in

OUTONO/INVERNO 2013

21:27:48  01-04-2013

CLIMA PARA O OUTONO/INVERNO (ABRIL A JUNHO) DE 2013 EM SC

O VERÃO (DEZEMBRO A MARÇO) 2012/2013 COMEÇOU MUITO FORTE, TIVEMOS O DEZEMBRO MAIS QUENTE REGISTRADO NA REGIÃO DE S.JOAQUIM (1955/2013) E NA CAPITAL/FLORIANÓPOLIS (1911/2013) E CREIO QUE NA MAIORIA DAS CIDADES DO CENTRO AO LITORAL DE SC FOI O DEZEMBRO MAIS QUENTE OU FICOU ENTRE OS três DEZEMBROS MAIS QUENTES EM MAIS DE 50 ANOS, PELO MENOS.

QUEBROU O RECORDE DE MÁXIMA ABSOLUTA DE DEZEMBRO (102 ANOS) NA ESTAÇÃO DA CAPITAL (INMET/SÃO JOSÉ) NO DIA 7/12/2012 COM 38,6°C (SEGUNDA MÁXIMA MAIS ALTA JÁ REGISTRADA, PERDENDO APENAS PARA 38,8°C EM FEVEREIRO DE 1973). TAMBÉM QUEBROU O RECORDE DE MÁXIMA EM URUSSANGA COM 42,1°C. NO DIA 26/12/2012, PALHOÇA, REGISTROU 44,3°C (É UMA ESTAÇÃO DAVIS NO CENTRO DA CIDADE), MAIOR TEMPERATURA DO VERÃO, ESTAÇÃO PARTICULAR. DIA 25 REGISTROU 43,8°C EM CRICIÚMA/EPAGRI, OUTRAS CIDADES DO ESTADO TAMBÉM TIVERAM VALORES ACIMA DOS 40,0°C, UM DEZEMBRO PARA FICAR NA HISTÓRIA CLIMÁTICA DEVIDO AO CALOR.

EM JANEIRO TIVEMOS O OUTRO LADO DA MOEDA, FRIO, CHUVA MAIS CONCENTRADA NO COMEÇO DO MÊS, MAIS ABUNDANTE DO CENTRO AO OESTE E BEM SECO NA SEGUNDA METADE, MAS O QUE CHAMOU A ATENÇÃO FOI A AUSÊNCIA DO CALOR FORTE E CONSTANTE, NA MAIORIA DOS DIAS O CLIMA FOI AMENO A FRIO, ATÉ TIVEMOS DUAS GEADAS, 11 E 12, NA REGIÃO DE URUPEMA/S.JOAQUIM, 2,1°C FOI A MÍNIMA DESTE JANEIRO NO DIA 11 EM URUPEMA E A MÁXIMADE JANEIRO FOI DE 38,8°C EM BLUMENAU/FURB DIA 25. NA CAPITAL, NA ESTAÇÃO DO INMET OSCILOU ENTRE 18,1°C A 33,0°C. NA ESTAÇÃO DE S.JOAQUIM FOI O JANEIRO MAIS FRIO DESDE 1982 E O QUARTO MAIS FRIO NA SÉRIE DE 1955/2013, COM MÉDIA DE 16,0°C (-1,2°C DE DESVIO), TAMBÉM FOI UM JANEIRO SECO NA MAIOR PARTE DE SC, AGRAVANDO O QUADRO DA ESTIAGEM.

EM FEVEREIRO A TEMPERATURA FICOU EM TORNO DO NORMAL EM SC, ALGUMAS REGIÕES COM DESVIO POSITIVO E OUTRAS COM DESVIO NEGATIVO, MAS NADA MUITO FORA DO NORMAL, TEVE CALOR EM PARTE DO MÊS, SEM GRANDES EXTREMOS E ALGUMAS NOITES FRIAS NA SERRA ONDE FICOU UM POUCO ABAIXO DA MÉDIA. NA CHUVA FOI ACIMA DA MÉDIA EM GRANDE PARTE DE SC E FREQUENTE, INCOMODANDO NA AGRICULTURA EM TERMOS DE COLHEITA E TRATAMENTOS.

