O Ovo: Descoberta a matemática da forma mais perfeita da natureza

imagem: Shutterstock

Responsáveis pela continuação de mais de 10.500 espécies desde a época dos dinossauros, os ovos já foram descritos como “a forma mais perfeita da natureza”. E é exatamente essa forma que intriga matemáticos, engenheiros e biólogos há centenas de anos. Ou intrigava.

Cientistas da Universidade de Kent, no Reino Unido, especialistas do Instituto de Pesquisa para Tratamento Ambiental, na Ucrânia, e técnicos da empresa Vita-Market alegam ter resolvido o enigma da forma que é grande o bastante para conter e incubar um embrião, sem atrapalhar o processo de ser expelido pelo corpo das aves.

Os cientistas publicaram a descoberta na Annals of the New York Academy of Sciences, revista científica editada pela Academia de Ciências de Nova York, nos Estados Unidos.

Geometria perfeita

Até agora, todas as análises da forma do ovo haviam sido baseadas em quatro figuras geométricas: esférica, elipsoide, ovoide e piriforme (em forma de pêra). Os cientistas de Kent introduziram uma função adicional à piriforme, desenvolvendo assim um modelo matemático adequado para uma forma geométrica completamente nova, caracterizada como a última fase da evolução esférico-elipsoidal, que é aplicável à geometria de todos os ovos.

A nova fórmula matemática para a forma dos ovos é baseada em quatro parâmetros: comprimento do ovo, largura máxima, deslocamento do eixo vertical e o diâmetro na altura de um quarto do comprimento do ovo

Buscada durante anos, a nova fórmula representa um avanço significativo na compreensão da forma do ovo em si, mas também de como e por que evoluiu — o que se espera que possibilite uma ampla variedade de aplicações biológicas e tecnológicas. As pesquisas de alimentos, a engenharia mecânica, a agricultura, a biologia, a arquitetura e a aeronáutica já utilizavam descrições matemáticas de todas as formas básicas do ovo e são algumas das áreas em que a nova fórmula poderia ter mais impacto.

Novas possibilidades

A nova fórmula representa um importante avanço com possíveis aplicações em diferentes setores. Agora que a forma de um ovo pode ser descrita com uma fórmula matemática, os trabalhos de sistematização biológica e otimização de processos, como incubação e seleção de aves, vão ficar mais fáceis. As características externas de um ovo são vitais para pesquisadores e engenheiros que desenvolvem tecnologias para incubação, armazenamento e seleção de ovos.

É preciso simplificar o processo de identificação usando apenas o volume, raio, superfície ou curvatura do ovo — e a fórmula recém-desenvolvida oferece uma solução a este respeito. Sem contar as possibilidades para a arquitetura e a engenharia. O ovo é um sistema natural estudado para o desenvolvimento de tecnologias de ponta.

London Eye
The London Eye imagem: Shutterstock

O ovo na arquitetura

Na arquitetura, as formas ovoides são comuns, como é o caso da sede da prefeitura de Londres, os “pods” da roda gigante London Eye e outros prédios ao redor do mundo. As proporções permitem suportar cargas máximas com consumo mínimo de material. A nova fórmula do ovo também deve ajudar nessa área. Michael Romanov, pesquisador-visitante da Universidade de Kent, argumenta que “esta equação matemática ressalta nossa compreensão e apreciação por uma certa harmonia filosófica entre matemática e biologia, e para uma maior compreensão de nosso universo a partir delas, claramente compreendido na forma de um ovo”.

“Este estudo inovador revela porque a pesquisa colaborativa de diferentes disciplinas é essencial”, conclui Valeriy Narushin, que também esteve envolvido no projeto.

Fonte: Uol

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.