in ,

Clube do Livro: O que você está lendo? ~Os Natos: Volta ao Mundo Falando Português~

 

“Ontem estava a matabichar quando virei barata. Acordei cangada no meio de dois gorilas. No dia do grande pé de vento quero bazar, pois o tacudo está a aldrabar. Ria com o barco encarnado que voa, mas é um banheiro que vai me salvar! – Será que a professora enlouqueceu?”

E assim começa essa incrível aventura! Você saberia decifrar essa mensagem enigmática?

Ola! Eu me chamo Gabriela
e vou apresentar esse livro mágico a vocês!

 

Dados:

  • E.E.B Manoel Pereira de Medeiros.
  • Aluna: Gabriela Pereira.
  • 8° ano “1”.
  • Professor: Adelar Ribeiro de Amorim.
  • Cidade: Urupema.
  • Projeto: O prazer da leitura.
  • Livro: Os Natos – Volta ao mundo falando português
  • Autor: Beto Junqueyra.

 

O livro sofreu alterações e passou a chamar-se O Código De Camões, mas mantém toda a magia e essência cultura do original. Vamos embarcar nessa incrível aventura?

 

Uma declaração sem pé nem cabeça de uma professora do Timor-Leste que, logo em seguida, desaparece. Uma carta misteriosa deixada pelo poeta Luís de Camões, que revela a existência de um valioso tesouro escondido no Brasil. Um código secreto a ser decifrado nos versos de Os lusíadas. Um objeto que teria poderes mágicos, chamado Portulábio. E um grupo de adolescentes, Os Natos, do qual o leitor é convidado a fazer parte. Esses são os ingredientes de uma incrível aventura pelos países de língua portuguesa a bordo do Ícaro, um hidroavião movido a energia solar. Em uma disputa contra o ambicioso empresário Jack Stress, Os Natos vão fazer de tudo para provar que a língua portuguesa ainda está viva nos quatro cantos do mundo. Envolto nessa aventura cheia de mistérios, o leitor interage com o livro para decifrar as pistas. (Saraiva)

10933901_10152752042042515_5499663812458800408_n
O objeto que acompanha o livro, chama-se “Portulábio” e auxiliará nessa busca ao redor do mundo visitando todos os países que falam a língua portuguesa!

Um breve resumo da obra exposto no livro descreve a descoberta de uma carta misteriosa que dá um pontapé inicial á busca por um tesouro secreto, herança de Luís Vaz de Camões. Quais seriam as riquezas escondidas? Onde estaria essa fortuna? (estas indagações colocam o leitor á viajar á procura pelas respostas através do pensamento e de uma leitura aguçada rumo á caça a um tesouro desconhecido.) para encontrá-lo, entram em cena Os Natos. A turma participará da corrida disposta a desvendar esse mistério. Eles percorrerão vários países onde se fala português, conhecerão culturas diversas e, principalmente, terão de vencer seus concorrentes – o ambicioso Jack stress e seus stressinhos -, que querem eliminar a língua portuguesa do mundo. Por fim todo enredo convida o leitor a se juntar a esta equipe e participar de uma emocionante aventura, cheia de surpresas e interatividades, onde o próprio leitor é convidado a embarcar nessa aventura e recebe o nome de: Agente E!.

WhatsApp Image 2019-06-18 at 16.21.18
O primeiro capítulo, A professora enlouqueceu, conta a história de uma professora que vai em um estúdio de TV defender a Língua Portuguesa, ela foi perseguida e proibida de falar e ensinar sua língua por muitos anos. A mensagem deixada pela professora vai sendo decifrada de acordo com os acontecimentos do livro.

No segundo capítulo, onde a história começa a ter formato, narra a história de um menino chamado Antônio Loco, apelidado de Gordo-Loco por pesar 80 Kg aos 13 anos de idade. Em sua volta das férias, inventa uma fórmula que se chama “gás da loucura” que fazia com que as pessoas ficassem malucas, rindo e fazendo bobeiras. O gás era fabricado a base de frutas, verduras e outras coisas podres.

