in

Quadros históricos do Artista Rodrigo de Haro serão restaurados no Clube Astréa

Quem esteve fazendo a análise minuciosa das importantes obras que adornam o salão oval do Clube Astréa foi a restauradora Sara Beatriz Dutra e Silva Fermiano que foi chamada pela diretoria do clube para efetuar um processo de limpeza e restauração de seis importantes telas do renomado artista Rodrigo de Haro.

A restauradora encontrou diversas inconsistências ao qual as telas se submeteram ao longo dos anos, como partes que amarelaram, debotaram, riscos e até mesmo danos físicos nos preciosos quadros. Agora um trabalho mais complexa do que se imagina será efetuado para trazer os quadros novamente a vida e com suas cores radiantes, a restauradora irá cuidadosamente fazer a limpeza dos quadros,  a remoção e sujidade superficial do verniz para nivelar o brilho da obra e também a recomposição da camada pictórica ao qual possuí danos físicos.

O presidente do Clube Astréa, Marciano Marques Bittencourt, informou da importância de cuidar dessas importantes obras que compõem o patrimônio cultural do Clube Astréa e pretende trazer o próprio artista Rodrigo de Haro, que hoje mora em Florianópolis, para assinar os dois quadros (de seis) que até hoje não foram assinados pelo artista e por um motivo também desconhecido.

Em 2019 o Clube irá completar 120 anos e seria importante a presença do artista Rodrigo de Haro durante a cerimônia. Dos seis quadros pintados em 1974, apenas quatro levam a assinatura do artista e eles retratam deuses mitológicos referentes aos vinhos, as festas e as danças.

Artista analisando a  sujidade superficial do verniz 
Trabalho minucioso, mas aos poucos a sujeira vai sendo removida
Danos a camada pictórica nas obras
Amarelidão no verniz que será removida
danos físicos,, mas a restauradora promete recuperar
A assinatura do artista em um dos quadros pintados em 1974
A preocupação da diretoria em restaurar e conservar o patrimônio artístico e cultural do Clube Astréa
O conjunto de obras a ser restaurada no Clube Astréa

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sebrae entregou Plano de Desenvolvimento Econômico para São Joaquim

Saiba onde o Rally Caminhos da Neve vai passar em São Joaquim, Urupema, Urubici, Painel e qual serão os pontos de interdição das estradas