in

Seminário Sobre Turismo Rural na Agricultura Familiar na Serra Catarinense

No dia 28/11/2018, foi realizado pela Epagri com apoio do SEBRAE e SENAR o Seminário Sobre Turismo Rural na Agricultura Familiar, no município de Urubici. O evento contou com a participação de 96 pessoas, entre empreendedores na área de turismo rural e interessados em desenvolver alguma atividade em turismo, representando os municípios de São Joaquim, Urupema, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Urupema, Urubici, Painel e Grão Pará.

O evento foi bastante produtivo, pois contou com um painel onde duas famílias rurais e um empreendedor urbano que investiram em turismo rural e turismo puderam contar suas experiências, suas dificuldades e como estão satisfeitas atualmente com seus empreendimentos.

Após a abertura do Seminário houve a palestra: A Serra Catarinense – Identidade turística, cenários e hospitalidade que foi apresentada por Elisa W. Santana de Liz, posteriormente ocorreu o painel com apresentação da experiência do Laranjeiras Ecoturismo de Bom Jardim da Serra, da Cascata Véu de Noiva de Urubici e da Agência de Turismo Trilha Certa. Fechando o Seminário o consultor do Sebrae Carlos Cappelini apresentou a palestra Oportunidade para o Desenvolvimento do Turismo na Região.

Durante o Seminário os participantes tiveram a oportunidade de ver a satisfação das famílias rurais que apresentaram suas histórias, discutir os assuntos de interesse e trocar experiências, principalmente aos que estão pensando em investir em turismo rural e, o mais importante conhecer experiências de sucesso, vendo que é possível, desde que o caminho certo seja trilhado.

No encerramento do evento foi realizada uma visita a propriedade associada a Acolhida na Colônia e apoiada por esta associação em parceria com a Epagri, o Sítio Arroio da Serra das famílias Israel de Urubici, um belo lugar e uma das propriedades que foram apoiadas pelo Programa SC Rural através do projeto estruturante em turismo rural em Urubici.

Sem sombra de dúvidas o Turismo Rural é uma oportunidade de geração de renda e desenvolvimento para região serrana. A associação e a formação de redes pelos empreendimentos de diferentes portes, podem potencializar novos negócios, aproveitando os produtos típicos, a gastronomia, a vitivinicultura, a hospitalidade, as belezas naturais desta belíssima região de Santa Catarina.

Em 2019, será realizado a segunda edição do  Seminário de Turismo Rural na Agricultura Familiar na Serra Catarinense, onde os municípios de Urupema e Bom Retiro se colocaram à disposição para sediar a realização do evento.

Por Marlon Francisco Couto

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comments

0 comments

PREVISÃO DO TEMPO PARA OS DIAS 8 A 11 DE DEZEMBRO DE 2018.

Senado aprova São Joaquim como a capital Nacional da Maçã