Gordo-Loco detestava abreviaturas e palavras em inglês, porquê deixava a Língua Portuguesa em segundo plano. Em uma esquina, jogou sua fórmula no chão deixando ele e todas as pessoas bem bobas e rindo muito. Então Gordo-Loco desmaiou de rir e quando acordou leu uma manchete de um jornal:

“CAMÕES ESCONDEU TESOURO NO BRASIL”

A notícia dizia que haviam encontrado uma carta com a data de 1580, assinada por Luis Vaz de Camões, uma chave, uma arca e um mapa, e que duas escolas teriam candidatado-se para procurar o tesouro. Uma dessas escolas era a dele. Empolgado, ele sabia que sairia em uma missão especial!
O livro é um misto de gincana com enigmas e informações históricas sobre a Língua Portuguesa e todos os países que a tem como língua pátria, a cada capítulo, cada palavra, o livro torna-se mais interessante. O “Portulábio”, acessório parecido com uma “lupa” é utilizado em diversas situações para encontrar escondidas e decifrar enigmas.

Por que você indica esse livro?

Eu indico esse livro porque ele mostra que o vivemos em um país voltado para a língua inglesa, deixando nossa língua de origem para trás. O livro trouxe como novidade as charadas escondidas, além de já ser legal, as charadas ajudaram a dar mais empolgação durante a leitura!
O livro conta a história de uma busca por um tesouro conhecendo toda a Língua Portuguesa, com seus diferentes sotaques e dialetos. O que seria o grande tesouro deixado por Luis Vás de Camões? Assim como eu, você irá amar o desfecho deste livro!

Crítica Literária:

Fonte: Recanto das Letras

Acerca da obra pode-se perceber um acervo de informações a cerca de Portugal e principalmente da língua portuguesa. Observa-se a variedade que a língua possui em seus sotaques e a diversidade de signos distintos considerados como vícios da língua em cada região.
No primeiro parágrafo do livro a professora Felícia expõe uma mensagem com signos fora do significado comum, este de primeiro momento levou os protagonistas e até o leitor á pensar que ela havia enlouquecido, entretanto a citação que Felícia passou havia um mistério que graças ás astúcia de Gordo-loco, Helô, mestre Alceu, Agente E! e Luzia ampliou a mente dos natos e enriqueceu o conhecimento do leitor sobre a diversidade de significações e sentidos que a língua possui.
Além disso, analisa-se que apesar da extensa quantia de línguas no mundo, a língua portuguesa faz parte de uma história importante do mundo. Possui uma riqueza para a vida dos povos ao longo do tempo.

A competição articulada na escrita pelo Junqueyra remete um olhar interpretativo no status quo, levando á noção cabível de que o antagonista Jack Stress sendo um mega empresário, representa o dinheiro ou o poder que a sociedade tanto cobiça, e esse poder pode gerar facilidades na vida da sociedade, isso representa na atualidade o fato de muitos pais no Japão ou em muitos lugares do mundo investir na educação de outra língua do que ter como consumo o português. Objetivando dessa forma a facilidade maior para um futuro com rendas monetárias grandes. Assim percebe-se que o capital tem uma influência muito grande na língua e na história.

Não se pode deixar de averiguar a presença da obra Os Lusíadas de Camões, percebe-se que lusíadas é um livro essencial para o conhecimento do livro e principalmente para o desvendamento das pistas que é encontrada ao longo dos capítulos. Essa obra poética, ou epopéia portuguesa provavelmente foi concluída em 1556 e publicada pela primeira vez em 1572 no período literário do classicismo, três anos após o regresso do autor do Oriente. A ação central é a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama, á volta da qual se vão descrevendo outros episódios da história de Portugal, glorificando o povo português.

Vale pautar que Camões foi um renovador da Língua Portuguesa e fixou-lhe um duradouro cânone; tornou-se um dos mais fortes símbolos de identidade da sua pátria e é uma referência para toda a comunidade lusófona internacional. Hoje a sua fama está solidamente estabelecida e é considerado um dos grandes vultos literários da tradição ocidental, sendo traduzido para várias línguas e tornando-se objeto de uma vasta quantidade de estudos críticos.