MARÇO FOI QUE NEM EM JANEIRO NA PARTE DA TEMPERATURA, MARÇO FRIO A BEM FRIO (EM RELAÇÃO AO NORMAL DA ÉPOCA), ESPECIALMENTE NA SERRA E ÁREAS ALTAS DE SC E LIGEIRAMENTE FRIO NO LITORAL E COM AUSÊNCIA QUASE TOTAL DE DIAS MUITO QUENTES, TANTO QUE AS MAIS ALTAS NÃO PASSARAM MUITO DOS 33/36°C, CHAMOU ATENÇÃO NA SERRA, NA REGIÃO DE S.JOAQUIM FOI O SEGUNDO MARÇO MAIS FRIO DA SÉRIE 1955/2013, SÓ PERDEU PARA 1965, TEVE UM DIA COM GEADA, REGIÃO DE URUPEMA NO DIA 29 COM A MÍNIMA DO VERÃO EM SC; 2,0°C. EM ITAPIRANGA FOI O SEXTO MARÇO MAIS FRIO (1935/2013) E O MAIS FRIO DESDE 1996, NEM CHEGOU A TER MÁXIMA DE 35,0°C, QUANDO O NORMAL É TER ENTRE 38/40°C EM PELO MENOS 1 DIA! PORÉM DIFERENTE DE JANEIRO FOI UM MARÇO COM MUITA CHUVA EM SC, QUEBROU O RECORDE DE CHUVA EM SÃO MIGUEL DO OESTE/INMET COM +- 400 mm, ITAPIRANGA/SR.WOLFGANG, FICOU EM 340 mm E FOI O QUARTO COM MAIOR ACÚMULO. FOI UM MARÇO FRESCO A FRIO E BEM ÚMIDO, ATRAPALHOU A COLHEITA, OS TRATAMENTOS E O VERANEIO (FALTA DE CALOR E MUITOS DIAS COM CHUVA).

NO GERAL TIVEMOS UM VERÃO CURTO, BASICAMENTE DEZEMBRO E PARTE DE FEVEREIRO, TERMINOU CEDO O VERÃO, EM MEADOS DE MARÇO TIVEMOS A TROCA DE ESTAÇÃO, QUANDO NORMALMENTE OCORRERIA NO FIM DO MÊS/MEADOS DE ABRIL, FOI UM VERÃO DE EXTREMOS, NA PRIMEIRA METADE DO VERÃO, DEZEMBRO, FECHOU BEM ACIMA DA MÉDIA NA TEMPERATURA E JANEIRO E MARÇO ABAIXO A BEM ABAIXO DA MÉDIA, CHUVA IRREGULAR, ALGUMAS ÁREAS O VERÃO FICOU BEM ACIMA OUTRAS ABAIXO, MAIS ACIMA NO OESTE, CONCENTRANDO EM MARÇO, NO TOPO DA SERRA FICOU LIGEIRAMENTE ABAIXO DA MÉDIA, MAIS SECO EM JANEIRO. TIVEMOS EVENTOS FORTES DE TEMPORAL COM GRANIZO, VENTANIA, TORNADOS E CHUVA INTENSA LOCALIZADA MAIS FORTE QUE O PADRÃO NORMAL, CONCENTRANDO MAIS EM DEZEMBRO E POUCOS EVENTOS EM JANEIRO, O MAIS FORTE FOI O TORNADO EM SÃO JOSÉ DIA 18 FIM DA TARDE E EVENTOS FORTES DE CHUVA, COM DANOS, EM MARÇO, ESPECIALMENTE NO OESTE E VALE DO RIO ITAJAÍ.NUM RESUMO, FOI UM VERÃO CURTO E NA MÉDIA AMENO COM CHUVA IRREGULAR.

O OUTONO COMEÇOU CEDO NESTE ANO, APENAS NO TOPO DA SERRA É QUE COMEÇOU DENTRO DO NORMAL, MEADOS DE MARÇO, NA MAIORIA DAS REGIÕES DE SC COMEÇOU ENTRE 2/4 SEMANAS MAIS CEDO, VEIO DE FORMA BRUSCA A MUDANÇA, UM DOS MOTIVOS DAS ANOMALIAS NEGATIVAS DE MARÇO, AS MASSAS FRIAS ENTRARAM COM MAIOR FREQUÊNCIA. O OUTONO É A ESTAÇÃO, CLIMATICAMENTE FALANDO, MAIS CURTA DAS QUATRO EM SC, EM GERAL DURA 2 MESES, ABRIL/MAIO NA MAIOR PARTE DO ESTADO E ABRIL/COMEÇO DE MAIO NAS ÁREAS ACIMA DOS 1200/1300 m. A TENDÊNCIA É CONTINUAR COM CHUVA UM POUCO IRREGULAR, OU SEJA, PERÍODOS CURTOS,  ALGUNS DIAS  SEGUIDOS, COM CHUVA INTENSA A BEM INTENSA E INTERVALOS (10 OU MAIS DIAS) COM POUCA A NENHUMA CHUVA, COM TENDÊNCIA A TER MAIS CHUVA NO FIM DO OUTONO/COMEÇO DO INVERNO (MAIO/JUNHO), NA SOMA DA CHUVA, DE ABRIL A JUNHO, A TENDÊNCIA É FICAR DENTRO OU ACIMA DO NORMAL, COM CHANCE DE MAIOR INTENSIDADE NO FIM DO OUTONO E PRIMEIRA PARTE DO INVERNO TENDO PEQUENO RISCO DE TRANSTORNOS.

