Pioneira no Brasil, Galeria de Arte das Vinícola Villa Francioni abre Exposição do pintor Evandro Schiavone

Comuns nas vinícolas da Europa e Estados Unidos, atividades culturais associadas à produção de vinho são objeto de uma iniciativa pioneira no Brasil. Criada pelo empresário Dilor Freitas em São Joaquim, na Serra catarinense, a vinícola Villa Francioni conta com uma galeria de arte que já recebeu obras de Camile Claudel, Juarez Machado e Luciano Martins. Este mês, o espaço passou a ter a curadoria do artista plástico e gestor cultural Edson Machado, responsável pelas exposições temporárias de arte contemporânea no local. O primeiro evento que resulta dessa parceria é a individual do pintor paulista Evandro Schiavone, do AR Escritório de Arte, que será aberta neste sábado, dia 20, às 14h, e pode ser visitada até 15 de setembro, de segunda a domingo, das 9h às 19h, com entrada franca.

A exposição reúne cerca de 25 trabalhos, entre pinturas, gravuras e técnicas mistas do artista, que já tem obras em coleções particulares no Brasil e exterior. Adepto da escola surrealista, Schiavone participa ativamente do acervo e das exposições do AR Escritório de Arte, dentro e fora do estado de São Paulo.

Desde a infância, ele conviveu com a paixão dos pais pela arte, e esse contato com o ambiente artístico influenciou sua sensibilidade. “Conheci muitos artistas, aprendi a admirar e analisar os seus trabalhos”, afirma. “Entendo a arte como a percepção da emoção e das ideias do artista. Cada obra tem o papel de despertar a sensibilidade e o senso crítico das pessoas. Arte não se expressa somente por uma assinatura famosa em um quadro, mas por todas as emoções e ideias que podem se originar dele. Cada obra de arte possui um significado único e expressa o universo que a inspira. Este processo traz beleza e alegra o ambiente em que ela se instala. É esse conhecimento que queremos levar aos visitantes da exposição”.

Para Edson Machado, curador da exposição, a ideia é ressaltar a beleza, as características, as influências e a sensibilidade do artista, que se coadunam com a arte na produção dos vinhos da Villa Francioni.

A VINÍCOLA

Produzindo desde 2004, a Villa Francioni fornece ao mercado brasileiro 150 mil garrafas de vinhos tintos, brancos, roses e espumantes por ano. A vinícola é o resultado de uma paixão pelo vinho e pela sofisticação da vinicultura internacional, e seus rótulos têm reconhecimento e premiações dentro e fora do país. Ali, os visitantes são recebidos e acompanhados por um guia especializado, que mostra todos os estágios da elaboração dos vinhos e encerra o passeio com uma sessão de degustação dos produtos da vinícola. Associada à excelência na produção de vinhos e espumantes de altitude, à alta tecnologia das instalações e às belezas naturais da Serra catarinense, a galeria é um importante diferencial da Villa Francioni e mantém acesa a paixão do fundador da vinícola, Dilor Freitas (1935-2004), pela arte.

O ESCRITÓRIO DE ARTE

O AR Escritório de Arte presta assessoria na escolha e aquisição de obras de arte a partir da pesquisa do mercado e do acervo. A empresa trabalha no desenvolvimento de projetos de acordo com o perfil do cliente, com foco na valorização da obra e do ambiente. Mais sobre o AR no site www.arescritoriodearte.com.br.

O ARTISTA

Evandro Schiavone nasceu em 11 de setembro de 1984 em Salto, interior de São Paulo, e desde cedo, ainda nos primeiros anos de escola, demonstrou gosto pelo desenho. Aos 12 anos, passou a estudar arte regularmente em sua cidade natal. Três anos depois, teve o primeiro contato com a obra de Salvador Dalí, o grande surrealista catalão que viria a influenciar sua carreira, por meio de um livro sobre a obra do artista que ganhou de amigos e clientes dos avós paternos.

Em 2000 e 2001, frequentou a feira de arte da Praça da República, que movimenta artistas e artesãos da capital paulista aos domingos, auxiliando seu professor Emip na venda de obras, o que também abriu espaço para expor seus primeiros trabalhos. Em 2002, aos 17 anos, abriu seu ateliê, com o apoio da família. No ano seguinte, passou a dar aulas de desenho e pintura e produzir para pequenas encomendas.

A iniciativa seguinte foi a criação de um sistema de cotas de consórcio para a venda dos quadros, fato que o tornou mais conhecido no mercado paulista de arte. Em 2006, por meio da consultora artística, marchand e galerista Lurdinha Perina, seu trabalho passou a fazer parte das publicações Galeria e Pintura em Tela, revistas de circulação nacional no segmento de ensino e exposição de obras de arte.

A partir dali, a trajetória de Evandro Schiavoni ganhou nova dimensão. Ele começou a frequentar eventos de arte, fez parceria com o Galeria Virtual, leilão de obras de arte, com exibição diária via Embratel, e foi premiado no Mapa Cultural Paulista, na categoria artes plásticas. Durante dois anos, expôs e pintou ao vivo no cruzeiro temático Arte-Mar nos navios da MSC, que faz a rota Santos-Buenos Aires.

Em 2011, expôs no Salão de Artes da SNBA (Associação Nacional de Belas Artes, em Paris), no Museu do Louvre, e recebeu o “Prix Spécial 2011”, acompanhando a delegação brasileira. Um ano depois, voltou a ser selecionado para o Salão de Artes da SNBA, na França.
Em 2014, expôs no Salão de Artes do Clube Hebraica, em parceria com a MN Art Gallery. Passou a realizar exposições em locais importantes, como a Galeria Ar Escritório de Arte em Alphaville. Nos anos seguintes, multiplicou sua participação em exposições coletivas, inclusive fora do estado de São Paulo. Em 2018, por exemplo, expôs na “Arte BH”, feira de arte contemporânea no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte.

SERVIÇO

O quê – Abertura da exposição de Evandro Schiavoni
Onde – Galeria de Arte da vinícola Villa Francioni (SC-114, km 300, São Joaquim)
Quando – Coquetel de abertura dia 20 de julho, às 14h. Visitação até 15 de setembro, de segunda a domingo, das 9h às 19h
Quanto – Entrada franca
Informações – (49) 3233-8200

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.