No livro de B. Junqueyra possui relatos de estudos dos aromas que remete a um entendimento oculto sobre a aromacologia, o estudo dos efeitos dos aromas. Gordo-loco passou por essa aprendizagem com o Parish um mestre de hipnose que usa os aromas com teorias de tal finalidade. Sobre esse assunto revela salientar que o que permitiu o desenvolvimento da aromacologia foi, de um lado, a demanda crescente de informações científicas por parte da indústria de comésticos e perfumaria, e, de outro, um avanço das tecnologias de investigação e diagnóstico dos processos cerebrais. Os estudos feitos pela aromacologia vieram confirmar o que a medicina tradicional já dizia, através da aromaterapia: os aromas podem causar efeitos intensos no organismo humano, em especial no cérebro.

Além deste assunto é visto no livro, em cada pista, o poder que a história da religião tem sobre as descobertas de Portugal, quando os portugueses chegavam às novas terras marcavam-na com a cruz, esta representava a chegada de cristo naquele lugar. E isso era uma grande influência, eles tinham o objeto de pregar o cristianismo aos incrédulos, além de descobrir novas riquezas. Ainda vale destacar que Portugal foi uma das principais auxiliares na disseminação da língua portuguesa e a religião católica no mundo, através de suas descobertas e diversas colônias conquistadas por meio de suas navegações.

É relevante salientar que a mais evidente herança portuguesa para a cultura brasileira é a língua portuguesa, atualmente falada por todos os habitantes do País. Difundida principalmente pelos padres jesuítas, o português era no início da colonização considerado língua geral na colônia, ao lado do tupi. Com a proibição do tupi em virtude da chegada de muitos imigrantes da metrópole, o português fixou-se definitivamente como o idioma do Brasil. Das línguas indígenas, ele herdou as palavras ligadas à flora e à fauna (abacaxi, mandioca, caju, tatu, piranha), bem como nomes próprios e geográficos.
Outro importante legado português foi a religião católica, crença de grande parte da população brasileira. O catolicismo, profundamente arraigado em Portugal, deixou no Brasil as tradições do calendário religioso, suas festas e procissões, tornando-se a religião oficial do Estado até a Constituição Republicana de 1891, que instituiu o Estado laico. Atualmente, o Brasil é considerado o maior país do mundo em número de católicos nominais. De acordo com o IBGE 73,8% da população brasileira declara-se católica. Por fim percebe-se que o Brasil possui uma enorme influência portuguesa em diversos âmbitos gerais.

Contudo analisa-se que o livro Os natos volta ao mundo falando português, mostra uma aventura sobre diversos países falando uma única língua. E essa aventura relembra a história da língua portuguesa e seu percurso realizado ao longo da história. Os pontos negativos do livro podem ser visto de forma cômica, pela língua do stressês e seus fundadores, pois como se sabe, o antagonista é sempre visto como o indesejado. Por conseguinte pode-se concluir que o livro possui apenas os pontos positivos que se visualiza através do valor histórico e principalmente da riqueza da língua portuguesa; pode-se confirmar que o livro é uma homenagem á língua materna de numerosas pessoas em diversos países do mundo.

Curiosidades:

  • português é a quinta língua mais falada do mundo, com cerca de 250 milhões de falantes;
  • É a língua oficial de nove países, que formam a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). São eles: Portugal, Brasil, Moçambique, Timor Leste, Angola, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Macau.
  • Clique aqui e conheça algumas curiosidades dos países que tem o Português como língua oficial.
  • O português está presente em quatro continentes: Europa, América, África e Ásia;
  • É importante saber que cada país possui o um sotaque próprio, ou seja, algumas palavras não serão ditas na mesma forma que no Brasil ou com o mesmo significado.
  • Em países do MERCOSUL é obrigatório o ensino do português como disciplina escolar;
  • Existem ainda lugares que utilizam a língua de forma não oficial, assim o idioma é falado por uma restrita parcela da população, são eles: Macau, China, França e Goa (um estado da Índia);
  • Em sua essência é uma língua românica, ou seja, ibérico-românico, que deu origem também ao castelhano, catalão, italiano, francês, romeno e outros;
  • O português se diferencia por meio da variedade de dialetos e subdialetos e no âmbito internacional, pois a língua é classificada em português brasileiro e europeu

