in ,

Rinite Alérgica confira algumas dicas com a Doutora Raisa

A rinite alérgica não escolhe estação para se manifestar. No verão ou no inverno, quando o clima está seco e as oscilações de temperatura são uma constante, o sistema imunológico fica mais exposto às crises da doença. A médica especializada em Clinica Médica – Alergia e Imunologia Clínica, Doutora Raisa Ulaf, faz alguns alertas e dá dicas e orientações, além de ressaltar que .é uma doença não contagiosa, caracterizada por inflamação da mucosa nasal. Os sintomas clássicos são: espirros, coceira no nariz (prurido), coriza clara e entupimento nasal. A rinite pode ter vários fatores desencadeantes, sendo os aeroalérgenos domiciliares os mais comuns.

Imagem Google
Mas o que são aeroalérgenos?
São causadores de alergia presentes no ar. Ácaros, descamações da pele, pêlos de animais domésticos, baratas e fungos são exemplos. Alimentos, em geral, não causam rinite alérgica.
Imagem do google
O tratamento é composto pelo tripé:
1- Higiene ambiental
2- Tratamento com remédios
3-  Vacinas anti-alérgicas ⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Higiene ambiental: significa evitar contato com a substância que causa os sintomas. A casa e o quarto do paciente precisam ser sempre limpos. Evitar espanador, vassoura e aspiradores (pulverizam o pó). A melhor forma de limpar é com pano úmido! Manter os locais sempre arejados é essencial para evitar a proliferação de bolor. Capas protetoras de colchões e travesseiros são muito úteis. ⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Tratamento com remédios (a critério médico!): Dispomos de descongestionantes, anti-histamínicos, estabilizadores de membranas, corticoides e, em casos mais graves, de adrenalina. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
💉Vacinas anti-alérgicas: indicadas, em associação, quando os tratamentos anteriores falham. O tratamento é longo, mas com muitas vantagens. Com ele é possível diminuir a sensibilidade do doente àquela substância ao qual ele era alérgico, podendo haver melhora total dos sintomas!
                         Veja o vídeo da Doutora Raisa com alguma dica:

Lembre-se sempre de consultar um médico especialista para ajudar na correta investigação diagnóstica e tratamento!

Fontes Evolcare, Blog sáude,

Dra Raisa Ulaf
– Especialista em Clínica Médica
– Alergia e Imunologia Clínica em formação pela UNICAMP

@draisaulaf

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Polícia Militar de Santa Catarina lança Concurso para Novos Soldados

PREVISÃO DO TEMPO PARA OS DIAS 26 E 27 DE JUNHO DE 2019.