Editorias

NotíciasClimaterraSanta CatarinaSaúdeAgriculturaSerra Catarinense

Contato

WhatsApp: +55 49 9 9157-6299Fale com o São Joaquim Online
Agência São Joaquim Online
Redimensionador de fonteAa
Agência São Joaquim OnlineAgência São Joaquim Online
Pesquisar
  • Notícias
  • Climaterra
  • Santa Catarina
  • Saúde
  • Agricultura
  • Serra Catarinense
Siga-nos
Contato
WhatsApp: +55 49 9 9157-6299
Fale com o São Joaquim Online
- PUBLICIDADE -

Início » Santa Catarina » Governador sanciona duas leis voltadas aos direitos e à proteção das mulheres

Santa Catarina

Governador sanciona duas leis voltadas aos direitos e à proteção das mulheres

sjonline mobile
Última atualização: 29 de dezembro de 2020 18:33
sjonline mobile
3 min de leitura
Compartilhar
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

O governador Carlos Moisés sancionou projeto de lei que aprimora o regime especial de atendimento, para fins de renda e emprego, às mulheres vítimas de violência conjugal, com a finalidade de ampliar e abranger todas as formas de violência doméstica. A medida entra em vigor com a publicação do Diário Oficial do Estado (DOE), prevista para esta terça-feira, 29. O PL é de autoria da deputada Marlene Fengler.

O texto altera a Lei nº 14.203, de 2007, que estabelecia assistência especial às vítimas no seu ambiente familiar, com dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Também caracterizava como violência conjugal as mulheres submetidas aos maus tratos como: espancamento físico, opressão moral e psicológica, cárcere privado e estupro, praticados pelos maridos ou companheiros.

Agora, com a alteração na lei, fica caracterizado como violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial, em qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de morar na mesma residência.

A mudança visa ampliar o alcance do atendimento às vítimas que possam ser beneficiadas por programas de geração de emprego e renda do Governo do Estado.

Doulas em hospitais

Também foi sancionado o Projeto de Lei 329/2019 de autoria do Executivo, que altera a Lei 16.869, de 2016, que trata da presença de doulas nas salas de parto.

O texto trata das penalidades previstas às unidades hospitalares que negarem acesso e permanência às doulas durante todos os momentos do parto (incluindo antes e após o nascimento), conforme estabelece a legislação atualmente em vigor.

Com a mudança, a lei suprimiu a previsão de sindicância – tida como um processo administrativo e não uma penalidade – e acrescentou a possibilidade de descredenciamento contratual da unidade, sem direito à indenização. Ficou mantida, entretanto, a multa pecuniária de R$ 2 mil por infração, que é dobrada a cada reincidência.

Por Mauren Rigo

Assessoria de Comunicação Casa Civil

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
MARCADO:Notícias
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp E-mail Copiar link Imprimir
Artigo anterior Harley Davidson colide na traseira de veículo em Bom Jardim da Serra
Próximo artigo Governo do Estado prorroga pagamento de gratificação a profissionais de saúde que atuam no combate à Covid-19
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Tempo
9°C
São Joaquim
nuvens quebradas
9° _ 9°
83%
3 m/s
dom
12 °C
seg
16 °C
ter
18 °C
qua
18 °C
qui
19 °C
Nos encontre nas Redes Sociais
- Publicidade -
Ad image

VEJA TAMBÉM

Notícias

Reunião na ARESC discute implantação de rede isolada de gás no Planalto Norte

5 anos atrás
LoteriasNotíciasSerra Catarinense

Aposta de Lages na Serra Catarinense acerta cinco números e fatura o prêmio R$ 110.552,20

1 ano atrás
AcidenteNotícias

Ônibus de turismo com 33 passageiros tomba no litoral de SC e deixa  feridos; uma morte é confirmada

1 ano atrás
Santa Catarina

Governo zera taxas para atos vinculados às outorgas no uso de água no estado

5 anos atrás

Editorias

  • Notícias
  • Climaterra
  • Santa Catarina
  • Saúde
  • Agricultura
  • Serra Catarinense

Siga o São Joaquim Online

Facebook Youtube Instagram Tiktok

WhatsApp:
+55 49 9 9157-6299

Institucional

  • Sobre o São Joaquim Online
  • Anuncie no SJO
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Expediente
  • Correções
  • Política Editorial

© 2026 São Joaquim Online — Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?