in

Medicamento para o tratamento do câncer de mama é restabelecido em Santa Catarina

O estoque do medicamento Trastuzumabe utilizado para o tratamento de câncer de mama e gástrico avançado foi restabelecido em Santa Catarina. O trabalho da deputada federal Carmen Zanotto (PPS) junto ao Ministério da Saúde, foi fundamental para que acontecesse a liberação da medicação com mais agilidade.

As Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons) e Centros de Assistência Especializada em Oncologia (Cacons) já estão com a medicamento a disposição dos pacientes, bem como aqueles que solicitaram por meio de ações judiciais ao Estado.

A parlamentar realizou uma audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família com os representantes do Ministério da Saúde e também esteve com o Ministro Gilberto Ochi para solicitar a liberação dos medicamentos em falta. Ainda não foi disponibilizado o Declatasvir 30 mg, componente usado para o tratamento da Hepatite C que e segundo Ministério da Saúde, deve ser restabelecido ainda este mês.

Na ocasião, Ochi explicou que alguns medicamentos não foram adquiridos devido a negativa da empresa e a suspensão de processos licitatórios.

“É essencial que estes medicamentos estejam a disposição da população, continuarei acompanhando junto ao Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde o processo para que esta situação seja normalizada o mais rápido possível, pois quem está doente não pode esperar”, ressalta a coordenadora do Fórum Parlamentar Catarinense no Congresso.

Foto: Divulgação

Deputada Carmen Zanotto durante audiência com o Ministro no dia 25 de outubro.

Gabinete Carmen Zanotto

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAESC recebe reunião da Comissão Consultiva do Programa de Seguro Rural

Facebook fica fora do ar em grande parte do planeta