in ,

Após busca intensa Bombeiros localizam corpo desaparecido no Rio Pelotas em São Joaquim

A equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros localizaram por volta dás 12h50min deste domingo (04) o corpo de Gustavo Pries que estava desaparecido desde o final da tarde deste último sábado (03).

De acordo com as informações mais precisas, Gustavo estava no Rio Pelotas, na localidade de São João do Pelotas pescando com o tio de sua esposa quando a canoa em que estavam virou arremessando ambos na água.

Mergulhadores mobilizados nas buscas…

O outro pescador que estava com a vítima ainda efetuou vários mergulhos na tentativa de resgatar Gustavo. Em uma delas ele chegou a pegar na perna da vítima, mas ficou sem ar e quase acabou afogado também.

O pescador efetuou vários mergulhos até quase esgotar as suas forças e posteriormente teve que andar por cerca de 4km no meio da mata até encontrar um casa para que pudesse fazer a ligação pedindo socorro ao Corpo de Bombeiros por volta das 19h.

Os Bombeiros tiveram que andar por um extenso trecho a pé até chegar ao ponto do incidente…

Os Bombeiros informaram que ambos estavam sem coletes e que a vítima usava botinas e calça jeans no momento do incidente.

Posteriormente o corpo de Gustavo submergiu há cerca de 30m da margem do rio, mas voltou a afundar. Fato que auxiliou ao outro pescador a indicar para os Bombeiros o último local onde o corpo foi visto.

Como os Bombeiros não fazem buscas subaquáticas noturnas, foi necessário a espera para o início do resgate no dia seguinte.

As equipes de mergulhadores dos Bombeiros de Lages e São Joaquim chegaram ao local por volta dás 11h55min da manhã de domingo, em um local de difícil acesso, pois o carro não conseguiu chegar nem próximo às margens sendo necessário a força humana para levar o bote e os equipamentos de resgate. Por sorte muitas pessoas se envolveram no auxílio dos bombeiros ajudando a carregar os equipamentos de forma voluntária.

Diversos voluntários se uniram às equipes de buscas ajudando a carregar os equipamentos…

O Bombeiros usaram cabos e mergulhadores, vasculhando um poço de cerca de 70m de largura por cerca de 200m de extensão e após 45 minutos de busca intensa finalmente acharam o corpo de Gustavo Pries mergulhado em um poço de 6m de profundidade.

Para o SD André Fortuna, o único mergulhador da equipe dos Bombeiros de São Joaquim, o fato ocorreu na Localidade de São João do Pelotas bem próximo a barra onde o Lava Tudo se encontra com o Pelotas, em um local também conhecido como “o garrão do município” que faz divisa com Bom Jesus no RS e com o município de Lages e contaram com o apoio de outros profissionais:

“As buscas aquáticas a operação de mergulho foi coordenada pelo Cb Marcelo auxilado também pelo SD Diego e tivemos também o apoio também da BC Emilaine que conhece muito bem a localidade e partiu em apoio à equipe.

Para se ter noção da distância, a gente saiu daqui 8 horas e chegamos lá na beira do Rio por volta das 11:55 quando foi dado o início às buscas de acordo com a informação dada pelo senhor Flávio, que também que também estava na embarcação no dia anterior quando eles viraram,  o Flávio Nazareno Kister de 49 anos é tio da esposa da vítima.

Fizemos todas as buscas submersas sem retornar à superfície e 45min depois a gente encontrou o corpo do Senhor Gustavo Roberto Pries, de 41 anos, que estava no fundo, completamente no fundo, aproximadamente à uns 6 m de profundidade.

Após isso, a gente começou toda a desmobilização da equipe e a condução do corpo até um ponto de acesso mais rápido. Todo o pessoal lá ajudou e colaboraram bastante com a equipe e conseguimos retornar para São Joaquim. Posteriormente trouxemos a vítima até onde a gente pudesse encontrar o IGP. O Corpo foi levado no carro do IGP para Lages de onde será entregue aos familiares. A gente alerta bastante para o uso de coletes salva vidas, pois isso ajuda muito para que incidentes como esse não ocorram repetidas vezes.”

Informou o SD André Fortuna, o único mergulhador da equipe dos Bombeiros de São Joaquim

Local onde o barco virou no São João do Pelotas…

 

 

Imagens Bombeiros – Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Bombeiros fazem buscas por desaparecido que caiu de um barco no Rio Pelotas em São Joaquim

Pesquisa da Epagri sobre uvas viníferas resistentes a doenças promete revolucionar mercado