in

Senado aprova São Joaquim como a capital Nacional da Maçã

O Plenário do Senado aprovou o projeto relatado pelo senador Dário Berger que confere o título a cidade catarinense. Texto segue para sanção do Presidente da República.

O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (06/12) o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 49/2017, relatado pelo senador Dário Berger, que elege o município de São Joaquim, em Santa Catarina, como a Capital Nacional da Maçã. A cidade catarinense é referência nacional no cultivo da fruta e atualmente o maior produtor de maçãs do Brasil, responsável por cerca de 20% da produção no país. A proposta segue para a sanção do Presidente da República.

O cultivo da fruta tem relevante importância para a economia primária catarinense. São Joaquim é responsável por duas em cada dez frutas que chegam às mesas dos brasileiros. A atividade envolve desde pequenos produtores a grandes empresas e movimenta mais de 50% da economia local.

“Por sua tradição e pela qualidade da fruta ali produzida, São Joaquim já é conhecido como a Capital Nacional da Maçã. Diante disso é, sem dúvida, justa, oportuna e meritória a iniciativa de conferir oficialmente ao município o título que já lhe foi consagrado informalmente pelos catarinenses e brasileiros”, defendeu Dário. 

Por Fabiano Amaral

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seminário Sobre Turismo Rural na Agricultura Familiar na Serra Catarinense

Carmen Zanotto pede políticas públicas para as pessoas com deficiência