Clube do Livro: O que você está lendo? ~ O Guarani ~

“Um país se faz com homens e livros”
(Monteiro Lobato)

Aceita um desafio?

Regularmente faremos indicações de livros, desde livros infantis até livros acadêmicos, passando por todos os gêneros literários. Que tal ter uma matéria falando sobre o seu livro favorito no São Joaquim Online? Envie-nos uma mensagem através da nossa FanPage (clique aqui) contando qual o seu livro preferido e porque você o indica para outras pessoas. Os melhores textos serão publicados.

 

Hoje temos a indicação do livro O Guarani, de José de Alencar. Enviada pelo aluno Francisco Carlos Steffen Cardoso, do 8º ano da EEB Manoel Pereira de Medeiros. Francisco é aluno do Professor Adelar Ribeiro de Amorim e participa do Projeto “O Prazer em Ler”. Quer saber mais sobre o projeto? Então, clique aqui.

img_1558

Eu recomendo o livro, pois conta a história de um índio chamado Peri, que era apaixonado por uma linda moça cujo nome Cecília.

Peri a protege e a chama de Ceci, ele deu esse apelido porque “Ceci”, na língua dos guaranis significa tristeza. O índio Peri sempre trazia vários presentes para a sua amada, presentes vindos da selva, como pássaros, flores, tentou até trazer uma onça, só que um homem mau a matou.

É um romance muito bonito, repleto de descrições do país com suas paisagens paradisíacas, que, infelizmente, está sendo maltratado por causa da ganância do homem moderno.

O livro nos faz viajar a um outro Brasil, mostra o índio com sua paixão e zelo com a natureza, faz pensar sobre o respeito que devemos ter com o meio ambiente.

É uma leitura emocionante.

O Livro

Esta história de amor e de aventura se passa há quatrocentos anos, quando o Brasil ainda era uma colônia de Portugal. Num cenário que é um verdadeiro paraíso, próximo a matas verdejantes, vive Cecília, a linda heroína do romance, loira de olhos azuis. Filha de um fidalgo português, ela leva uma existência quase de princesa, protegida pela família. O herói do livro é Peri, um índio guarani alto, forte e bom. Ele tem adoração pela moça, e os dois são muito amigos. Mas uma série de acontecimentos coloca em perigo a vida de Cecília e de Peri. O guarani é um dos principais romance de José de Alencar (1829-1877), um dos mais importantes autores da literatura brasileira.

 

Observações

  • É considerado a obra mais representativa do indianismo Brasileiro;
  • Nesta obra, José de Alencar busca apresentar ao público leitor características essenciais do homem que primeiro habitou o Brasil;
  • Mostra a influência do colonizador Português sobre os índios;
  • O livro traz riquíssimas descrições de espaço;
  • José de Alencar buscou, através de seus escritos, ressaltar uma linguagem mais nacional. Foi muito criticado pela atitude, mas a inovação ajudou a estabelecer um estilo literário com características brasileiras;

 

Vida & Obra

Sem título

José Martiniano de Alencar

 01/05/1829 – 12/12/1877

José de Alencar (José Martiniano de Alencar), advogado, jornalista, político, orador, romancista e teatrólogo, nasceu em Messejana (atual bairro de Fortaleza), CE, em 1º de maio de 1829, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 12 de dezembro de 1877. É o patrono da cadeira n. 23, por escolha de Machado de Assis.

Clique aqui e saiba tudo sobre a vida e obra de José de Alencar.

 

 

O que achou dessa indicação? Escreva contando se você já leu esse livro e indique o seu livro favorito!

Sem título

E você, educador? Tem usado a literatura como ferramenta para a sala de aula?

Sabia que o livro pode ser trabalhado em diversas áreas do conhecimento? Exemplo:

  • Língua Portuguesa e Produção textual: releituras e reescritas, análises literárias, críticas, etc
  • História: Colonização Portuguesa
  • Geografia/Ciências/Física: Território, Meio Ambiente, Unidades de
    Conservação, clima, solo, temperatura, fauna e flora, hidrografia etc
  • Educação e preservação ambiental: Aproveitamento de recursos naturais com baixo impacto ambiental

 

divider-2461548_1280

Ler é nossa paixão!
Escrever sobre livros é uma realização.

Essa é uma parceria do São Joaquim Online com Cintia Marinho, Instabooker, Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas, IG: @cici_books

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.