o médico determina períodos mais curtos para o vencimento.

Vencido o prazo de validade do exame médico, o condutor tem 30 dias para providenciar sua renovação. Se for pego ao volante após esse prazo, será enquadrado no artigo 162, item V, do Código de Trânsito Brasileiro, e autuado por infração gravíssima (7 pontos na carteira e multa de R$ 293,47).

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Expoarcs 2019 em Imagens – A maior feira de agronegócios dos Campos de Cima da Serra

Um dia, ou outro…