in

Calcanhar rachado – As causas mais sérias o que causa e como tratar

Ter o calcanhar rachado causa um enorme desconforto, tanto físico quanto estético. As causas são muitas, mas o que muita gente não compreende é que elas podem trazer consequências mais sérias para a saúde do que se imagina. Apesar de serem tratadas muitas vezes como um problema estético, que incomoda apenas por deixar os pés com um aspecto desagradável, as rachaduras nos pés podem gerar outros transtornos. A aparência rachada na região pode ser um dos sintomas de doenças sérias, pois nem sempre sinalizam pele ressecada, uso de sapato inadequado ou falta de cuidado com os pés.  

fonte: internet

Rachaduras no calcanhar, além de causarem desconfortos físicos e estéticos, 

 Jucélia Rodriguespodóloga, que explicasse melhor quais são as causas das rachaduras nos pés, quais problemas para a saúde podem causar, além dos tratamentos disponíveis. 

O ressecamento dos pés é um dos problemas mais comuns e pode estar relacionado a condições climáticas, fatores genéticos e até mesmo doenças vasculares.

Tipo de doenças que sinaliza a doença 

fonte: internet

Disfunção na tireoide:distúrbios na glândula da tireoide, fundamental para a regulação do metabolismo, podem causar, além de rachaduras no calcanhar, queda de cabelos, unhas quebradiças e uma série de outras condições. Entre as principais doenças relacionadas a uma disfunção na tireoide estão: hipertireoidismo, hipotireoidismo, presença de nódulos e câncer da tireoide. Na dúvida, consulte um endocrinologista, especialista que poderá diagnosticar e tratar a condição.

Fonte: internet

Diabetes:os níveis de açúcar descontrolados, característico de pessoas que sofrem da doença, podem provocar danos nos nervos dos pés, ressecamento da pele e, consequentemente, calcanhares rachados e feridas. Diabéticos ainda são mais vulneráveis a infecções, que podem piorar a rachadura na região.

Psoríase: a doença é caracterizada pela formação de escamas e manchas causadas pelo acúmulo de células da pele. A condição não tem cura, mas pode ser tratada com cremes, medicamentos e outros tipos de terapias. Fatores como estresse, infecções e tempo frio são considerados gatilhos da psoríase que, acredita-se, pode ser um problema do sistema imunológico.

Apesar de muitas vezes ignorada, a região é sensível e merece atenção por ser a área que nos sustenta e sofre os efeitos do cotidiano.

As infecções fúngicas são a razão mais comum do ressecamento e descamação dos pés. Muitas vezes a condição aparece apenas como uma descamação simples da pele, sem coceira e, por isso, acaba sendo ignorada. Mas se sua pele começar a descascar de repente, vale procurar um médico e realizar exames para conhecer o melhor tratamento, pois uma infecção fúngica na pele pode seguir para as unhas dos pés e ser mais difícil de ser curada.

O excesso de transpiração e ambientes úmidos muitas vezes são os causadores das infecções que provocam o ressecamento dos pés. Usar tênis apropriados que permitem a transpiração durante as atividades físicas, trocar diariamente as meias e evitar andar descalço no vestiário da academia são medidas simples que evitam o problema.

Um pouco mais complicado, o eczema é uma condição da pele que se manifesta através da descamação, prurido e secura em todo o corpo, incluindo as solas dos pés. O problema, porém, pode ser facilmente tratado com medicamentos tópicos, indicados por um dermatologista.

A desidratação do organismo também pode provocar ressecamento dos pés. Se você não bebe água o suficiente, sua pele começa a exibir os resultados em todas as partes do corpo, incluindo os pés.

Fissuras e ressecamento nas solas dos pés ainda podem ser resultado de uso constante de sapatos muito baixos ou abertos. Sempre que possível, use palmilhas ou protetores e evite usar chinelos fora de casa.

FEOMARTY OLGA/SHUTTERSTOCK

.Fontes de pesquisa: vix saúde, tua saúde,  a revista da mulher.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sintraf convida a todos para o 3º Costelaço da Agricultura Familiar

PREVISÃO DO TEMPO PARA OS DIAS 15 E 16 DE AGOSTO DE 2019.