Editorias

NotíciasClimaterraSanta CatarinaSaúdeAgriculturaSerra Catarinense

Contato

WhatsApp: +55 49 9 9157-6299Fale com o São Joaquim Online
Agência São Joaquim Online
Redimensionador de fonteAa
Agência São Joaquim OnlineAgência São Joaquim Online
Pesquisar
  • Notícias
  • Climaterra
  • Santa Catarina
  • Saúde
  • Agricultura
  • Serra Catarinense
Siga-nos
Contato
WhatsApp: +55 49 9 9157-6299
Fale com o São Joaquim Online
- PUBLICIDADE -

Início » Destaque » Sintomas de depressão podem ser reduzidos de forma segura com anti-inflamatórios

Destaque

Sintomas de depressão podem ser reduzidos de forma segura com anti-inflamatórios

sjonline
Última atualização: 31 de outubro de 2019 13:43
sjonline
3 min de leitura
Compartilhar

Aspirina, paracetamol, antibiótico e outros agentes anti-inflamatórios podem diminuir de forma segura sintomas de depressão clássica, conclui uma análise publicada no Journal of Neurology Neurosurgery & Psychiatry.

Os resultados também mostram que os efeitos são melhores quando esses agentes são associados ao tratamento padrão com antidepressivos.

Cada vez mais evidências sugerem que a inflamação contribui para o desenvolvimento da depressão. Os pesquisadores revisaram evidências disponíveis e reuniram os dados para ver se agentes anti-inflamatórios funcionavam melhor do que placebo em tratamentos com ou sem acompanhamento de antidepressivos.

Esses agentes incluíram: drogas anti-inflamatórias não-esteroides (aspirina, ibuprofeno, paracetamol, etc); ácidos graxos ômega 3; drogas que inibem a produção de substâncias inflamatórias; estatinas; corticoides, antibióticos; minociclinas; um remédio usado para distúrbios de sono (modafinil); e N-acetilcisteína.

Os pesquisadores analisaram bancos de dados e encontraram 30 estudos relevantes publicados até janeiro de 2019 que envolviam 1610 pessoas.

Resultados, efeitos colaterais e conclusão

Os dados reunidos sugerem que agentes anti-inflamatórios funcionaram melhor do que o placebo e melhoraram os efeitos do tratamento com antidepressivo.

Esses agentes foram 52% mais eficientes ao reduzir a severidade de sintomas em geral, e 79% mais eficientes do que o placebo ao eliminar sintomas. A análise mostrou que as drogas anti-inflamatórias não-esteroides, ácidos graxos ômega 3, estatinas e minociclinas foram os mais eficientes ao reduzir sintomas da depressão clássica em comparação com placebo.

Nenhum grande efeito colateral ficou evidente, apesar de alguns sintomas estomacais terem sido identificados em quem usou estatina e N-acetilcisteína. Os testes duraram entre 4 a 12 semanas apenas, então não foi possível observar efeitos de longo prazo.

Esta análise tem alguns pontos falhos: nem todos os estudos acompanharam mudanças nos escores de depressão durante o estudo todo. As escalas de depressão utilizadas nos estudos também foram diferentes, e os estudos que envolveram estatinas e minociclinas tiveram um número de participantes bastante reduzido.

Mesmo assim, eles concluem: “Os resultados desta revisão sistemática sugerem que os agentes anti-inflamatórios desempenham um papel antidepressivo em pacientes com transtorno depressivo maior e são razoavelmente seguros”. [Medicalxpress]

Por Juliana Blume

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
MARCADO:Destaque
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp E-mail Copiar link Imprimir
Artigo anterior Escola Manoel Cruz é destelhada pela 3ª vez em São Joaquim
Próximo artigo Retorno a Platero – Por Henrique Córdova
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Tempo
12°C
São Joaquim
nuvens dispersas
12° _ 12°
74%
4 m/s
dom
11 °C
seg
17 °C
ter
18 °C
qua
16 °C
qui
18 °C
Nos encontre nas Redes Sociais
- Publicidade -
Ad image

VEJA TAMBÉM

Folha da CidadePrefeitura

Renovação da frota – São Joaquim tem agora mais dois novos ônibus escolares  

6 anos atrás
Agricultura

Aprovada MP que libera R$ 1,2 bilhão para agricultores atingidos por seca

4 anos atrás
Destaque

Café do Moca o mais tradicional café de São Joaquim durante décadas e gerações

8 anos atrás
Destaque

Decore sua casa para o Natal e Fim de Ano com os enfeites do Lojão 2000

8 anos atrás

Editorias

  • Notícias
  • Climaterra
  • Santa Catarina
  • Saúde
  • Agricultura
  • Serra Catarinense

Siga o São Joaquim Online

Facebook Youtube Instagram Tiktok

WhatsApp:
+55 49 9 9157-6299

Institucional

  • Sobre o São Joaquim Online
  • Anuncie no SJO
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Expediente
  • Correções
  • Política Editorial

© 2026 São Joaquim Online — Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?