O estoque do medicamento Trastuzumabe utilizado para o tratamento de câncer de mama e gástrico avançado foi restabelecido em Santa Catarina. O trabalho da deputada federal Carmen Zanotto (PPS) junto ao Ministério da Saúde, foi fundamental para que acontecesse a liberação da medicação com mais agilidade.
As Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons) e Centros de Assistência Especializada em Oncologia (Cacons) já estão com a medicamento a disposição dos pacientes, bem como aqueles que solicitaram por meio de ações judiciais ao Estado.
A parlamentar realizou uma audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família com os representantes do Ministério da Saúde e também esteve com o Ministro Gilberto Ochi para solicitar a liberação dos medicamentos em falta. Ainda não foi disponibilizado o Declatasvir 30 mg, componente usado para o tratamento da Hepatite C que e segundo Ministério da Saúde, deve ser restabelecido ainda este mês.
Na ocasião, Ochi explicou que alguns medicamentos não foram adquiridos devido a negativa da empresa e a suspensão de processos licitatórios.
“É essencial que estes medicamentos estejam a disposição da população, continuarei acompanhando junto ao Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde o processo para que esta situação seja normalizada o mais rápido possível, pois quem está doente não pode esperar”, ressalta a coordenadora do Fórum Parlamentar Catarinense no Congresso.
Foto: Divulgação
Deputada Carmen Zanotto durante audiência com o Ministro no dia 25 de outubro.
Gabinete Carmen Zanotto




