in

INVERNO/PRIMAVERA 2013

FIM DO INVERNO/PRIMAVERA (AGOSTO A NOVEMBRO) DE 2013 EM SC

 

O INVERNO, DE MAIO A PRIMEIRA QUINZENA DE JULHO, FOI SEM GRANDES ENTRADAS DE FRIO, O FRIO FOI MAIS CONSTANTE NOS VALES E BAIXADAS E BEM AMENO NAS ÁREAS DE TOPO, FATO OBSERVADO NESTA TABELA; http://saojoaquimonline.com.br/climaterra/index.php/medias-das-estacoes-do-topo-da-serrasc/ APESAR DE NÃO TER TIDO GRANDES ENTRADAS DE FRIO, SALVO A SEGUNDA QUINZENA DE JULHO, O INVERNO ESTÁ UM POUCO ABAIXO DA MÉDIA NA SERRA DE SC E EM TORNO DA MÉDIA NO ESTADO. O NÚMERO DE GEADAS ESTÁ BEM ACIMA DA MÉDIA E JÁ TIVEMOS cinco DIAS COM NEVE, UM MUITO RÁPIDO EM MAIO, DIA 7, E DO DIA 22 A 25 DE JULHO, ESTE SIM FOI MARCANTE PELA FORTE INTENSIDADE DA NEVASCA NO NORDESTE DE SC E GRANDE FPOLIS, EM ALGUNS MUNICÍPIOS DO VALE DO RIO ITAJAÍ FOI O MAIOR EVENTO QUE SE TEM NOTÍCIA EM TERMOS DE CAMADA DE NEVE, ESTA FOI A ONDA DE FRIO MAIS LONGA E FORTE DO INVERNO NO CONTEXTO GERAL.

EM TERMOS DE CHUVA VEM SEGUINDO O PADRÃO DE IRREGULARIDADE, ORA CHOVE MUITO POR VÁRIOS DIAS, A PONTO DE ATÉ TER OCORRIDO CHEIA NO PLANALTO NORTE, ORA COM VÁRIOS DIAS SEM CHUVA.

NO DECORRER DO FIM DO INVERNO E PRIMAVERA A TENDÊNCIA É MANTER A IRREGULARIDADE NA CHUVA, POUCA CHANCE DE ESTIAGEM SEVERA (20/25 DIAS OU MAIS SEM CHUVA) E UM RISCO UM POUCO MAIS ALTO DE PERÍODOS DE CHUVA MAIS INTENSA AO LONGO DESTES MESES (EXIGE UM POUCO MAIS ATENÇÃO NAS ÁREAS SUJEITAS A DANOS POR EXCESSO DE CHUVA), NA SOMA DA PRECIPITAÇÃO, quatro MESES, TENDE A FICAR EM TORNO OU ACIMA DO NORMAL. NESTE PERÍODO O RISCO DE EVENTOS EXTREMOS (TEMPORAIS, VENTANIAS E CHUVA INTENSA) É UM POUCO MAIOR QUE O HABITUAL, ACOMPANHAR A PREVISÃO DIÁRIA É FUNDAMENTAL.

NA TEMPERATURA A TENDÊNCIA É DO INVERNO SE ESTENDER MAIS QUE O HABITUAL, OU SEJA, FINS DE SETEMBRO/MEADOS DE OUTUBRO NAS ÁREAS MAIS FRIAS E FINS DE AGOSTO/MEADOS DE SETEMBRO NAS ÁREAS MAIS BAIXAS, COM TENDÊNCIA A UMA PRIMAVERA DE NORMAL A FRIA. NESTA ÉPOCA COMEÇA A TER ALTERNÂNCIA MAIOR DE PERÍODOS CURTOS DE CALOR INTENSO ENTRE UMA ONDA DE FRIO E OUTRA, FATO JÁ OBSERVADO NO COMEÇO DE AGOSTO, MAS NO GERAL O CLIMA AMENO A FRIO PREDOMINARÁ. AINDA PODEREMOS TER DE 2 A 4 ONDAS DE FRIOS MAIS FORTES QUE HABITUAL E COM ALTO RISCO DE ENTRAR NA PRIMAVERA.  (RECORDES DE FRIO OU VALORES PRÓXIMOS). A GEADA AINDA PODERÁ SER AMPLA EM AGOSTO E SETEMBRO E MAIS ACIMA DOS 400/600 M EM OUTUBRO E ACIMA DOS 800/1000 M EM NOVEMBRO, TRAZENDO RISCO ALTO DE GEADA COM POTENCIAL DE DANOS ENTRE FINAL DE AGOSTO A OUTUBRO EM SC.

