SECRETARIA DA SAÚDE DO RS EMITE ALERTA PARA SURTO DE DOENÇA QUE CAUSA DIARREIA AGUDA

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, emitiu um alerta para o surto da Doença Diarreica Aguda, após 25 cidades do estado terem casos registrado.

Conforme a SES, a doença tem como principal a diarreia, que pode vir acompanhada de dores abdominais, náuseas, vômito e febre. A transmissão se dá principalmente pelo consumo de água ou alimentos contaminados. No caso do NoroVírus, a transmissão ainda pode ocorrer pelo contato com superfícies contaminadas.

“Os surtos da doença foram identificados desde o final de agosto e, em algumas cidades, têm como agente causador o norovírus. Uma investigação busca determinar a causa do surto em outros municípios” diz a nota emitida.

O alerta emitido, traz recomendações para os profissionais da saúde, escolas e creches. No caso de escolas e creches, se algum aluno apresentar sintomas, deve ser isolado dos demais onde deve permanecer em repouso, ingerindo líquidos, para evitar a desnutrição. Além disso, a população deve consumir somente água de fontes confiáveis, faça sempre a higienização das mãos, alimentos e utensílios que são utilizados.

As 25 cidades em alerta são Dois Irmãos, Esteio, Morro Reuter, Porto Alegre, Bento Gonçalves, Nova Prata, Carlos Barbosa, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Caxias do Sul, São Marcos, Pinto Bandeira, Santa Maria, Lavras do Sul, Colorado, Saldanha Marinho, Santana do Livramento, Santa Cruz do Sul, Mato Leitão, Horizontina, Tucunduva, Santa Rosa, Santo Cristo, Barra Funda e Sarandi.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.