Editorias

NotíciasClimaterraSanta CatarinaSaúdeAgriculturaSerra Catarinense

Contato

WhatsApp: +55 49 9 9157-6299Fale com o São Joaquim Online
Agência São Joaquim Online
Redimensionador de fonteAa
Agência São Joaquim OnlineAgência São Joaquim Online
Pesquisar
  • Notícias
  • Climaterra
  • Santa Catarina
  • Saúde
  • Agricultura
  • Serra Catarinense
Siga-nos
Contato
WhatsApp: +55 49 9 9157-6299
Fale com o São Joaquim Online
- PUBLICIDADE -

Início » Notícias » Santa Catarina é o estado mais seguro do Brasil para se viver, aponta ranking do Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil de 2025

NotíciasSanta Catarina

Santa Catarina é o estado mais seguro do Brasil para se viver, aponta ranking do Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil de 2025

sjonline
Última atualização: 19 de novembro de 2025 12:45
sjonline
6 min de leitura
Compartilhar
: Eduardo Valente/Secom GOVSC

A segurança de Santa Catarina voltou a ser destaque nacional, com a divulgação do ranking do Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil de 2025. Com uma média de 8,6 mortes violentas a cada 100 mil habitantes, o estado figura como o mais seguro do país. A média nacional é de 23 casos. A publicação levou em conta os dados oficiais do Ministério da Saúde e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foi elaborada pelo portal MySide, especializado no ramo imobiliário nacional para indicar os melhores locais para se investir.

O levantamento também mostra redução no número catarinense em comparação com o estudo de 2023, que era de 9,2. Entre as cidades mais seguras, Santa Catarina também se destaca, com as três primeira posições: Brusque, Jaraguá do Sul e Tubarão.

“Nós vemos com muita satisfação esses números porque investimos muito na segurança da nossa gente. As forças de segurança catarinenses são muito bem preparadas, formadas por homens e mulheres qualificados e nós, desde o primeiro ano, estamos buscando dar melhores condições de preparo e trabalho, com melhores salários, equipamentos e acesso a processos inovadores, como as câmeras de reconhecimento fácil, que estão tirando o sono da bandidagem. Santa Catarina é um estado para quem busca trabalhar, produzir, fazer turismo e ser feliz. Bandidagem aqui não tem vida fácil e vai continuar não tendo moleza”, disse o governador Jorginho Mello.

O Ranking foi elaborado com base na taxa de homicídios a cada 100 mil habitantes de cada estado. Depois de Santa Catarina, em segundo lugar, aparece São Paulo, com 11,3 e o Distrito Federal com 12,3 casos por 100 mil habitantes. As análises apresentadas neste estudo foram realizadas com base em dados referentes ao ano de 2024.

“O reconhecimento da Segurança Pública em Santa Catarina é fruto de um trabalho integrado, realizado com o comando do governador Jorginho Mello, em que todas as forças policiais trabalham de forma cooperativa, em favor da preservação da ordem e da proteção da vida dos catarinenses. A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) tem trabalhado continuamente, investindo na capacitação técnica, na atualização de equipamento e armamentos, que contribuem no aumento da qualidade de vida de cada cidadão”, afirmou o comandante-geral da PMSC, coronel Emerson Fernandes.

Para se construir um estado seguro é preciso garantir cidades com baixos índices de violência. E Santa Catarina também ganha destaque quando se analisa os municípios com mais de 100 mil habitantes, com as três primeiras posições: Brusque (1,4), Jaraguá do Sul (2,2) e Tubarão (2,8) são as três cidades mais seguras do país. Alem disso, outras três catarinenses aparecem entre as trinta mais seguras do país.