EM TERMOS DE NEVE, AINDA PODEREMOS TER UM OU MAIS EVENTOS FAVORÁVEIS ATÉ FINS DE SETEMBRO.

UM RESUMO; FIM DE INVERNO/PRIMAVERA MAIS PARA FRIO, COM ALGUM RISCO DE SER BEM FRIO EM ALGUNS MOMENTOS. CHUVA IRREGULAR NO TEMPO E ESPAÇO. EXTREMOS MAIS ACENTUADOS, TANTO PARA FRIO COMO PARA CALOR, A MÍNIMA ABSOLUTA DO INVERNO/SC PODERÁ OSCILAR ENTRE -5/-8°C NAS ÁREAS DE TOPO E -9/-12°C NAS BAIXADAS (REGIÃO DE S.JOAQUIM, URUPEMA. BOM JARDIM E URUBICÍ) E AS MÁXIMAS ENTRE 35 A 38°C (MAIS NO INTERIOR DO LITORAL E BAIXO VALE DO URUGUAI/ITAJAÍ. ENTRE O INVERNO/PRIMAVERA).

MANTÉM O RISCO ALTO DE TEMPO SEVERO EM ALGUNS DIAS DURANTE O DECORRER DO FIM DO INVERNO/PRIMAVERA, MAIS INTENSO QUE O HABITUAL. MONITORAR E ACOMPANHAR A PREVISÃO DO TEMPO PARA O CURTO PRAZO, ALGUNS DIAS A FRENTE, É A NORMA NESTE PERÍODO.  

EM RELAÇÃO ÀS VENDAS DE ARTIGOS DE VERÃO, O CLIMA PODERÁ PREJUDICAR AO LONGO DA PRIMAVERA, UMA BOA OPÇÃO SÃO AS ROUPAS DE MEIA ESTAÇÃO.

AGRICULTURA

NO GERAL O RISCO DE GEADA COM POTENCIAL DE DANOS ENTRE AGOSTO A OUTUBRO SERÁ ALTO, PODERÁ AFETAR NA FRUTICULTURA E CERAIS DE INVERNO, MAIS ARRISCADO, EM TERMOS DE GEADA MODERADA A FORTE FORA DE ÉPOCA, NAS ÁREAS ACIMA DOS 400/600 m EM AGOSTO E SETEMBRO E ACIMA DOS 800/1100 m EM OUTUBRO, ACIMA DOS 1000/1200 M EM NOVEMBRO.

NO PLANTIO DA SAFRA DE VERÃO O IDEAL É RETARDAR PARA FUGIR DA GEADA, RETARDAR, O MÁXIMO POSSÍVEL QUE DER, DENTRO DO ZONEAMENTO DE CADA REGIÃO. EM TERMOS DE CHUVA, ALGUNS PERÍODOS CURTOS DE ESTIAGEM ENTRE A PRIMAVERA E COMEÇO DO VERÃO COM POUCA CHANCE DE TER PROBLEMAS MAIS SÉRIOS. MAIOR PROBLEMA COM ÁGUA PARA OS RIZICULTORES DO LITORAL SUL

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Comments

Leave a Reply
  1. Coutinho começou surgir alguns comentários e modelos tb começaram apontar,uma onda de frio maior que a da segunda quinzena de julho ,na segunda quinzena de agosto,começando ali pelo dia 13..o que vc tem de informação quanto a isso?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comments

0 comments

Previsão do tempo para o fim de semana, dias 3 e 4 de agosto de 2013

INVERNO/PRIMAVERA 2013