Inaugurado o “Mirante no Morro da Igreja” em Urubici

O espaço faz parte das obras de revitalização do acesso ao ponto turístico.

O Morro da Igreja em Urubici é um dos principais pontos turísticos de Santa Catarina e recebe cerca de 120 mil turistas ao ano. Na manhã desta quinta-feira,05, foi inaugurado o Mirante no local, que faz parte das obras de revitalização do acesso ao Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), um dos quatro do país. Os serviços estão sendo realizados pelo 1º Batalhão Ferroviário de Lages e o orçamento é de R$ 35 milhões.

Para que a obra fosse iniciada a deputada federal Carmen Zanotto realizou um trabalho intenso junto ao Ministério da Defesa para garantir a liberação dos recursos. “Recebi a informação da precariedade da estrada em uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Urubici em 2016, durante todo o ano de 2017 realizei diversas reuniões com o então Ministro da Defesa Raul Jungmann e em dezembro conseguimos a sinalização de liberação dos recursos. Também entramos em contato com o 1º Batalhão Ferroviário para que realizasse a obra, uma forma de desburocratizar o processo. E através do empenho de toda a equipe do exército eles ficaram com a responsabilidade de realizar os trabalhos. Hoje os serviços estão praticamente concluídos e eu estou muito feliz em fazer parte desta conquista”, destaca a parlamentar.

Obras do Mirante

A estrada de 17 km de extensão e atualmente é a única opção para locomoção dos moradores locais, dos militares e do fluxo turístico foi construída na década de 80.  Cerca de 70% do trabalho executado pelos militares é subterrâneo, com a realização de drenagem e contenções.

“A Nossa previsão é de que os serviços sejam concluídos em março de 2020. Ela tem um duplo objetivo, a segurança nacional e turismo. Queremos agradecer a deputada Carmen Zanotto que trabalhou com afinco e foi fundamental para o início das obras”, ressalta o comandante do 1º Batalhão Ferroviário de Lages, Coronel Cleber Machado Arruda.

A cerimônia de inauguração do Mirante contou com a presença do Comandante Interino do Cindacta II, Cel. Av. Marcos kentaro Adachi, do General  da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, Brigada Silva Paes,Ricardo Miranda Aversa, do prefeito de Urubici Antonio Zilli, do deputado estadual Marcius Machado, vereadores de Lages e demais autoridades.

Com informações de Silviane Mannrich

9 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns à deputada federal Carmen Zanotto, dos comandantes militares e todos os demais militares que executaram a obra. O Brasil merece maiores e melhores infraestruturas. Deus abençoe cada um de nós!

    • Parabéns, parabéns, que beleza de estrutura realizada por pessoas do nosso Exército e empenho dos nossos representantes…….Urubici, terra do meu marido Edson Levi Auras, deve estar mui orgulhosa..
      e eu também….

  2. Acho que a estrada da Serra do Corvo Branco era mais importante. E trinta e cinco milhões pela obra que foi feita, acho que é dinheiro demais; com certeza tem alguma ma…

  3. Parabéns a todos os envolvidos nesse trabalho maravilhoso a serra ta top ! Só falta liberar mais carros pois vamos do litoral a Serra a passeio e é bem longe para não visitar o mirante!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.