Veja dicas para justificativa de projeto de pesquisa

Seja um TCC, um trabalho escolar ou até mesmo na área profissional, muitos projetos exigem uma justificativa. É nela que o autor vai provar que tudo aquilo que foi feito tem um motivo, objetivo e é relevante para a sociedade ou para determinado tema. Fazê-lo não
é fácil, mas essa parte é fundamental para que se tenha sucesso.


Uma justificativa de um projeto de pesquisa pronta até pode dar uma luz e mostrar alguns caminhos a serem seguidos, mas é sempre bom aprender, de fato, quais são os pontos
fundamentais em um trabalho justificado corretamente. A seguir, confira algumas dicas que vão ajudá-lo nestas situações (e em muitas outras!).

Utilize dados


Dados são bons amigos de justificativas. Eles mostram de forma direta um problema e evidenciam que uma solução é necessária. Às vezes, um problema conhecido ganha proporções muito maiores quando é possível dimensioná-lo corretamente. Assim, você apresentará uma parte do trabalho que, de certa forma, representa o todo muito bem.


Use referências

Se está fazendo um projeto sobre crianças com necessidades especiais, filmes sobre educação especial são referências que podem justificar o seu tema, ainda mais se eles forem documentários. Por apresentarem um corte da realidade, por si só eles já te ajudam a mostrar porque o seu trabalho é relevante.


Mostre que seu projeto é viável


Uma pesquisa só é válida se ela puder ser realizada. Então, é fundamental que na sua justificativa você deixe claro que dá para viabilizá-la e como é possível fazer isso.

Seu trabalho passa muita segurança quando você mostra que ele não é lúdico. Lembre-se também que é importante mostrar quais são as delimitações.


Vale dizer que essa viabilidade é ampla. Além de ser possível realizar na prática, financeiramente é viável produzi-la? Por mais que haja conhecimento técnico para que seja
feito, se não houver recursos e equipamentos à disposição o seu projeto perde totalmente a relevância.


Seja claro e objetivo


A justificativa de um projeto de pesquisa é a parte menos teórica e exigente academicamente do trabalho. Portanto, aproveite para ser o mais direto e objetivo possível.
Ela não pode ser massante, pelo contrário, deve deixar quem a ouve empolgado com a possibilidade daquilo sair do papel ou até mesmo curioso para ver os resultados que já
foram obtidos.

Escreva um texto coeso


Pense na estrutura textual antes de começar a produzir sua justificativa de projeto de pesquisa.

Quais são as principais perguntas que devem ser respondidas?

  • Por que ela é importante?
  • A quem se destina?
  • Como será feita?
  • O que será feito na pesquisa?
    Essas são algumas questões fundamentais que devem ser respondidas logo de cara com
    muita coesão. Um texto mal escrito e com informações confusas ou dispersas pode dificultar o entendimento de quem lê e prejudicar a força da sua justificativa. Reforce os pontos positivos da sua pesquisa, os impactos relevantes que ela pode trazer à sua área, os problemas de não fazer a pesquisa para a sociedade e tudo o que puder servir de argumento para convencer de que o trabalho é fundamental.
  • Não esqueça!
    Se todo o trabalho foi feito nas normas ABNT, a justificativa também precisa estar! Mesmo sendo a parte mais tranquila em termos acadêmicos, as regras ainda se mantêm e devem ser seguidas. Isso não tem influência no poder de persuasão do texto, mas tem peso relevante na avaliação por ser uma norma indispensável.
  • Se o trabalho não exige tais regras, lembre-se de mantê-lo de acordo com o que foi o restante do trabalho. Além de ser esteticamente bonito, mostra que você deu à justificativa a mesma importância que ao resto do projeto de pesquisa.

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.