‘A atenção redobrada de pais e vizinhos é essencial na prevenção de sequestros e furtos’, diz comandante; veja as dicas para manter as crianças seguras

Foto Divulgação

Diante das recentes notícias de tentativas de sequestro, veja o que você pode fazer para manter as crianças sempre em segurança.

Há quase um mês no comando da Polícia Militar na região do 5º BPM de Tubarão; tenente-coronel Vilson Schlickmann Sperfeld coordena as operações para manter a segurança da população. Ele compartilha algumas dicas de prevenção com as crianças.

Atenção redobrada 

Nos últimos dias houve considerável aumento na preocupação com furtos em residência e tentativas de sequestros de crianças. O comandante reforça a importância dos pais manterem atenção redobrada ao sair com os filhos e com a permanência em casa. 

Ele alerta também para os cuidados com crianças próximas dos 12 anos, que começam a ir sozinhas para a escola e na casa de amigos. “Os pais devem estar atentos aos seus filhos seja em casa com portões trancados e ao sair. Crianças com idade próxima aos 12 anos, que começam a ter mais independência, devem ser orientadas a não aceitar caronas e nem presentes de estranhos”, enfatiza. 

Sperfeld ainda orienta os pais a ficarem atentos a mudanças de comportamentos dos filhos. O que pode indicar que ele esteja sendo vítima de algum tipo de assédio. Nas praias também deve-se reforçar os cuidados e manter pulseiras de identificação nos menores.

Apesar da importância de manter os cuidados, o comandante afirma que a região não teve casos confirmados de sequestros . “Essa atenção por parte dos pais e vizinhos é essencial não só pela questão de prevenção a sequestros de crianças como também para outras situações como furto de residências”, comenta.

Mais algumas dicas importantes:

Oriente seu filho, desde pequeno, a não aceitar presentes, doces ou caronas de estranhos, sob qualquer argumentação, nem mesmo de conhecidos ou parentes sem o seu consentimento;

Não permita que seu filho brinque na rua sem supervisão de um adulto de sua confiança;

Não deixe seu filho sozinho em casa ou em seu veículo, mesmo que seja por alguns minutos;

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.