NA TEMPERATURA A TENDÊNCIA É DE OUTONO/INVERNO COM PREDOMÍNIO MAIOR DO FRIO, ASSIM COMO O OUTONO COMEÇOU CEDO O INVERNO TENDE A COMEÇAR MAIS CEDO EM SC, INÍCIO DE MAIO EM DIANTE (O INVERNO NORMAL VAI DE MEADOS DE MAIO/COMEÇO DE JUNHO A FINS DE AGOSTO/COMEÇO DE SETEMBRO, NO TOPO DA SERRA ENTRE MAIO A SETEMBRO), ALGUNS PERÍODOS CURTOS DE CALOR, POR VEZES ATÉ FORTE, AO LONGO DO OUTONO/INVERNO, VERANICO PROPRIAMENTE DITO, É MAIS COMUM EM AGOSTO, POSSIVELMENTE TEREMOS POUCA CHANCE DE UM VERANICO CLÁSSICO (CERCA DE 7/12 DIAS DE CALOR DE DIA/NOITE). AS ONDAS DE FRIO TENDEM A SER MAIS INTENSAS QUE O NORMAL NESTE ANO, ESPECIALMENTE DE MAIO EM DIANTE, EM ABRIL PELO MENOS UMA ONDA DE FRIO MAIS ACENTUADA TERÁ RISCO DE OCORRER, DENTRO DA SEGUNDA QUINZENA, COM CHANCE DAS PRIMEIRAS GEADAS AMPLAS, NAS ÁREAS ACIMA DOS 700/900 m E GEADA AMPLA DE MANEIRA MAIS FREQUENTE DE MAIO EM DIANTE, COM RISCO DE JÁ TER GEADA EM PONTOS DO LITORAL E BAIXO VALE DO RIO ITAJAÍ EM MEADOS DE MAIO EM DIANTE, MAIS FREQUENTE DE JUNHO PARA FRENTE. NO GERAL DE 2 A 4 ONDAS DE FRIO MAIS INTENSAS QUE O HABITUAL ENTRE ABRIL A JUNHO. EM TERMOS DE NEVE, EM MÉDIA, É MAIS COMUM DE JUNHO A COMEÇO DE SETEMBRO, NESTE ANO, A JANELA PARA NEVE, JÁ PODERÁ APARECER EM MEADOS DE MAIO EM DIANTE, COM MAIS CHANCES NOTOPO DO PLANALTO SUL, NAS OUTRAS ÁREAS É MAIS COMUM, QUANDO OCORRE, EM JULHO/AGOSTO. MÍNIMAS NEGATIVAS JÁ TERÃO RISCO NA SEGUNDA QUINZENA DE ABRIL NAS ÁREAS ACIMA DOS 900/1100 m, ESPECIALMENTE NAS BAIXADAS, MAIS AMPLO DE MAIO EM DIANTE.

NUM RESUMO; OUTONO/INVERNO NORMAL A FRIO, COM PEQUENO RISCO DE SER BEM FRIO NA MAIOR PARTE. CHUVA NORMAL PARA ACIMA DA MÉDIA E IRREGULAR. EXTREMOS MAIS ACENTUADOS, TANTO PARA FRIO COMO PARA CALOR, A MÍNIMA ABSOLUTA DO INVERNO/SC PODERÁ OSCILAR ENTRE -5/-8°C NAS ÁREAS DE TOPO E -9/-12°C NAS BAIXADAS (REGIÃO DE S.JOAQUIM,URUPEMA.BOM JARDIM E URUBICÍ).

MANTÉM O RISCO ALTO DE TEMPO SEVERO EM ALGUNS DIAS DURANTE O DECORRER DO OUTONO E INVERNO, MAIS INTENSO QUE O HABITUAL. MONITORAR E ACOMPANHAR A PREVISÃO DO TEMPO PARA O CURTO PRAZO, ALGUNS DIAS A FRENTE, É A NORMA NESTE PERÍODO.  