O Autor:

007 - Beto Junqueyra

Alberto Júlio Junqueira Guimarães Araújo é um escritor brasileiro, autor de obras da literatura infanto-juvenil (como Os Natos), além de dezenas de livros de auto-ajuda, publicados no Brasil e no exterior em parceria com Aparecida Liberato. Tem uma editora especializada em publicar livros para empresas.

“Para uma criança, tão importante quanto aprender a andar, é virar sozinha a página de um livro. Somente assim é que ela saberá escolher seus melhores caminhos.”​ Esse é o conceito que norteia o meu trabalho como Publisher e como escritor de livros para crianças.
Como Publisher da Editora Estrela Cultural, lancei a editora, posicionando-a como fomentadora da autoria nacional, proporcionando novas experiências de leitura e aproveitando o encantamento que a marca Estrela vem criando ao longo de 80 anos de existência. Com boa curadoria e muito critério, desenvolvemos livros de literatura com opções de obras interativas para a pré-escola, crianças e pré-adolescentes.
Como sócio e Diretor de Criação da Promobook Editora, desenvolvemos mais de 200 livros em ações de marketing para empresas como Banco Santander, Volkswagen, Faber-Castell, Nestlé, entre outras.
Como Escritor, publiquei 29 livros no Brasil e no exterior, em casas de prestígio como Sextante, Record, Planeta, Cia Editora Nacional e Saraiva, (Brasil); e Random House (EUA e México), Planeta (México), Estampa (Portugal) e Vergara & Riba (México e Argentina). Ministrei palestras em escolas no Brasil para mostrar a estudantes do Ensino Fundamental e Médio a importância da nossa língua no mundo, com base nos meus livros de literatura “Os Natos – O código de Camões”​ (Estrela Cultural – Ibep), “Quem tem boca vai ao Timor”​ (Editora do Brasil) e na obra/palestra “Português, Língua Global”​.
Prêmio Jabuti em 2000, com o livro “Vivendo Melhor”​, por conta do projeto editorial diferenciado, com Aparecida Liberato, Irene Brygg e Helio Rosas.
Criador e responsável pelo quadro “Livro Legal”, no programa Domingo Legal, apresentando resenhas semanais de clássicos da literatura brasileira.
Mais de 1,5 milhão de livros vendidos no Brasil e no exterior.
Quinze semanas entre os mais vendidos da revista VEJA. (Texto de apresentação do autor em seu perfil pessoal no Linkedin)

 

 

Sala de Aula:

Sem-título-1Os Natos – Volta ao mundo falando Português“, é um livro repleto de aventuras e enigmas e pode ser utilizado em diversas atividades escolares, como:

  • História, Geografia, Língua Portuguesa, Biologia, Matemática, artes
    • A Colonização Portuguesa nos quatro cantos do mundo, cultura, costumes, miscigenação, imigração, aspectos geográficos, clima, temperatura etc, origem da língua portuguesa, abreviaturas, termos e linguagens utilizadas em redes sociais, diferenças e semelhanças entre os dialetos, decifrando códigos e enigmas, a importância de conhecer o idioma local, compreender e falar outros idiomas, confecção de um Portulábio e um jogo simulando as aventuras do livro.

 

 

Envie a sua indicação: qual livro você gostaria que todos conhecessem?

Você pode enviar seu texto para:

divider-2461548_1280.png

Ler é nossa paixão!
Escrever sobre livros é uma realização.

Essa é uma parceria de Bia Chiodeli, do São Joaquim Online, com Cintia Marinho, Instabooker, Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas, IG: @cici_books

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Grandes ofertas dos Supermercados Pim Pão, Poko Preço e Econômico

Serra Catarinense registra 9ª temperatura negativa consecutiva e iguala a marca de 2013