Superação: Lutador de Jiu-Jitsu de São Joaquim já é o 2° no ranking da Austrália

O Joaquinense Miguel Alencar Flores Júnior, conhecido como (Dedeu) é uma inspiração como ser humano e como esportista nas artes marciais, sua força, determinação e talento unem Dedeu ao JiuJitsu , atualmente está em 2° no ranking da Austrália e o campeonato que será em outubro é o maior evento da Oceania e da Ásia chamado Panpacifico de jiu-jítsu, o qual será muito importante para Dedeu. Vamos relatar um pouquinho sobre a historia inspiradora dele, onde começou nas artes marciais quando ainda era uma criança 5 anos de idade no karatê, na época em que seu primo e compadre Vital fazia karatê na frente do Chico pasteleiro e por inspiração dele começou também. Mas sua família foi embora pra Pernambuco e acabou parando. Mas em 2003, um grande amigo seu o (Eduardo Zabot) o convidou para fazer o tal do jiu-jítsu, ele tinha um primo (Guilherme Zabot) que praticava Jiu-jítsu, morava em Floripa e às vezes estava em São Joaquim nos finais de semana e queria treinar! Mas Dedeu começou a treinar focado em competições em 2011 na UDESC com o professor Leandro Beiller e o Sensei Altevir Fonsceca Mayer* do Judo.

Dedeu foi conquistar o mundo das artes marciais quando foi embora de São Joaquim em 2011, na época ele estudava educação física na Uniplac, mas teve que trancar por falta de dinheiro. Então começou a estudar em casa e até passar no vestibular da UDESC, se formou em 2015 e depois fi fez mestrado em psicologia do esporte estudando sobre lutas e esportes de combate concluindo em 2018. Na época ele já não estava treinando em alta intensidade pois tinha adquirido diversas lesões e se dedicou aos estudos mas ainda na área das artes marciais, onde apresentei trabalhos em congressos internacionais como no maior congresso de lutas no mundo em Portugal 2016.

Ele relata que seu ponto forte no jiu-jitsu é a teimosia. Eu sempre pratiquei diversos esportes e nunca fui o melhor , mas sempre gostei de desafios e de me submeter a situações difíceis. O jiu-jitsu me ensinou muito sobre o EGO, quem tem ego nesse esporte ou na vida mesmo nunca irá conseguir bons resultados. Eu amo o que faço, jiu-jitsu é um estilo de vida para mim, faz cinquenta cuide do meu corpo, da minha alimentação, da minha mente e do meu espírito. Através do jiu jitsu em me conecto com algo inexplicável, afirma em entrevista Dedeu.

E sou como todo joaquinense chucro, selvagem mas de um coração gigante e sempre coloco ele nas minhas lutas e graças a Deus tem dado tudo certo! E deixo um recado para todos pratiquem jiu-jitsu, coloquem seus filhos, seus netos no jiu-jitsu, essa arte milenar transforma as pessoas, melhora o caráter, disciplina, valores, habilidades motoras, psicológicas e faz com que você enfrente a vida de uma maneira mais serena e tranquila.

Enfrentará mais um importante desafio no campeonato em outubro que é o maior evento da Oceania e da Ásia chamado Panpacifico de jiu-jítsu. Atualmente está em 2 no ranking da Austrália e essa competição é muito importante pois da muitos pontos para o campeão. O Joaquinense entre os 3 melhores do país, poderá aplicar para um visto que me permite torna um cidadão australiano e assim morar no país definitivamente obtendo os seus direitos de qualquer australiano. E a sua academia Gracie Barra tem um programa chamado Ambassor que custeia todas as viagens, inscrições e hospedagem em todas a importantes competições no mundo. É assim conseguir realizar o seu sonho de lutar um mundial e outras grandes competições em outros continentes. Estou me preparando bem, seguindo a alimentação da minha irmã que faz um trabalho incrível, treinando muito forte para se Deus permitir adquirir um bom resultado nessa competição, afirma o campeão.

Para ele o seu maior desafio acho que devem ser igual para todos desportistas, falta de patrocínio. Mas mesmo assim com fé em Deus ele sempre vai o levando a lugares que você nunca imaginaria!

Dedeu: Eu tenho uma história aqui que hoje é um pouco engraçada rsrs. Mas eu cheguei na Austrália sem nada de inglês, com 500 dólares no bolso e na mesma semana teria que pagar 260 dólares de aluguel da casa que vale por uma semana. E Deus foi tão bom pra mim que me colocou pessoas que acreditaram em mim e 4 dias depois estava trabalhando fazendo mudança, trabalhando nas obras e podendo se manter nesse país. Às vezes trabalhava 10 horas em serviços braçais pesados e ainda tinha que ir na academia treinar musculação e depois jiu-jítsu. Mas hoje eu agradeço por essas situações que só me fizeram ser mais forte e minha família sempre foi meu alicerce me apoiaram em todas minhas decisões.

Sobre qual momento se tornou mais marcante em sua carreira:

Dedeu : Penso que todos os momentos aqui foram marcantes, quando se está em outro país tudo acontece com mais intensidade, e independente de vencer ou perde no final tudo é um aprendizado. Mas essas últimas competições tiveram uma sensação incrível, pois estava perdendo a luta é nos últimos segundo eu consegui virar o placar e graças a Deus sai com a Vitória. Mas no jiu-jitsu você nunca perde você sempre aprende.

Uma inspiração na sua vida:

Dedeu: Minha inspiração de vida é Deus, sem ele nada seria possível, ele me colocou num berço incrível que é minha família. Através dos meus país aprendi sobre honestidade, trabalho e muito amor! Mas sou Grato a Deus por ter me proporcionado tudo que sou até hoje. Acredito que cada um de nós possui uma missão aqui na terra, e acredito que a minha é fazer com que as pessoas se movimentem, cuidem do corpo que é um bem muito precioso que Deus nos forneceu,se exercitem e que através do exercício se conectem com Deus, adquirindo felicidade, estilo de vida saudável, luz, paz e amor.

Deixe uma mensagem:

Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.
JOÃO 15:7
Basta você acreditar e querer muito o seu sonho, independente se for no esporte, na compra de uma casa, em viajar, um carro, enfim qualquer coisa! Nunca mas nunca desista disso, Deus honra aquele que crer!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.