EM RELAÇÃO ÀS VENDAS DE ARTIGOS DE INVERNO, O CLIMA ESTARÁ BEM FAVORÁVEL, ASSIM COMO O TURÍSMO DO FRIO DE MEADOS DE ABRIL/MAIO EM DIANTE.

AGRICULTURA

NO GERAL O CLIMA FAVORECERÁ AS CULTURAS DE INVERNO, ESPECIALMENTE NO QUESITO DORMÊNCIA, ATÉ TEM QUE TER CAUTELA COM A PODA NAS FRUTEIRAS DE CAROÇO (PÊSSEGO/AMEIXA), POIS O FRIO MAIS CEDO IRÁ FAVORECER UMA BROTAÇÃO MAIS CEDO, MEADOS DE JULHO EM DIANTE, SE POSSÍVEL EVITAR A PODA ANTES DA FLORADA. NAS DEMAIS CULTURAS DE CLIMA FRIO O INVERNO TENDE A SER BOM ATÉ AGOSTO, DE FINS DE AGOSTO/FINS DE SETEMBRO HAVERÁ RISCO, ALTO, DE FRIO MODERADO A FORTE TARDIO, MAIS ARRISCADO, EM TERMOS DE GEADA MODERADA A FORTE FORA DE ÉPOCA, NAS ÁREAS ACIMA DOS 900/1100 m E ACIMA DOS 1200/1300 m EM OUTUBRO. NO PLANTIO DO TRIGO, RISCO ALTO DE GEADA FORTE A BEM FORTE EM FINS DE AGOSTO/SETEMBRO, NA REGIÃO DE CAMPOS NOVOS E ALHURES ATÉ FINAL DE SETEMBRO/COMEÇO DE OUTUBRO (VAMOS CONFIRMANDO OU NÃO ESTA TENDÊNCIA EM BOLETINS FUTUROS).

 

 

MATERIAL PRODUZIDO PELA CLIMATERRA. É VEDADA A DIVULGAÇÃO DAS INFORMAÇÕES SEM A MENÇÃO EXPRESSA DA FONTE.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Comments

Leave a Reply
  1. Outro dia enviei uma dúvida a respeito de quem manda no Mirante de Bom Jardim da Serra,e não obtive resposta:Aquilo lá esta virando uma casa da mãe joana, ninguém respeita os lugares onde deveriam estar as pessoas,é carro, motos, todos desrespeitando. Sempre vou aos domingos levar amigos e parentes e chego lá é um aglomerado de gente que não tem respeito.Outra coisa: cadê a camera de estava ligada..Acabou?Obrigado se puder me enviar uma resposta.

    • SORATTO, O MIRANTE PERTENCE A BOM JARDIM, PODES RECLAMAR E DEIXAR SUGESTÕES ALÍ NO CAFÉ LOCAL, A SANDRA PODE REPASSAR AO PREFEITO, QTO AO RESTO, O POVO BRASILEIRO ESTÁ LONGE DO PADRÃO DO EUROPEU DO NORTE, LEVARÁ TEMPO AINDA.. VALEU. EM RELAÇÃO A CÂMARA, É PARTICULAR, TALVEZ TENHAM TIRADO OU ESTRAGOU.

  2. Entao quer dizer que ao longo deste inverno, teremos mais que uma,talvez,daquela histórica onda de frio da primeira semana de junho de 2012?..
    E tenho mais uma dúvida,quando voce se refere a regiao do baixo Uruguai,isso serve para a Regiao de Sao Carlos ou nao?

    VALEUU

  3. Olá Coutinho,sou de Antônio Carlos,Grande Florianópolis,acompanho e admiro muito o seu trabalho e tenho uma dúvida;porque não ocorre mais aquelas geadas de uns 20 anos atras,que matava a cana de açúcar até em cima do chão e que acontecia quase todos os anos aqui na nossa região?A última dessa intensidade ocorreu no ano 2000.Um abraço e parabéns pelo seu trabalho.

    • RODRIGO, PARTE É PELO CRESCIMENTO DA CIDADE E PARTE SÃO CÍCLOS, NEM TODOS OS ANOS É PARA TER GEADA FORTE, NESTE ANO TEMOS UMA BOA CHANCE DE TER.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comments

0 comments

Previsão do tempo para os dias 2 e 3 de abril de 2013

TENDÊNCIA DO CLIMA PARA O OUTONO/COMEÇO DO INVERNO 2013/SC