Uma forte atividade elétrica foi registrada em Lages na noite desta quarta-feira. Sequências de raios iluminaram o céu em diversos pontos da cidade, chamando a atenção dos moradores e acompanhando a instabilidade provocada pelas áreas de chuva que atuam sobre a Serra Catarinense.
Em situações como essa, a orientação é evitar áreas abertas, não se abrigar debaixo de árvores, desligar aparelhos eletrônicos da tomada quando possível e evitar contato com estruturas metálicas durante as tempestades.
O céu de Lages (SC) virou um piscar sem fim de raios nesta quarta-feira, e o clarão das descargas elétricas não era só um espetáculo: era o aviso de que a Serra catarinense estava entrando numa das noites mais perigosas do inverno.

A Defesa Civil de Santa Catarina classificou a situação como risco muito alto e disparou dois alertas de tempestade severa em poucos minutos. Primeiro para Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos, Curitibanos, Frei Rogério, Monte Carlo, São Cristóvão do Sul e Vargem. Logo depois, a área foi ampliada para Bocaina do Sul, Capão Alto, Correia Pinto, Lages, Painel e Palmeira. Em todos, o mesmo pacote de ameaças: rajadas de vento, granizo, alagamentos, raios e risco de enxurradas.
Segundo o meteorologista Piter Scheuer, uma frente fria parada sobre o Sul, alimentada por ar quente e úmido vindo da Amazônia, transformou a atmosfera num campo minado. “Está explodindo o tempo severo”, descreveu, ao falar de uma atmosfera “altamente volátil e dinâmica” em que nem tornados isolados podem ser descartados. O alerta segue válido pelo menos até esta quinta-feira.




