CCJ aprova o título de “Capital Nacional do Frio” para Urupema

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1389/19, do Senado Federal, que confere ao município de Urupema (SC) o título de Capital Nacional do Frio.

A proposta, apresentada pelo senador Esperidião Amin (PP-SC), recebeu parecer favorável do relator, deputado Darci de Matos (PSD-SC). A análise na CCJ ficou restrita aos aspectos constitucionais, jurídicos e de técnica legislativa da matéria.

O texto seguirá para sanção presidencial, a menos que haja recurso para que seja analisado pelo Plenário da Câmara. A matéria foi aprovada também pela Comissão de Cultura.

Urupema- SC- Brasil- 11/04/2016- A cidade de Urupema, na serra catarinense, registra um grande volume de turistas que buscam o frio e as atrações turísticas.
Foto: Marília Sutil/ Prefeitura de Urupema

Urupema está localizada na serra catarinense e sua altitude média é de 1.425 metros, a mais alta do estado. Considerada uma das cidades mais frias do País, tem sua temperatura média anual de 14ºC, podendo chegar a temperaturas negativas no inverno.

“Urupema é uma cidade eminentemente fria, a mais fria do Brasil”, afirmou Darci de Matos. “Esse título vai dar um destaque nacional e mundial à querida cidade de Urupema. Vamos alavancar o turismo.”

Urupema- SC- Brasil- 27/04/2016- As previsões meteorológicas se confirmaram e o frio chegou à Serra Catarinense. Em Urupema, no Morro das Torres, a temperatura mínima registrada durante a madrugada foi de -0.2ºC, mais com sensação térmica muito menor, segundo dados da Epagri/Ciram.
O Morro das Torres é o ponto mais alto do município com cerca de 1.750 metros de altitude, por lá a paisagem e as torres de comunicação ficaram cobertas de gelo, devido à combinação de umidade, vento forte e temperaturas negativas.
Nas próximas madrugadas deveremos ter formação de geada, pois o frio intenso deverá permanecer, segundo as previsões.
Foto: Marília Sutil/ Prefeitura de Urupema

Com informações da Câmara dos Deputados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.