Vulcão nas Ilhas Canárias cria ‘rio de lava’ e governo cita danos materiais

Ao menos 5 mil pessoas foram retiradas de áreas de risco nas Ilhas Canárias após o vulcão Cumbre Vieja entrar em erupção hoje, às 11h12 no horário de Brasília (15h12, no horário local), informou o presidente Angel Victor Torres, em uma entrevista coletiva nesta noite exibida pelas redes sociais.

Ao anoitecer, imagens mostraram fontes de lava disparando pelo céu e formando rios incandescentes descendo a colina entre áreas de florestas e terras agrícolas. Até agora, segundo as autoridades, não há registro de feridos, apenas de danos materiais.

A evacuação de moradores e animais da região começou em uma encosta arborizada na área escassamente povoada de Cabeza de Vaca, de acordo com o governo. Duas horas depois, com lava descendo, o município ordenou a evacuação de quatro aldeias, incluindo El Paso e Los Llanos de Aridane.

Segundo as autoridades, até agora apenas oito casas foram afetadas. Torres ainda destacou durante coletiva que a erupção ocorreu em área despovoada, mudando apenas 300 metros do local inicialmente calculado. Agora, a lava se dirige em direção à costa.

Com informações Uol

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.