Polêmica: Deputado quer alterar parte do hino do Rio Grande do Sul

A intenção é mudar trecho considerado racista por entidades de defesa da igualdade racial e pesquisadores.

Após a polêmica ocorrida na posse dos eleitos em Porto Alegre, quando alguns vereadores se recusaram a cantar o hino rio-grandense, um projeto de lei para alterar o símbolo oficial do Estado deve ser protocolado na Assembleia Legislativa nos próximos dias.

A intenção é alterar um trecho do hino que é criticado por entidades de defesa da igualdade racial e pesquisadores pela suposta conotação racista: “povo que não tem virtude, acaba por ser escravo” – segundo a interpretação, a letra atribuiria aos escravizados a culpa pela escravidão.

Pela proposta, o trecho seria substituído por “povo que não tem virtude, acaba por escravizar”. O deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT) é quem está à frente da articulação.

Com informações Gaúcha

1 COMENTÁRIO

  1. Mas podia ser escravo de qualquer coisa, escravo de ideologias, de vicios, quem n tem virtude se dobra facil a qualquer palavra, é escravo da ignorancia, quem sabe, são mts saídas, ou mesmo, na pior intenção, ser escravizado e culpado por ser escravo devido a falta de virtude, o q seria totalmente, também, um absurdo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.