in

Lançado Planifica SUS Serra Catarinense – Saúde mais resolutiva na atenção primária

Municípios da Amures aderem ao Projeto Planifica SUS

Com presença do Secretário de Estado da Saúde Helton de Souza Zeferino, prefeitos, secretários municipais de saúde e profissionais de cinco Redes de Atenção à Saúde aconteceu na manhã desta segunda-feira (15), no Centro de Ciências Jurídicas da Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac, o lançamento do Projeto Planifica SUS Serra Catarinense.

Projeto que objetiva dar mais resolutividade, humanização de atendimento e principalmente, estratificação de risco aos usuários do sistema de saúde pública dos 18 municípios da Serra Catarinense. O cronograma prevê capacitações em rede e se estenderá até final de 2020 com meta de envolver 1.750 profissionais da atenção primária e especializada.

Criado como proposta do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Ministério da Saúde e Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein, o Planifica SUS é um processo de educação permanente, que permite desenvolver habilidades e competências dos profissionais que atuam na atenção à saúde.

“Esse projeto se propõe a rever a atenção primária e ambulatorial especializada em seus micros e macros processos organizados em rede. A expectativa é que possamos resolver até 90% das necessidades das pessoas no serviço de atenção primária e somente chegue a atenção ambulatorial especializada, quem de fato precise de serviço”, explicou Maria Cristina Fernandes Correa.

Consultora Regional do Planifica SUS pela Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein, Maria Cristina fez apresentação de como será operacionalizado o projeto nos municípios da Serra Catarinense. O prefeito de Lages Antônio Ceron disse que são realizados todos os dias, mais de 250 mil procedimentos na região e destacou a humanização de atendimento como o principal fator para a resolutividade e eficiência na saúde.

Zeferino revela haver avalanche de pedidos de exames

O secretário de Estado Saúde Helton Zeferino, disse que o Planifica SUS será um desafio à Serra Catarinense, com possibilidade de ser referência às demais regiões do Estado. “Este projeto vai proporcionar uma saúde mais resolutiva na atenção primária. A atenção primária tem capacidade de resolver muitos problemas dos pacientes. Temos no Estado municípios com resolutividade de até 92% na atenção básica, mas isso é um trabalho de longo prazo com atuação em rede”, citou Helton Zeferino.

O secretário de Estado disse haver uma “avalanche” de pedidos de ressonância magnética e tomografias no sistema público. E que, “talvez não mais que 30% desses exames fossem necessários”. Zeferino elogiou a iniciativa do Planifica SUS e reiterou ser realmente necessário preparar os profissionais de saúde para a atenção primária.

Ele declarou que daqui a quatro anos, Santa Catarina poderá ter a melhor atenção primária do Brasil, se conseguir implantar um sistema de redes fortalecidas como propõe o Planifica SUS. E citou a Rede Cegonha como uma rede altamente resolutiva e que será base para o Planifica SUS.

O presidente da Amures prefeito de Bom Retiro, Vilmar Neckel elogiou o trabalho da Rede Cegonha que usará sua metodologia que é modelo para o Estado, para desenvolver o Planifica SUS Serra Catarinense. Também prestigiaram o evento, os prefeitos de Capão Alto Tito Freitas, São José do Cerrito Arno Marian, Palmeira Fernanda Córdova, Urupema Evandro Frigo e de Cerro Negro Ademilson Conrado.

Os secretários de saúde e prefeitos assinaram o termo de compromisso e assumiram formalmente que perseguirão as metas do Planifica SUS de fortalecer as ações da atenção primária à saúde, atenção especializada à saúde e vigilância em saúde.

Com informações da Amures

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Edson Machado fará Curadoria para a Galeria de Arte da Vinícola Villa Francioni

PREVISÃO DO TEMPO PARA OS DIAS 16 E 17 DE JULHO DE 2019.