“É um trabalho muito forte que o governador Jorginho Mello vem fazendo. Ele nos cobra todos os dias por melhorias em viaturas, estruturas das delegacias e atendimento. Ao mesmo tempo que ele nos dá condições de realizar o trabalho, com aumento de efetivos nos mais diversos cargos, atualização de equipamentos e armamentos e especialmente com aquisição de tecnologia que facilita o dia a dia do policial. Tudo isso pode ser visto nos 18 mil mandados de prisão cumpridos em dois anos e dez meses de governo, além do aumento de operações. Só contra a corrupção foram 81 operações. Podem ter certeza que aqui em Santa Catarina somos linha dura contra o crime, tanto a Polícia Civil, quanto as outras forças de segurança que também realizam um excelente trabalho”, disse o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel.

E quando o recorte leva em conta apenas a segurança das capitais brasileiras, Santa Catarina recebe mais um troféu. É que Florianópolis está em primeiro lugar com taxa de 10,7 assassinatos a cada 100 mil habitantes. Brasília (DF), com 12,3; e São Paulo (SP), com 13,1, fecham o top três. E quando leva-se em conta municípios entre 500 mil e 1 milhão de habitantes, Florianópolis fica no 7º lugar no ranking.

A Perita-geral da Polícia Científica de Santa Catarina, Andressa Boer Fronza, destaca o investimento do Estado em tecnologia como um importante fator para o desenvolvimento do trabalho com excelência.
“A Polícia Científica se dedica a produzir a prova material a partir das suas perícias em medicina legal, criminalística e identificação humana. Presente em todo o estado a partir das nossas 30 unidades regionais, emitimos mais de 130 mil laudos periciais por ano e já temos mais de 2 milhões de catarinenses com a nova Carteira de Identidade Nacional. Transformamos vestígios em provas robustas e confiáveis — e cada vez mais rápidas — graças à expertise dos nossos peritos oficiais, ao uso de tecnologias forenses de ponta e a dedicação de todos os policiais científicos. Administramos bancos periciais multibiométricos (faces e impressões digitais), de perfis genéticos e de perfis balísticos. Essas ferramentas têm permitido identificar autorias de crimes outrora impensáveis — fortalecendo as investigações, evitando injustiças e ajudando a revelar a verdade”, disse Andressa.

Por Christiano Vasconcellos | Secom

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
MARCADO:MancheteNotícias destaqueSanta Catarina
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp E-mail Copiar link Imprimir
Artigo anterior Sustentabilidade: como a Epagri contribui para reduzir o impacto do campo no aquecimento global
Próximo artigo Zabot em São Joaquim Arrasa no Black Novembro: Descontos que Você Não Pode Perder!
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Tempo
15°C
São Joaquim
chuva moderada
15° _ 15°
96%
2 m/s
sáb
15 °C
dom
11 °C
seg
17 °C
ter
18 °C
qua
18 °C
Nos encontre nas Redes Sociais
- Publicidade -
Ad image

VEJA TAMBÉM

Santa Catarina

LEI DE AUTORIA DO DEPUTADO MÁRIO MOTTA QUE DESBUROCRATIZA ATENDIMENTO AO PÚBLICO É SANCIONADA EM SC

2 anos atrás
EducaçãoSanta Catarina

Inscrições para o maior concurso da história da Educação de Santa Catarina começam nesta terça

2 anos atrás
Santa Catarina

Rodovias estaduais e federais em SC são bloqueadas devido às fortes chuvas; Veja quais

4 anos atrás
Climaterra

Frio de -8.9ºC na região do Vale do Caminhos da Neve – A menor temperatura do ano no sul do Brasil

4 anos atrás

Editorias

  • Notícias
  • Climaterra
  • Santa Catarina
  • Saúde
  • Agricultura
  • Serra Catarinense

Siga o São Joaquim Online

Facebook Youtube Instagram Tiktok

WhatsApp:
+55 49 9 9157-6299

Institucional

  • Sobre o São Joaquim Online
  • Anuncie no SJO
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Expediente
  • Correções
  • Política Editorial

© 2026 São Joaquim Online — Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?