Paisagismo traz um novo visual para São Joaquim

Árvores começam a enfeitar o Boulevard na cidade da Neve

São Joaquim está ganhando um novo visual paisagístico que está sendo executado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SAMA.

São Joaquim - Boulevard
Liquidambar

Nesta semana a secretaria iniciou o plantio de diversas mudas de árvores nas ruas centrais da cidade por onde se estende o Boulevard.

Entenda como será o novo paisagismo de São Joaquim.

Na Rua Major Jacinto Goulart entre o Restaurante Vento Minuano até a esquina da Praça Cesário Amarante onde serão plantados árvores outonais da família dos Liquidâmbares que possuem um tamanho médio e sua coloração varia entre o verde amarelado até o vermelho intenso.

Já da esquina do Restaurante Lacave (Casa de Pedra) até o calçadão (Bar do Moca) A Rua Manoel Joaquim Pinto receberá plantas da espécie do Acer palmatum. Nesta espécie a coloração das suas folhas sofre alterações bastante intensas ao longo das estações do ano, variando desde verde vivo, passando por amarelo e chegando a vermelho intenso antes da queda da folha no outono.

arvores

Já do calçadão até a Esquina da Câmara de Vereadores (Antigo prédio do BESC) O Boulevard receberá árvores ornamentais como os juníperos (Kaizukas) que possuem uma forma cônica ou colunar e de aspecto escultural e muito decorativo. Seus ramos são ramificados e compactos, com folhas pequenas e comprimidas, que lhe conferem uma textura bastante densa e serão plantados dentro de grandes vasos decorativos.

Já do Canteiro Central da Câmara de Vereadores (Antigo Besc) até a esquina da Igreja Matriz a rua ganhará o charme das cerejeiras da espécie Cerejeira Rosa Dobrada que receberão um condução (tipo de poda) que não oferecerá prejuízos ao transito e nem a paisagem. Além das cerejeiras o canteiro central também ganhará um termômetro digital todo estilizado e diversos arbustos como azaleias e muitas flores.

De acordo com a Secretaria de Agricultura um estudo complexo foi efetuado pela equipe na escolha das arvores que possuíssem um sistema radicular (raízes) que fosse prejudicial ás construções e calçadas e também para que pudessem causar um impacto visual digno de uma cidade turística.

inverno
Boulevard de São Joaquim no Inverno

primavera
Boulevard de São Joaquim na Primavera

sao-joaquim-primavera
Boulevard de São Joaquim no Verão

sao-joaquim-outono
Boulevard de São Joaquim no Outono

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.