
Diante das recentes notícias de tentativas de sequestro, veja o que você pode fazer para manter as crianças sempre em segurança.
Há quase um mês no comando da Polícia Militar na região do 5º BPM de Tubarão; tenente-coronel Vilson Schlickmann Sperfeld coordena as operações para manter a segurança da população. Ele compartilha algumas dicas de prevenção com as crianças.
Atenção redobrada
Nos últimos dias houve considerável aumento na preocupação com furtos em residência e tentativas de sequestros de crianças. O comandante reforça a importância dos pais manterem atenção redobrada ao sair com os filhos e com a permanência em casa.
Ele alerta também para os cuidados com crianças próximas dos 12 anos, que começam a ir sozinhas para a escola e na casa de amigos. “Os pais devem estar atentos aos seus filhos seja em casa com portões trancados e ao sair. Crianças com idade próxima aos 12 anos, que começam a ter mais independência, devem ser orientadas a não aceitar caronas e nem presentes de estranhos”, enfatiza.
Sperfeld ainda orienta os pais a ficarem atentos a mudanças de comportamentos dos filhos. O que pode indicar que ele esteja sendo vítima de algum tipo de assédio. Nas praias também deve-se reforçar os cuidados e manter pulseiras de identificação nos menores.
Apesar da importância de manter os cuidados, o comandante afirma que a região não teve casos confirmados de sequestros . “Essa atenção por parte dos pais e vizinhos é essencial não só pela questão de prevenção a sequestros de crianças como também para outras situações como furto de residências”, comenta.
Mais algumas dicas importantes:
Oriente seu filho, desde pequeno, a não aceitar presentes, doces ou caronas de estranhos, sob qualquer argumentação, nem mesmo de conhecidos ou parentes sem o seu consentimento;
Não permita que seu filho brinque na rua sem supervisão de um adulto de sua confiança;
Não deixe seu filho sozinho em casa ou em seu veículo, mesmo que seja por alguns minutos;