in

Morre Tupan o touro xodó das crianças e turistas na neve e nas cavalgadas de São Joaquim

Morreu nesta última segunda-feira (08) o mais famoso e dócil touro de São Joaquim: o Touro Tupan.

Ele era vista sempre nos grandes eventos como a Cavalgada da Nevasca, torneios, na Festa Nacional da Maçã e durante os dias de frio intenso e até mesmo na neve do inverno na Serra Catarinense fazendo a alegria de muitos turistas e crianças que adoravam montar no animal puramente domesticado que chegava a se deitar para que as crianças pudessem subir em seu lombo para um suave passeio pelas ruas e praças, não só de São Joaquim, mas de diversas cidades.

O seu criador, Murilo amaral contou uma breve história sobre esse touro que se torna agora uma lenda na cidade da neve:

“Bom Tudo começou num dia de manhã, quando que fui olhar o gado encontrei um bezerro perdido no campo fraco e desnutrido, pois a vaca tinha o parido e logo em seguida ela morreu, levei o pequeno bezerro para casa quase sem esperanças e comecei amamentar o pequeno com uma mamadeira. Devido a fraqueza ficou por cerca de 1 mês cego, mas logo apresentou melhoras.

Turistas brincando com o Touro Tupan no centro de São Joaquim

Minha irmã Karolaine, na época com 5 anos, se encarregou de ajuda a cuidar dele todos os dias e deu o nome de Tupan e assim ele foi crescendo com a gente, como ele ficava sempre perto de casa ela brincava todos os dias, começamos a montar de brincadeira nele, ele nunca se importou parece que estava agradecendo de alguma forma.

 

Crianças montadas no Tupan, ainda Bezerro

Foi virando hábito ela monta nele todos os dias, quando ele completou 1 ano de idade tivemos a ideia de ir na 5°cavalgada da Nevasca, em 2012, que foi um sucesso! Participamos por anos e entre outros desfiles e também nos dias frios e nos dias de neve na cidade. Sempre manso tranquilo por onde passava deixando as pessoas encantadas com seu dócil comportamento.

Dócil o touro parecia ter uma adoração por crianças

Mas começo do mês passado (em setembro), ele apareceu em casa com ferimento grave no peito e na boca, sinais que havia caído em um algum peral próximo, dali então começamos a se preocupar, o médico veterinário efetuou uma cirurgia para que ele se recuperasse. Estava indo tudo bem, ele estava se alimentando bem e se recuperando até que para amanhecer de sexta feira, dia 05/10, o Tupan amanheceu deitado, sem forças para levantar, seu olhar dizia que sua jornada estava chegando ao fim, deixando seu legado…

Karolaine acariciando Tupan os dois cresceram juntos em uma fazenda na localidade do Boava

Novamente o veterinário foi chamado,mas não tinha muito o que fazer, Tupan tiunha uma fratura no maxilar e deslocamento da paleta, seguido de uma intoxicação alimentar, feito todos os procedimentos e com imunidade baixa e hipotermia foi aquecido e cuidamos dele até o último suspiro

Só quem perde um amigo bicho ou um bicho amigo sabe a dor.  A amizade entre animal e homem existe basta aprende a lidar um com outro.”   Lastimou o criador Murilo Amaral

Tupan na Serra do Rio do Rastro se torna a atração no ponto turístico mais visitado da Serra Catarinense
Tupan desfilando no centro de São Joaquim durante a Cavalgada da Nevasca
Bebê montada no dócil touro
Policial pousa para a foto com o charmoso Tupan
Com um chapéu e todo estiloso Tupan pousa para a foto no Mirante da Serra do Rio do Rastro
Tupan passeando com uma criança durante uma noite de neve em São Joaquim

A última imagem de Tupan e seu criador em público durante a Cavalgada de 2018

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Expectativa de alta deve aumentar o número de empregos no comércio para o final de ano

10 presentes fofos e deliciosos para o Dia das Crianças na Cacau Show de São Joaquim