Com visual bastante exótico, os porcos Mangalitsa possuem uma pelagem que os faz receber apelido de “porco ovelha”. Essa raça possui temperamento bem tranquilo se acostumado desde cedo com o contato próximo com o ser humano.

Originária da Hungria e região dos Bálcãs, a Mangalica é a única espécie de porco coberta por um longo casaco de lã, semelhante ao de uma ovelha. A raça é adaptável às pastagens montanhosas e temperaturas muito frias.

Mas não é nada disso. O “porco-ovelha” existe mesmo, mas de híbrido não tem nada! É um animal verdadeiro sem transgenia, sem devaneios genéticos. Trata-se de uma espécie de porco peludo chamada de Mangalitsa, que na verdade não apresenta nenhum DNA de ovelha, ele é assim mesmo. Ao contrário dos nossos porquinhos pelados aqui da América, o porco peludo é originado na região Austríaca e na Hungria, onde o inverno é extremamente rigoroso e a pelagem protege esses animais nos dias gelados.

A raça, também conhecida como Mangulica, Mangalica ou Mangaliza, é diferenciada pela sua pelagem grossa, que varia entre os amarelo, preto e mais raramente vermelho. A estrutura óssea é considerada mais forte com relação a porcos de espécies mais conhecidas. O número de mamilos na fêmea varia entre 10 e 12.





