A origem do Halloween… “31 de Outubro” – Por Roberto Marafigo Padilha

Hoje, 31/10, é feriado Municipal em Pomerode por causa da Reforma Protestante. Mas este evento foi um marco histórico que revolucionou não só a igreja, mas o mundo como um todo.

A educação, alfabetização, música, ética governamental, direitos das mulheres, importância da família, relação com Deus, papel da igreja, são temas fomentados já no século 16 que ajudou a alicerçar o movimento conhecido como Iluminismo no século XIII, transformaram a Europa num berço de novas ideias e concepções de mundo.

Também no dia 31 /10 é comemorado o dia dos mortos (nos Estados Unidos é conhecido como dia das bruxas, halloween, prática usada pelos antigo povos celtas da região atual Grã Bretanha e Irlanda quando celebravam as últimas colheitas de verão.

No calendário deles, um dos relatos históricos relata que o objetivo da festa durava três dias. No dia primeiro de novembro os portões entre os reinos dos mortos e vivos eram abertos , por isso tinham que fazer oferendas em torno de suas casas para não ser
Amaldiçoados, por isso a expressão doce ou travessuras.

O nome Halloween tem origem católica. A palavra é uma contração da frase “All Hallows Eve“, que quer dizer “dia de todos os santos” que irá ser comemorado amanhã. Para facilitar a conversão católica , foi feito sincretismo religioso com a data , que no calendário cristão o dia dos mortos e comemorado no dia 2 de Novembro para diferenciar a data.

Roberto Marafigo é joaquinense – Cientista da religião e Professor de ensino religioso na cidade de Santo Amaro da Imperatriz e Palhoça

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.